Como iniciar na programação! - Thread dos candidatos a n3rds :D

Boas,
Com os tempos de COVID a afectar em muito a área da restauração e hotelaria vi-me numa situação bastante complicada.
Tenho 26 anos, e desde os 7/8 que lido com tecnologias e computadores. Por volta dos 12/13 tive o meu primeiro contacto com programação, nomeadamente ao nível do mIRC onde ia brincando com algum scripting. Depois disso, comecei a olhar para html e ia editando e brincando com algumas coisas. Mas depois disso, nunca mais toquei em programação. A uns anos, que venho a pensar em ir aprendendo apenas por titulo de curiosidade e por auto-desafio, no entanto nunca me foi possível devido a falta de tempo.
Em 2017 terminei a minha licenciatura numa área relacionada com o turismo, mais especificamente na área de cozinha, que é onde tenho trabalhado desde então.
No entanto, e como é normal, em Março fui para casa provisoriamente, e até hoje, nunca mais trabalhei na minha área.
Quando me candidatei a faculdade para o que viria a ser o meu curso, fui porque adoro aquilo que faço e adoro a área da restauração e toda a sua magia, stress, lodo, loucura e glamour. No entanto, do outro lado, sempre esteve o meu gosto pela tecnologia e pelos computadores.. Sempre tive um fascínio pela forma como as coisas funcionam, sempre gostei imenso de matemática e especialmente de resolver problemas.
Isto tudo para dizer o que? Gostava de fazer uma mudança e tendo em conta que o meu mundo já foi virado de pernas para o ar, mais vale aproveitar esta fase e procurar outra direcção.
Embora continue focado em encontrar algo relacionado com a gestão de F&B e outras áreas directamente relacionadas com o mundo da restauração - e não limitado à cozinha propriamente dia - tenho pensado bastante é virar-me para outras áreas. Não vou negar, o dinheiro é um fato muito determinante. Sabia que tirando um curso superior relacionado com cozinha me iria colocar uma base salarial muito baixa, porque a média salarial numa cozinha É BAIXA, mas as várias valências do meu curso deixavam-me sonhar um pouco mais, e dava-me alguma vantagem de negociação, no entanto não deixa de ser frustrante sentir que o nosso potencial é muito desvalorizado.
Já pensei na eventualidade de fazer outra licenciatura, mas de momento era algo que não passava pelos meus planos porque se trata de um investimento demasiado avultado para fazer em 3 anos. Moro com a minha namorada e estar 3 anos parado/semi-parado não é uma opção que me agrade.
Desde a umas semanas que tenho começado a namorar alguns conceitos de programação. Inscrevi-me recentemente na CodeAcademy e tem sido interessante.
No fundo o que vos pedia era conselhos. A Code Academy neste momento é a minha melhor opção. Estou numa subscrição PRO de 3 meses, e vou aproveitar ao máximo, especialmente estando desempregado, para consumir o máximo de horas possíveis. Gostava no entanto de conhecer outros caminhos, bem como tentar perceber qual o real valor da CodeAcademy quem ao nível da qualidade de conteúdo quer ao nível de reconhecimento profissional.
Obviamente compreendo que não seja muito valorizado, é como alguém chegar a minha cozinha a pedir emprego e dizer que acha que tem capacidades porque a mãe diz que faz um grande arroz.
Mas gostava de apostar nisto e ver no que dava. Na pior das hipóteses levo um conhecimento comigo para outra área que pode ser útil.
Notar que também li sobre a academia do código mas os valores são proibitivos.

Boas,

Diria para começares com os conceitos(o que é uma class, interface etc) e a lógica. Cria um projeto simples usando estes conceitos. Depois se ja mexeste com html diria para seguires front end(React, Angular, Vue etc) e eventualmente depois back end(java, python, js etc) e assim consegues trabalhar como fullstack.
É cedo estar a dizer para tentares ver qual o caminho que gostarias de seguir(front end, back end, full stack, automação, mobile etc). Isto só com o tempo é que tu vais descobrir e veres o que realmente gostas de fazer.

Cria um portfólio com projetos depois de teres mais conhecimento no assunto (cria sites que usa api's algo simples como o clone do IMDB por exemplo ou uma app ou varias apps se fores para mobile etc.)

Tanto CodeAcademy, Udemy, Coursera, Pluralsight são boas referencias para ires aprendendo rápido.

