Como iniciar na programação! - Thread dos candidatos a n3rds :D

Olá pessoal, eu tenho outras dúvidas.

Fiz o curso profissional de informática e aprendi n linguagens de programação, algumas já pouco usadas ( tipo pascal).
Quando fui para a faculdade acabei por frequentar eng informática durante um ano e depois mudei para multimédia.
No entanto estes caminhos permitiram-me aprender linguagem C, C++, visual basic, php, html, java script, SQL ...

Nunca trabalhei na área infelizmente porque aproveitei outras oportunidades que me foram aparecendo, a minha questão é a seguinte:

Que tipo de conhecimentos são necessários, que tipo de necessidades as empresas têm?
Nas aulas chegávamos a fazer programação de raiz e outros exercícios incluía apenas mudar os ciclos ou variáveis.
Será que após 10 anos ainda satisfaço as necessidades de um programador Junior?
 
Talvez te falte ai Python, mas com conhecimentos de C safas-te bem em aprender sozinho.

Eu diria que te safavas bem, mas no sector de IT que estou é basicamente isso que usamos. Agora os 10 anos é que fica complicado dares confiança a alguém, mas acho que não custa tentar.
 
Boa tarde malta.

Tenho formação em eng. electrotécnica e durante o meu curso sempre tive bastante aptidão/interesse por programação, no entanto quando, em 2009, ingressei no mercado de trabalho o meu caminho seguiu por outras áreas, nomeadamente no ramo energético, onde já tenho uma carreira consolidada e sou relativamente bem pago. O bichinho por programação, apesar de adormecido, foi mantendo-se, sendo que de vez em quanto no contexto do trabalho la vou desenvolvimento algumas coisas, principalmente em vb.net e sql.

Ultimamente tenho andado com ideias em lançar-me a fazer alguns trabalhos como freelancer, nos meus tempos livres. Face a nunca ter trabalhado na área e consequentemente estar completamente desatualizado sobre estas novas linguagem que por agora dominam o mercado, gostaria de começar autonomamente a aprender algumas delas, nomeadamente Java e Python.

Por qual delas aconselham a começar? Estou um pouco enferrujado mas tenho conhecimentos sólidos em C, vb.net, vba, SQL, matlab e mais algumas linguagem usadas no âmbito da automação industrial.

Já agora qual a principal diferença de utilidade de Java e JavaScript? E qual escolher para aprender?

Obrigado. Abraço.
 
Obrigado!

Pq decidiste aprender? é a tua àrea ou quiseste / queres mudar?

Quero mudar, nunca escrevi uma linha de código antes e até tinha uma ideia errada do que era programação,e quanto mais sei mais quero saber, até agora nunca se tornou um trabalho, ao contrário do que tenho feito até agora que foi sempre por obrigação, posso mudar de ideias quando conseguir arranjar trabalho na área, mas para já não é assim.

Tenho tido ajuda valiosa de alguns elementos deste forum, por isso se precisares de algum tipo de ajuda é só dizeres.
Vou te dar um road map que talvez te possa ajudar: https://github.com/ossu/computer-science#prerequisites
 
Viva pessoal,

Coloco aqui uma informação que pode ser útil para alguns visitantes deste tópico.

Estão abertas as candidaturas ao Program Upskill – Digital Skills & Jobs

O QUE É?

A APDC, o IEFP e o CCISP, decidiram colaborar na estruturação de um projeto, de âmbito nacional, que tem como objetivo requalificar profissionais, de modo a que, após o adequado período formativo, possam ser integrados nas Empresas que tenham necessidades de quadros nas áreas da programação.

Os cursos têm uma duração estimada de 6 meses em ambiente letivo, seguido de 3 meses de estágio em empresa aderente, com forte possibilidade de entrada subsequente nos seus quadros.

A bolsa de formação durante a formação teórica e o estágio, é equivalente ao salário mínimo nacional. A integração na empresa é feita com base no salário praticado para o mesmo tipo de profissionais estimando que se situe nos 1.200€ mensais.


