1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

Como instalar o Linux ja com o XP instalado?

Discussão em 'Windows 7 e anteriores' iniciada por _Chico_, 1 de Setembro de 2008. (Respostas: 22; Visualizações: 2609)

1. _Chico_

_Chico_ Power Member

Queria istalar no disco rigido o Linux para rodar em dual-boot com o XP(acho q é assim que se diz,é ao ligar aparecer uma "pagina" a perguntar qual é o sistema operativo que vai rodar)só que não sei como se faz...
    Como o posso fazer?Se rodar o linux a partir de cd-rom e instalar no disco rigido fica em dual-boot com o xp?ou necesito de instalar algo para o efeito?
    Ajudem-me...
    cumps

2. vascobailao

vascobailao To fold or to FOLD?

eu aconselho a fazeres uma partição com o partition magic ou assim. uma de 25 gb chega e sobra-

3. _Chico_

_Chico_ Power Member

o meu disco rigido é pequeno tem 30gb...
    não dá para fazer uma partição mais pequena?
    a minha pergunta era sobre o dual-boot...se aparece ou não a "janela" de escolha do sistema operativo a rodar apartir da instalação do linux...

4. Xeon3D

Xeon3D 1st Folding then Sex

Aparece. Agora cuidado ao instalar o Linux a ver se não te apaga a partição do Windows.

5. olly

olly Power Member

Se optares pelo Ubuntu ele "faz-te a papinha toda" :)
    Isto é... crias a partição (nunca menos de 10Gb) e no Windows corres o CD,
    escolhes a instalação através do Windows, onde o queres e ele instala tudo.
    Tens a grande vantagem de, além da simplicidade, poderes "desinstalar" o Ubuntu
    a partir do instalar/remover programas quando quiseres :)

Eheh Linux Rulez!

6. c1t1z3n

c1t1z3n Power Member

nunca menos de 10gb? eu costumo instalar em partiçoes de 4...6 gigas xD nunca tive problemas :P

é que nesse caso com um disco muito pequeno 10gb para o linux acaba por ser 1/3 do disco..

7. olly

olly Power Member

Disse 10Gb porque (se não estou em erro) o Ubuntu 8.xx "pesa" entre 7 a 8 Gb.

8. _Chico_

_Chico_ Power Member

não ha outra versão do linux mais "soft" em termos de tamanho?
    ou uma que dé para por numa pendrive?

9. _Chico_

_Chico_ Power Member

Esta era uma boa ideia...mas qual o tamanho do ubuntu?e se eu instalar sem fazer uma partição?corro riscos?

10. olly

olly Power Member

Eu crio sempre uma partição primeiro, nunca tentei de outra forma... por isso não sei.

11. _Chico_

_Chico_ Power Member

vale a pena instalar?quais as diferenças entre windows e linux?

12. olly

olly Power Member

Eh pá, só mesmo experimentando... para um utilizador casual apenas notas no interface mas o linux é "muito à frente", vais notar rapidez, não precisas de anti-vírus nem de firewall :)
    não vais ter BSODs (pelo menos ainda não vi nenhum)... apenas uns "dazzled and confusing but continuing" (adoro esta expressão lol).

Tem algumas manias, instalar programas e drivers pode tornar-se algo complicado mas o Ubuntu está muito acessível.

Só mesmo experimentando para teres tu mesmo uma ideia do que é.

13. _Chico_

_Chico_ Power Member

Existe alguma versão do Ubantu para gravar num cd e que dé para arrancar com ele?
    se sim aonde posso arranjar?

14. ThatsMe

ThatsMe [email protected] Member

Aqui podes pedir que te enviem um CD gratuitamente, ou podes fazer o download do mesmo.

15. olly

olly Power Member

Este "dvd" permite-te fazer os dois tipos de instalação.
    Aliás, os 3, pois também funciona como LiveCD.

16. _Chico_

_Chico_ Power Member

mas é em cd ou dvd?é que não tenho drive de dvd...
    Agora "off-topic"como posso arrancar o pc com cd?eu sei que tenho suporte só que não sei é faze-lo

17. _Chico_

_Chico_ Power Member

vou exprimentar o kurumin 7.0...
    Podem me explicar como posso arrancar pelo cd?

18. skorzen

skorzen Power Member

Estás em erro. Tenho-o no meu portátil e tem actualmente, sensivelmente, 3 GB.

19. olly

olly Power Member

É cd. Desculpa ter induzido em erro.
    E para arrancares a partir do cd vais normalmente com a tecla ESC, F2,F8 ou DEL (depende da MoBo) e alteras a opção para a tua drive de cd na opção BOOT.

20. _Chico_

_Chico_ Power Member

Não me podem indicar algum site ou fazerem-me um pequeno tutorial?
    ja agora quando ligo o pc aparece: Ctrl+A SCSISelect Utility é o que?

Última edição: 4 de Setembro de 2008

Partilhar esta Página