A linguagem da programação não importa se sabes java ou c#, c ou c++. No mundo real vais estar sempre a aprender consoante o projeto que te cai. A não ser que como profissional queres ficar especializado numa coisa só mas isso pode ser um tiro no pé.

Academia de Código pratica valores mesmo abusivos. A grande diferença é que lá tens um "guião" o que ajuda mas não se justifica esses valores. Pois tudo que lá aprendes facilmente consegues sozinho(google é o nosso melhor amigo).

Não precisas de ter licenciatura ou um certificado da Academia de Código para conseguires emprego(tanto ca como no estrangeiro). Inicialmente podes não receber o mesmo que um licenciado em engenharia mas isto também depende do conhecimento que vais demonstrar nas entrevistas como também o portfólio que vais criar pois isso para o primeiro trabalho na área é bastante importante.

Aproveita este empo que estas em casa e ataca todos os dias 8 ou +8 horas. E garanto-te que é 3 meses vais ter a mesma capacidade que a malta que sai da Academia ou mais ainda. Tudo depende de pessoa para pessoa não vale a pena compararmo-nos com outros.

ps: tens este git que bastante informação útil https://github.com/ossu/computer-science
 
Boas,

Diria para começares com os conceitos(o que é uma class, interface etc) e a lógica. Cria um projeto simples usando estes conceitos. Depois se ja mexeste com html diria para seguires front end(React, Angular, Vue etc) e eventualmente depois back end(java, python, js etc) e assim consegues trabalhar como fullstack.
É cedo estar a dizer para tentares ver qual o caminho que gostarias de seguir(front end, back end, full stack, automação, mobile etc). Isto só com o tempo é que tu vais descobrir e veres o que realmente gostas de fazer.

Cria um portfólio com projetos depois de teres mais conhecimento no assunto (cria sites que usa api's algo simples como o clone do IMDB por exemplo ou uma app ou varias apps se fores para mobile etc.)

Tanto CodeAcademy, Udemy, Coursera, Pluralsight são boas referencias para ires aprendendo rápido.

A linguagem da programação não importa se sabes java ou c#, c ou c++. No mundo real vais estar sempre a aprender consoante o projeto que te cai. A não ser que como profissional queres ficar especializado numa coisa só mas isso pode ser um tiro no pé.

Academia de Código pratica valores mesmo abusivos. A grande diferença é que lá tens um "guião" o que ajuda mas não se justifica esses valores. Pois tudo que lá aprendes facilmente consegues sozinho(google é o nosso melhor amigo).

Não precisas de ter licenciatura ou um certificado da Academia de Código para conseguires emprego(tanto ca como no estrangeiro). Inicialmente podes não receber o mesmo que um licenciado em engenharia mas isto também depende do conhecimento que vais demonstrar nas entrevistas como também o portfólio que vais criar pois isso para o primeiro trabalho na área é bastante importante.

Aproveita este empo que estas em casa e ataca todos os dias 8 ou +8 horas. E garanto-te que é 3 meses vais ter a mesma capacidade que a malta que sai da Academia ou mais ainda. Tudo depende de pessoa para pessoa não vale a pena compararmo-nos com outros.

ps: tens este git que bastante informação útil https://github.com/ossu/computer-science
Muito obrigado.
A minha ideia é mesmo fazer full-bootcamp em casa.
durante os proximos tempos vou montar escritório em casa dos meus pais, para poder sair de minha casa para outro local, sem sair de um ambiente covid safe. Vou tentar criar habitos de aula/trabalho para também tentar tirar o máximo partido da subscrição PRO.
Para já estou a seguir os cursos que eles tem. HTML primeiro, umas noções base, passando agora por CSS. Vamos ver no que dá.
 
Boas,

Diria para começares com os conceitos(o que é uma class, interface etc) e a lógica. Cria um projeto simples usando estes conceitos. Depois se ja mexeste com html diria para seguires front end(React, Angular, Vue etc) e eventualmente depois back end(java, python, js etc) e assim consegues trabalhar como fullstack.
É cedo estar a dizer para tentares ver qual o caminho que gostarias de seguir(front end, back end, full stack, automação, mobile etc). Isto só com o tempo é que tu vais descobrir e veres o que realmente gostas de fazer.

Cria um portfólio com projetos depois de teres mais conhecimento no assunto (cria sites que usa api's algo simples como o clone do IMDB por exemplo ou uma app ou varias apps se fores para mobile etc.)

Tanto CodeAcademy, Udemy, Coursera, Pluralsight são boas referencias para ires aprendendo rápido.