Info adicional:
https://eportugal.gov.pt/noticias/candidaturas-abertas-para-o-programa-upskill
https://upskill.pt/candidatos/
 
Viva pessoal,

Coloco aqui uma informação que pode ser útil para alguns visitantes deste tópico.

Estão abertas as candidaturas ao Program Upskill – Digital Skills & Jobs

O QUE É?

A APDC, o IEFP e o CCISP, decidiram colaborar na estruturação de um projeto, de âmbito nacional, que tem como objetivo requalificar profissionais, de modo a que, após o adequado período formativo, possam ser integrados nas Empresas que tenham necessidades de quadros nas áreas da programação.

Os cursos têm uma duração estimada de 6 meses em ambiente letivo, seguido de 3 meses de estágio em empresa aderente, com forte possibilidade de entrada subsequente nos seus quadros.

A bolsa de formação durante a formação teórica e o estágio, é equivalente ao salário mínimo nacional. A integração na empresa é feita com base no salário praticado para o mesmo tipo de profissionais estimando que se situe nos 1.200€ mensais.


Info adicional:
https://eportugal.gov.pt/noticias/candidaturas-abertas-para-o-programa-upskill
https://upskill.pt/candidatos/


Eu vou candidatar-me a Engenharia Informática através do concurso especial porque já tenho licenciatura. Porém, são apenas 2 vagas.
Este programa Upskill é viável para quem queira trabalhar em programação?

Sou de Leiria e de acordo com o site, apenas oferecem formação em cloud. O que acham?
 
Aproveito para deixar a questão:

Recomendações para começar em Python? Zero background :)

Espero que possa ser útil :). Nesta série de vídeos em Python são abordados de forma concisa e rápida os conceitos essenciais das linguagens de programação. Quem perceber os conceitos consegue aprender outras linguagens com mais facilidade. Bons estudos.

 
Eu já me tinha inscrito e estava tudo bem, ontem recebi um email a dizer que ainda faltava finalizar umas coisas que não tinha feito, segui o link que me mandaram, acedi ao site com os dados que me deram e recebi uma mensagem que agora já estava tudo, nem fiz nada, por isso é melhor vocês verem se está tudo em ordem.

Alguém sabe mais alguma coisa sobre a formação que já não esteja no site? Tenho um pouco de receio que "vá perder tempo" para lá.
 
@ric7 acho que tambem depende do curso que escolheste.
Indo ao site eles alargaram o prazo de candidaturas até dia 8 com um apelo para as mulheres se inscreverem. Não sei até que ponto a seleção dos candidatos será imparcial, porque parece-me que o numero de inscritos ja superou e por grande margem o numero de vagas

Mais info podem ver no topico do reddit:
https://www.reddit.com/r/portugal/comments/hoyplx/upskill/
dizem que vão dar preferencia a pessoas com idade entre os 23 e os 35 anos, e que o background da area pode ter influencia tambem e tambem pode haver seleção por igualdade de genero e nivel de ingles. Os testes psicotecnicos já me pareceram algo serio por acaso.. Avaliar a capacidade de raciocinio/logica, por isso tambem acredito que sera algo mais intensivo que apenas "mais um curso" para desempregados
 
Última edição:
@ric7 acho que tambem depende do curso que escolheste.
Indo ao site eles alargaram o prazo de candidaturas até dia 8 com um apelo para as mulheres se inscreverem. Não sei até que ponto a seleção dos candidatos será imparcial, porque parece-me que o numero de inscritos ja superou e por grande margem o numero de vagas

Mais info podem ver no topico do reddit:
https://www.reddit.com/r/portugal/comments/hoyplx/upskill/
dizem que vão dar preferencia a pessoas com idade entre os 23 e os 35 anos, e que o background da area pode ter influencia tambem e tambem pode haver seleção por igualdade de genero. O teste psicotecnico já me pareceu algo serio por acaso.. Avaliar a capacidade de raciocinio/logica, por isso tambem acredito que sera algo mais intensivo que apenas "mais um curso" para desempregados

Escolhi .NET, depois JAVA e depois OutSystems (preferia Python, mas no porto não há).

