Como instalar Linux para dual-boot noutra partição?

DO2

Power Member
Bem, chegou a altura desta criatura dar uma chance ao Linux, mais propriamente Ubuntu. PC novo, Ubuntu 7.04 num CD e um disco com 3 partições. Então é assim:

Quando comprei o PC a coisa de 4 ou 5 dias, vinha com o Vista, como tinha uma performance muito baixa nos jogos decidi substituir pelo XP. Fiquei com o XP e outra partição, depois decidi dividir a partição 2 em metade, mas ao fazer isso, por alguma razão o PC deixou de entrar no Windows, apenas ficava num ecrã preto a pedir o "media CD" e as partições trocaram a ordem e pronto uma grande confusão, passei-me com aquilo e apaguei tudo e fiz do inicio 3 partições da seguinte forma:


Partição 1 (C:) - Windows XP

Partição 2 (D:) - Ubuntu 7.04 (ainda não está instalado)

Partição 3 (E:) - Documentos, Backups, Musica, Fotos, etc...



Agora para instalar o Ubuntu sem confusões, como devo fazer? Não é a primeira vez que instalo 2 OS's para ficarem em dual-boot, mas com este problema que tive fiquei com receio de estragar tudo e ter de formatar mais uma vez.

Meto o CD no leitor, vou à BIOS, mudo para ler o CD primeiro em vez do HDD, isto reinicia, lê o CD, pergunta-me em qual partição instalar, escolho a Partição 2 (D:) e pronto, tenho Ubuntu instalado para dual-boot, certo?


Tenho também o Partition Magic 8, que tem a opção de instalar OS's, pensei em utilizar este, pois já ouvi dizer que é mais seguro e como é o programa a fazer, talvez não haja tantos problemas.


Que acham que devo fazer? Partition Magic ou fazer "à mão"? Alguma recomendação para evitar problemas como anteriormente? Qualquer ajuda é bem-vinda.
 
Tinha o meu computador com as partições iguais ao teu, uma para XP, outra para o Ubuntu 7.04 e uma terceira para documentos.

Instalei o Ubuntu na 2º partição sem qualquer problema. Por isso fazes como dizes, arrancas a partir do cd, instalas na partição designada para ele e pronto ;)
 
Ja tens as partições criadas? Se tiveres arranca pelo cd do ubuntu e usa a gestão de partições que ele tem para instalar que ele trata de tudo sozinho ^^

Senão tiveres ainda as partições criadas, cria uma partição ext3 (onde vais instalar o linux) e uma partição swap (que se deve por com o dobro do tamanho da memoria ram salvo erro), e pronto arrancas pelo cd do ubuntu, escolhes as partições que escolheste e voila ^^
 
Back
Topo