A linguagem da programação não importa se sabes java ou c#, c ou c++. No mundo real vais estar sempre a aprender consoante o projeto que te cai. A não ser que como profissional queres ficar especializado numa coisa só mas isso pode ser um tiro no pé.

Academia de Código pratica valores mesmo abusivos. A grande diferença é que lá tens um "guião" o que ajuda mas não se justifica esses valores. Pois tudo que lá aprendes facilmente consegues sozinho(google é o nosso melhor amigo).

Não precisas de ter licenciatura ou um certificado da Academia de Código para conseguires emprego(tanto ca como no estrangeiro). Inicialmente podes não receber o mesmo que um licenciado em engenharia mas isto também depende do conhecimento que vais demonstrar nas entrevistas como também o portfólio que vais criar pois isso para o primeiro trabalho na área é bastante importante.

Aproveita este empo que estas em casa e ataca todos os dias 8 ou +8 horas. E garanto-te que é 3 meses vais ter a mesma capacidade que a malta que sai da Academia ou mais ainda. Tudo depende de pessoa para pessoa não vale a pena compararmo-nos com outros.

ps: tens este git que bastante informação útil https://github.com/ossu/computer-science

Verdade que aprendes bastante em casa em relação por exemplo a um bootcamp, mas para uma empresa não é apenas isso que vale. Eu estou a tentar entrar na área sendo autodidata, não tenho € para um bootcamp, e já tive algumas entrevistas, e nunca consegui passar para uma entrevista técnica, e não me parece que sejam as softskills o problema. Esta é uma altura complicada para uma pessoa sem formação e experiência.

E vou dar a minha opinião sobre o assunto, se quiseres seguir front end, não saltes logo para react ou angular, começa com javascript, aprende bem a linguagem, a manipular o DOM, perceber as manhas da linguagem, e só depois salta para um framework/biblioteca.


Tens aqui alguns projectos para seguires, mas antes de saltares para eles, aprende bem as bases, tens o freecodecamp ou até este video:
https://www.youtube.com/watch?v=2Ji-clqUYnA&t=24627s
 
Verdade que aprendes bastante em casa em relação por exemplo a um bootcamp, mas para uma empresa não é apenas isso que vale. Eu estou a tentar entrar na área sendo autodidata, não tenho € para um bootcamp, e já tive algumas entrevistas, e nunca consegui passar para uma entrevista técnica, e não me parece que sejam as softskills o problema. Esta é uma altura complicada para uma pessoa sem formação e experiência.

E vou dar a minha opinião sobre o assunto, se quiseres seguir front end, não saltes logo para react ou angular, começa com javascript, aprende bem a linguagem, a manipular o DOM, perceber as manhas da linguagem, e só depois salta para um framework/biblioteca.


Tens aqui alguns projectos para seguires, mas antes de saltares para eles, aprende bem as bases, tens o freecodecamp ou até este video:
https://www.youtube.com/watch?v=2Ji-clqUYnA&t=24627s


Certo concordo não devia saltar logo para react etc. (não fui claro na minha sugestão). Mas também se vai "aprender bem a linguagem", manipular DOM isso requer tempo, pratica e muita cabeçada. Visto que o objetivo dele diria eu é entrar no mundo do trabalho o "mais" rápido possível.

Digo que não é difícil porque um conhecido meu sem conhecimento em programação começou a estudar em Fevereiro deste ano e em setembro consegui o seu primeiro trabalho(contrato|estágio de 9 meses posso já dizer que foi em "outsystem"). Não recebe uma fortuna mas para uma pessoa sem licenciatura e tendo em conta a situação atual do pais e do mundo diria eu que é aceitável.

Em relação as tua entrevistas acredito que tenham sido os "talhos" deste pais onde o que importa é ter um numero mensal de entrevistas feitas nada mais e não propriamente o candidato.

Agora repara uma pessoa que sai de uma licenciatura (muitos nem sabem programar). Já vi pessoas que vinham da "Academia de Código" com mais conhecimento que uma pessoa que saiu da licenciatura e isto não é porque um curso ou uma licenciatura é melhor.
 
Certo concordo não devia saltar logo para react etc. (não fui claro na minha sugestão). Mas também se vai "aprender bem a linguagem", manipular DOM isso requer tempo, pratica e muita cabeçada. Visto que o objetivo dele diria eu é entrar no mundo do trabalho o "mais" rápido possível.