Ontem reparei nisso, e achei um pouco mau. Nada contra as mulheres claro, mas igualdade não é isso

A minha esperança é que muita gente apenas se inscreveu porque falam num salário de 1200€ sem saberem bem no que se estão a meter.
 
Boas,
Com os tempos de COVID a afectar em muito a área da restauração e hotelaria vi-me numa situação bastante complicada.
Tenho 26 anos, e desde os 7/8 que lido com tecnologias e computadores. Por volta dos 12/13 tive o meu primeiro contacto com programação, nomeadamente ao nível do mIRC onde ia brincando com algum scripting. Depois disso, comecei a olhar para html e ia editando e brincando com algumas coisas. Mas depois disso, nunca mais toquei em programação. A uns anos, que venho a pensar em ir aprendendo apenas por titulo de curiosidade e por auto-desafio, no entanto nunca me foi possível devido a falta de tempo.
Em 2017 terminei a minha licenciatura numa área relacionada com o turismo, mais especificamente na área de cozinha, que é onde tenho trabalhado desde então.
No entanto, e como é normal, em Março fui para casa provisoriamente, e até hoje, nunca mais trabalhei na minha área.
Quando me candidatei a faculdade para o que viria a ser o meu curso, fui porque adoro aquilo que faço e adoro a área da restauração e toda a sua magia, stress, lodo, loucura e glamour. No entanto, do outro lado, sempre esteve o meu gosto pela tecnologia e pelos computadores.. Sempre tive um fascínio pela forma como as coisas funcionam, sempre gostei imenso de matemática e especialmente de resolver problemas.
Isto tudo para dizer o que? Gostava de fazer uma mudança e tendo em conta que o meu mundo já foi virado de pernas para o ar, mais vale aproveitar esta fase e procurar outra direcção.
Embora continue focado em encontrar algo relacionado com a gestão de F&B e outras áreas directamente relacionadas com o mundo da restauração - e não limitado à cozinha propriamente dia - tenho pensado bastante é virar-me para outras áreas. Não vou negar, o dinheiro é um fato muito determinante. Sabia que tirando um curso superior relacionado com cozinha me iria colocar uma base salarial muito baixa, porque a média salarial numa cozinha É BAIXA, mas as várias valências do meu curso deixavam-me sonhar um pouco mais, e dava-me alguma vantagem de negociação, no entanto não deixa de ser frustrante sentir que o nosso potencial é muito desvalorizado.
Já pensei na eventualidade de fazer outra licenciatura, mas de momento era algo que não passava pelos meus planos porque se trata de um investimento demasiado avultado para fazer em 3 anos. Moro com a minha namorada e estar 3 anos parado/semi-parado não é uma opção que me agrade.
Desde a umas semanas que tenho começado a namorar alguns conceitos de programação. Inscrevi-me recentemente na CodeAcademy e tem sido interessante.
No fundo o que vos pedia era conselhos. A Code Academy neste momento é a minha melhor opção. Estou numa subscrição PRO de 3 meses, e vou aproveitar ao máximo, especialmente estando desempregado, para consumir o máximo de horas possíveis. Gostava no entanto de conhecer outros caminhos, bem como tentar perceber qual o real valor da CodeAcademy quem ao nível da qualidade de conteúdo quer ao nível de reconhecimento profissional.
Obviamente compreendo que não seja muito valorizado, é como alguém chegar a minha cozinha a pedir emprego e dizer que acha que tem capacidades porque a mãe diz que faz um grande arroz.
Mas gostava de apostar nisto e ver no que dava. Na pior das hipóteses levo um conhecimento comigo para outra área que pode ser útil.
Notar que também li sobre a academia do código mas os valores são proibitivos.
 
Back
Topo