Como instalar FF e TB

Sa[n]dman

Power Member
Boas, tenho o meu MB desde ontem e ja tenho 1001 duvidas, pra ja, eu saquei o Firefox e o Thunderbird. apareceram-me 2 ficheiros *.dmg, corri-os e escolhi o simbolo de cada app. criou-me um ficheiro que parece uma pen montada no pc. é assim que o os x instala as apps? n da pra ter o ficheiro ao pe dos outros todos? ou tenho mm que os ter na "mesa"?
 
Ao correr o .dmg do firefox deves ficar com a seguinte janela:
mac_firefox.jpg

basta arrastares o simbolo do firefox para a pasta com o "A".
Com o Thunderbird suponho que será idêntico.

O que estás a fazer com isso é instalar o software na pasta "Applications".
350px-Finder_%28Mac_OS_X%29.png


De uma forma geral, para instalares um software distribuido em .dmg basta montares o .dmg e arrastares a aplicação para a pasta "Applications".

Fica bem.
 
É curioso que devido aos métodos de trabalho que adquirimos ao longo do tempo, passamos a considerar a forma como fazemos intuitiva, mesmo que esta não o seja, e tendemos a ter algumas dificuldades em compreender novas abordagens.
Tenho vários alunos que, nas primeiras abordagens ao Mac OS X "esbarram" com o mesmo problema, tentam correr as aplicações directamente do .dmg e, como este normalmente é apenas de leitura, ou não deixa a aplicação correr (caso esta necessite de escrever no directório) ou corre mas com problemas. Nós (utilizadores Mac) também estamos habituados a alguns procedimentos pouco intuitivos e nem pensamos neles... adiante...

DMG significa (embora de forma pouco intuitiva!) Disk iMaGe e é, para todos os efeitos similar a um ficheiro .ISO, CUE/BIN, etc. ou seja, uma "imagem" (cópia) completa de um determinado dispositivo de armazenamento (disco duro, CD/DVD, Pen, etc.). Se pensarmos no funcionamento do OS X, este faz algum sentido na instalação de aplicações:
1. Fazemos o download de um ficheiro DMG
2. O OS X monta de forma automática numa drive virtual a respectiva unidade de armazenamento (O OS X abre (e escreve) ficheiros de imagens DMG/ISO/etc de forma nativa (em Windows será necessário uma aplicação como o Daemon Tools)).
3. Esta aparece no Desktop e My Computer tal como acontece quando compramos um software e inserimos o CD/DVD para proceder à instalação.

Outra diferença fundamental resido no póprio método de instalação e desinstalação. A maior parte das aplicações mais simples não possui instalador, bastando para isso arrastar o ícone da mesma para a pasta das aplicações ou para outra qualquer (a pasta das aplicações é, óbviamente recomendada). Outro tipo de software mais pesado (como os da Adobe/Macromedia, etc.) possuem instalador, uma vez que instalam vários ficheiros de suporte (normalmente em /Library/Application Support). Uma vez que os ficheiros das aplicações se encontram em pastas bem definidas e que não é necessário configurar nenhum ficheiro como o Registry, normalmente não existem desinstaladores para Mac, a não ser em situações como drivers de hardware que necessitam de ser instalados em pastas específicas do sistema operativo. Em todas as outras situações, bastará arrastar a pasta da aplicação em causa (e eventualmente em Library/Application Support) para o lixo.

Já agora, para terminar, o ícone do FireFox (ou o do Thunderbird) não é uma aplicação, mas sim uma pasta, que se comporta como um executável quando clicado. No OS X, as aplicações são normalmente disponibilizadas numa pasta com extensão .app (Firefox.app). Se clicarmos com o botão direito na mesma (ou Control - Click), podemos seleccionar "Show Package Contents" (acho eu) e ver o conteúdo da mesma: o próprio ficheiro executável e os ficheiros de suporte. Desta forma, fica tudo mais escondido e arrumado para o utilizador comum. Daí a facilidade de desinstalação: arrastar o ícone do FireFox para o lixo...
 
Última edição:
Excelente explicação, sobretudo porque é rigorosa e correcta.

Apenas um comentário. Uma aplicação para OS X deve correr sem problemas de uma DMG ou de uma forma mais geral de qualquer "volume" mesmo que seja apenas de leitura. Isto porquê? Porque qualquer ficheiro que a aplicação necessite de criar deve ser feito no folder do utilizador que chama a aplicação ou em qualquer folder temporário. Por exemplo, os ficheiros de "configuração" ou "preferências" pessoais de qualquer aplicação devem ser criados dentro do folder "Library" que está na "home" do utilizador. Isto permite, por exemplo, que cada pessoa que tenha conta num Mac tenha "preferências" distintas dos outros para cada aplicação. Mas uma coisa é o que devia acontecer outra é a realidade e mesmo no mundo OS X há muitos vícios de má programação quiça trazidos do mundo Windows. :D
 
Nunca tive problemas quando corri aplicações do próprio dmg.

Se, por sistema, as copio imediatamente para a pasta "Applications", quando por vezes as abro sem querer do dmg nao tenho qq problema :).
Só se fôr o Firefox que é "picky" :-D
 
A explicação do 96khz é quase flaweless . E sobre o que o Ajax disse já é uma herança dos Nix, em que as configurações ficam todas em ficheiros na home dos utilizadores. E acho que com alguns edits quase que merece um sticky.
 
De uma forma geral, para instalares um software distribuido em .dmg basta montares o .dmg e arrastares a aplicação para a pasta "Applications".

Já agora...."basta montar o .dmg"? tipo, faço download e corro logo o ficheiro ou copio 1º para a pasta das aplicações e só corro o ficheiro depois?
 
Fazes download, montas o dmg, metes a aplicaçao nas Applications ou onde quiseres e depois corres.
É como instalar qualquer outro programa :P
 
Tu sacas um .dmg e carregas duas vezes e ele monta como uma pendisk.
Depois arrastas a aplicação dentro da "pen" para onde a quiseres instalar e ela fica instalada :P
depois e só correr
 
Ha algumas aplicaçoes que usam installer, normalmente são programas mais complesxo tipo office ou photoshop, mas a grande maioria é só arrastar :)
 
Back
Topo