Digo que não é difícil porque um conhecido meu sem conhecimento em programação começou a estudar em Fevereiro deste ano e em setembro consegui o seu primeiro trabalho(contrato|estágio de 9 meses posso já dizer que foi em "outsystem"). Não recebe uma fortuna mas para uma pessoa sem licenciatura e tendo em conta a situação atual do pais e do mundo diria eu que é aceitável.

Em relação as tua entrevistas acredito que tenham sido os "talhos" deste pais onde o que importa é ter um numero mensal de entrevistas feitas nada mais e não propriamente o candidato.

Agora repara uma pessoa que sai de uma licenciatura (muitos nem sabem programar). Já vi pessoas que vinham da "Academia de Código" com mais conhecimento que uma pessoa que saiu da licenciatura e isto não é porque um curso ou uma licenciatura é melhor.

Referi para ele aprender bem javascript porque depois torna-se mais difícil aprender bem react, e eu já passei por isso, saltei para react muito cedo e logo encontrei roadblocks, voltei atrás e agora sinto-me muito melhor em react.

Eu também ando a estudar desde Fevereiro, e dinheiro não é o principal requisito, mas sim arranjar trabalho o quanto antes, mando muitos currículos e poucos me respondem, consultoras foram 3, e software houses 2, sendo que um deles foi para um estágio mas não passei dos recursos humanos (foi para a Farfecth, este era difícil entrar).

E eu concordo contigo sobre o que interessa é o conhecimento que a pessoa tem/mostra, mas se não chegamos a esse ponto onde podemos mostrar o que sabemos, torna-se difícil. Até tenho um conhecido que está no 3o ano de uma licenciatura e eu peço-lhe para resolver um exercicio como o twoSum e ele não é capaz de o fazer, mas quando acabar a licenciatura não vai ser dificil para ele arranjar trabalho.

Tens aqui um projecto meu. Não é a melhor coisa do mundo, mas prova que sei fazer algumas coisas, e que já tenho alguns conceitos base bem assentes, e estou sempre a aprender e até melhorar esse mesmo projecto. Ainda recentemente introduzi react lazy e useReducer no projecto, e de momento estou a estudar backend para fazer um projecto fullStack.
 
Referi para ele aprender bem javascript porque depois torna-se mais difícil aprender bem react, e eu já passei por isso, saltei para react muito cedo e logo encontrei roadblocks, voltei atrás e agora sinto-me muito melhor em react.

Eu também ando a estudar desde Fevereiro, e dinheiro não é o principal requisito, mas sim arranjar trabalho o quanto antes, mando muitos currículos e poucos me respondem, consultoras foram 3, e software houses 2, sendo que um deles foi para um estágio mas não passei dos recursos humanos (foi para a Farfecth, este era difícil entrar).

E eu concordo contigo sobre o que interessa é o conhecimento que a pessoa tem/mostra, mas se não chegamos a esse ponto onde podemos mostrar o que sabemos, torna-se difícil. Até tenho um conhecido que está no 3o ano de uma licenciatura e eu peço-lhe para resolver um exercicio como o twoSum e ele não é capaz de o fazer, mas quando acabar a licenciatura não vai ser dificil para ele arranjar trabalho.

Tens aqui um projecto meu. Não é a melhor coisa do mundo, mas prova que sei fazer algumas coisas, e que já tenho alguns conceitos base bem assentes, e estou sempre a aprender e até melhorar esse mesmo projecto. Ainda recentemente introduzi react lazy e useReducer no projecto, e de momento estou a estudar backend para fazer um projecto fullStack.

O projeto esta fixe. Eu vou-te sugerir para usares estes sites como Dribbble e Behance(não sei se usas ou não) para tirares algumas ideais de UI tanto para web como para apps mobile se for o caso.
Tenta reproduzir o desgin para o teu site. Acredita que vai-te ajudar bastante(na altura da minha licenciatura eu fazia isso e aprendi bastante e ainda o faço para desenvolver apps mobile ;) ).

Neste teu projeto podes criar uma página admin onde mostras uns gráficos(podes usar esta API https://www.chartjs.org/) com info "Dummy" (produto mais vendido, produto mais procura, nº de users diários online etc.)

Como disse anteriormente criar websites que utilizam API's as empresas dão imenso valor pois no teu dia a dia vai estar sempre a implementar Api's ou usar Api's nos projetos.

A jornada da programação não é straightforward requer sempre muito tempo e paciência quanto mais praticamos melhor ficamos :).
 
