como instalar o windows 98\ME no ACER?

Cambalinho

Power Member
estou a tentar instalar o Windows ME no portatil ACER Aspire 1690.
não sei se é algo na BIOS ou outra coisa... sim este portatil é para o Windows XP, mas decidi instalar o Windows ME, mas deu-me 2 erros:
1 - "undock the computer"
2 - "bridge is invalid"
se instalar o Windows 98, eu obtenho o ecra azul....
este acontece na segunda fase da instalação, onde deteta o hardware.
o que isto quer dizer?
eu não acredito que não posso instalar o Windows 98 ou ME num portatil um pouco mais recente.. além disso também testei a versão UBCD do Windows 98
 
falando dos drivers: existe mesmo alguma ordem especifica para os instalar:
- audio;
- video;
- shipset;
- sdcard;
- wireless;
- ethernet(RJ45 cable);
- USB;
- outros...
?
 
um tecnico me falou que era melhor começar pelo chipset ;)

Podes começar pelo chipset como te foi indicado, mas não é por ai, quando ao resto, nem vale apena perderes o tempo, pois tudo o que for para Windows xp não vai funcionar em Windows mais antigo, estamos a falar de uma evolução grande na base do sistema operativo.

não sei o queres fazer com windows 98, mas a única forma que estou a ver isso funcionar é instalares o winxp e depois usar o virtualbox e instalar o win98 lá para o que pretendes.
 
finalmente consegui optimos resultados:
1 - tive que forçar a instalção do driver de da grafica, usando o Pack de Drivers do Win98(ATI Mibility Radeon, no meu caso)(o sistema avisa que não é adequado, mas instalou e funciona);
2 - o driver de som teve de ser "Vinyl AC'97 Codec Combo Driver(WDM)" e instala correctamente... mas tive de ir Control Panel - Multimedia para selecionar o driver de som... depois testei o som e funciona ;)
agora preciso de ajuda para encontrar o driver de wireless:

PCI\VEN_8086&DEV_4220&SUBSYS_27018086&REV_05
Intel PRO/Wireless 2200BG 3B Network Connection

pode me ajudar por favor?

o que aprendi com este trabalho complicado:
1 - com o aida64 consigo obter o vendor e devices, ou seja os ID's dos drivers;
2 - depois faço a pesquisa dos drivers usando esses valores e indico o sistema operativo;
3 - pode instalar, alguns podem nem ser compativeis, mas temos de insistir;
4 - se mesmo assim não funcionar, temos de ir á lista de drivers e pesquisar o windows pode nos dar 1 aviso do driver, mas aceite na mesma e assim pode instalar e funcionar após reiniciar o pc;
5 - alguns drivers, como o meu de som, podem necessitar de configurar e selecionar o driver de som no Painel de Control - Multimedia.

espero que este topico ajude algumas pessoas como a mim ;)
 
Back
Topo