O projeto esta fixe. Eu vou-te sugerir para usares estes sites como Dribbble e Behance(não sei se usas ou não) para tirares algumas ideais de UI tanto para web como para apps mobile se for o caso.
Tenta reproduzir o desgin para o teu site. Acredita que vai-te ajudar bastante(na altura da minha licenciatura eu fazia isso e aprendi bastante e ainda o faço para desenvolver apps mobile ;) ).

Neste teu projeto podes criar uma página admin onde mostras uns gráficos(podes usar esta API https://www.chartjs.org/) com info "Dummy" (produto mais vendido, produto mais procura, nº de users diários online etc.)

Como disse anteriormente criar websites que utilizam API's as empresas dão imenso valor pois no teu dia a dia vai estar sempre a implementar Api's ou usar Api's nos projetos.

A jornada da programação não é straightforward requer sempre muito tempo e paciência quanto mais praticamos melhor ficamos :).

Obrigado, não conhecia esses sites, mas já adicionei nos favoritos.

Sobre a pag Admin, estava a pensar colocar isso no meu próximo projeto.

Sobre a utilização e api de terceiros, já tenho um projecto que o faz, vai buscar a informação de um filme que inserimos: https://moviesearch-db.netlify.app/, apesar de ser muito simples, mostra que sei trabalhar com ditas apis.

Sobre a nossa conversa, apenas mostrei que não basta estudar uns 6 meses e que depois o emprego aparece, eu tenho marrado bem desde fevereiro, e até agora não tive nada que se assemelha a uma proposta, mando currículos onde a maior parte nem sequer responde, mas tenho a certeza que se gastasse 7000€ num bootcamp já teria arranjado trabalho, e não sei o quanto mais aprenderia nesses 3 meses em relação ao que sei hoje. As empresas valorizam demasiado os certificados. Cheguei a perguntar a uns colgas aqui do fórum que perguntas fizeram nas entrevistas técnicas, e no geral as respostas foram: O que é Abstração? Encapsulamento? etc... e no final um exercício geralmente de recursão. Como vês são perguntas de treta, mas chegaram lá por causa do certificado.
 
Sim mas no projeto dos movies podias dar um upgrade ao site etc(clonar um género do imdb ou https://www.themoviedb.org/ que também têm umas apis engraçadas). Neste caso terás outra complexidade no site para discutires nas entrevistas.
Digo isto porque parece que já não estas assim tão "verde".

Mas sim a cena do admin etc podes criar num protejo futuro :D

Na minha opinião tiveste azar. Mas acredito que com esta situação seja um pouco mais complicado arranjar e não é "tão straightforward". Tentaste entrar em contacto directamente com recrutadores no linkedin e expor que estavas interessado na oportunidade "x" ou "y" etc ?
 
Sim mas no projeto dos movies podias dar um upgrade ao site etc(clonar um género do imdb ou https://www.themoviedb.org/ que também têm umas apis engraçadas). Neste caso terás outra complexidade no site para discutires nas entrevistas.
Digo isto porque parece que já não estas assim tão "verde".

Mas sim a cena do admin etc podes criar num protejo futuro :D

Na minha opinião tiveste azar. Mas acredito que com esta situação seja um pouco mais complicado arranjar e não é "tão straightforward". Tentaste entrar em contacto directamente com recrutadores no linkedin e expor que estavas interessado na oportunidade "x" ou "y" etc ?

Pois, não sei o quanto verde estou para arranjar trabalho na área, mas sinceramente não sei o quanto um tipo que sai de um bootcamp pode saber mais que eu, a diferença é que eu ao inicio tive dificuldades em encontrar um caminho certo, e ao início andava a "aprender muito depressa", no sentido que fazia tutoriais sem cimentar bem as bases, era sempre siga, e quando cheguei a à parte de redux em react, percebi que não estava mesmo anda preparado para aquilo, e quando tentei fazer alguma coisa de raiz simplesmente não consegui, voltei à estaca 0, parava o curso da udemy e tentava replicar, ia ao MDN, se não percebia a explicação do instrutor do curso, ia ao youtube pesquisar outra explicação (quantos vídeos vi sobre o this :P, só realmente percebi ao ler o livro you dont know javascript), e depois de fazer muitos pequenos projectos em JS, é que saltei para react e aí as coisas começaram a ser muito mais naturais.

Nunca entrei em contacto diretamente com os recrutadores, envio sempre a candidatura por email de sites como linkedin, itjobs, etc... Ainda ontem recebi uma resposta a dizer que estão à procura de uma pessoa com outro perfil, e só pediam hml, css e preporcessores, react angular ou Vue. Neste momento sinto que tenho que saber isso tudo mencionado acima, typescript, react native, nodejs, docker, redis, aws, SQL, NOSQL, CI/CD e Microservices para ter alguma chance :P.
 
Neste momento sinto que tenho que saber isso tudo mencionado acima, typescript, react native, nodejs, docker, redis, aws, SQL, NOSQL, CI/CD e Microservices para ter alguma chance :P.

A maioria dos "Junior programmers" não sabem metade do que mencionaste. Mas força nisso acredito que estejas num boa caminho. Se puder ajudar em alguma coisa já sabes :) PM
 
Bons dias, 31 anos e vamos mudar de carreira, tenho trabalhado maioritariamente em suporte tecnico hardware field e afins, neste momento já fiz 4 cursos de noções básicas de "JS","HTML" ,"SQL" e OutSystems Semana 7x, quero desta forma desenvolver mais e conseguir trabalho como dev back end. Qual o caminho que posso percorrer para chegar lá? Muito obrigado
 
Tirando SQL, nenhuma dessas tecnologias é boa para backend. JS e HTML é puramente frontend (okay, pode-se usar Node.js para backend, mas mesmo assim...) e OutSystems é em si uma plataforma low-code que é muito fechada e não dá para transitares de OutSystems para Java/C# porque os conceitos não são os mesmos.

Se queres programar em backend tens de pesquisar tutoriais de Java ou C# ou Python, por exemplo.
 
Boa tarde a todos!
Venho aqui solicitar a vossa sabedoria e opinião (principalmente aos quem pertencem ao mundo profissional do IT) numa nova experiência em que estou prestes a embarcar...

A pergunta é simples espero eu, para quem desejar uma mudança de ares a nível profissional e lhes é oferecida uma destas varias opções:

Aprender um curso de JAVA
Aprender um curso de .NET
Aprender um curso de Web-Frontend JAVASCRIPT
Aprender um curso de Networking & Cybersecurity
ou aprender um curso de OutSystems

Qual diriam que abriria mais portas no mundo do IT no futuro?

Obrigados a todos que ajudarem com os vossas respostas.
Cumprimentos.
 
Boa tarde a todos!
Venho aqui solicitar a vossa sabedoria e opinião (principalmente aos quem pertencem ao mundo profissional do IT) numa nova experiência em que estou prestes a embarcar...

A pergunta é simples espero eu, para quem desejar uma mudança de ares a nível profissional e lhes é oferecida uma destas varias opções:

Aprender um curso de JAVA
Aprender um curso de .NET
Aprender um curso de Web-Frontend JAVASCRIPT
Aprender um curso de Networking & Cybersecurity
ou aprender um curso de OutSystems

Qual diriam que abriria mais portas no mundo do IT no futuro?

Obrigados a todos que ajudarem com os vossas respostas.
Cumprimentos.
Então vais para o Upskills? Qualquer uma das áreas, ideal seria ires para algo que gostes mesmo.
 
Exatamente, programa Upskill financiado pelo estado, vai agora para a terceira edição por isso parece ter algum sucesso...
Relativamente ao teu concelho, nesta área de programação ainda não familiarizei o suficiente para ter uma área de que eu goste mesmo! Por mim se fosse possível até tirava mais que um! Mas lá está, a questão é que temos que começar por um! Qual será?
 
Boas, tenho umas questões fui vendo o topico e não há nenhuma resposta em concreto às minhas questões pelo que se alguém me puder ajudar agradecia. Eu quero mudar de area profissional e gostando desde miudo de tudo o que envolve pc's softwares etc pensei na parte de programação e ando a ver possibilidades para começar nesse ramo e o meu objectivo é fazer um curso financiado (os bootcampos são demasiado puxados para mim sinceramente e até agora o que mais me agradou foi o curso da ATEC - se alguem tiver conhecimentos de outros do genero, este é financiado, pós laboral e com estágio)
Pelo que me dizem, nao é preciso ter grandes conhecimentos na área para entrar no curso, que tudo é aprendido mas queria fazer cursos online (encontrei a udemy se conhecerem mais digam pf) para ter uma base, para ter conhecimento das várias áreas para ter uma noção do que gosto/quero/adapto.
Para além disto se tiverem outras dicas ficava muito agradecido!
 
Back
Topo