Como instalar ventoinhas da maneira mais eficaz na minha torre?

Oliveira21

Power Member
Boas, finalmente montei 1 torre para jogar uns joguitos e depois de montar deparei-me com uma duvida da qual precisava da vossa ajuda para encontrar a melhor solução possivel.
Comprei os componentes, montei tudo, e comecei a pensar qual seria a maneira mais eficaz de instalar as ventoinhas para um melhor arrefecimento dos componentes em si..se calhar devia ter pensado nisto antes de comprar a caixa, pois se tivesse talvez tivesse escolhido outra caixa, mas enfim é o que tenho e até gosto dela por isso vou ter que encontrar uma solução para isto, mas prontos vamos ao que interessa.

A minha configuração é a seguinte:
CPU - Ryzen 5 2600
Board - MSI B450-A Pro
GPU - MSI GeForce GTX 1660 Gaming X
RAM - G.Skill Kit 16GB (2 x 8GB) DDR4 3000 MHz
SSD - Kingston A2000 500GB M.2 NVMe
Fonte - Seasonic S12II 520W

e por fim a caixa é uma Aerocool CS-1102 , vinha com 1 ventoinha montada no painel traseiro, e como podem ver tem abertura lateral para colocar outras ventoinhas se quiser (Já li que fiz asneira em comprar esta caixa por causa disso pois instalar ventoinhas ai pode interferir com a eficiência do cooler do cpu etc, mas como é óbvio sou um nabo e primeiro comprei e depois é que pesquisei xD).

Se houver algum entendido no assunto que me possa dar umas dicas de que ventoinhas comprar e onde monta-las agradecia.

Nota: trocar de caixa não é uma opção pois a caixa em si foi uma prenda da minha Maria e portanto queria manter a caixa.

Desde já obrigado.
 
As ventoinhas laterais não são más, dependendo o cooler do cpu e do tipo de cooling da GPU, podem ser uma mais valia.

Seja como for eu comprava pelo menos 1 ventoinha para pores na frente, pois sem ela muito do ar que vai sair pela traseira ira entrar pela grelha lateral, o que vai fazer com que entre muito pó dentro da caixa.
Se fores a por mais ventoinhas, ai já fica complicado evitar o pó, a não ser que metas com filtros e ponhas na lateral.

Eu comprava 1 boa fan para a frente, e substituiria a traseira por uma de 90mm.
Assim e se ambas as fans tiverem um semelhante (mas a de 90mm tenha menos) ficas com uma pressao positiva na caixa e não teras pó a entrar a pala delas.

edit, so reparei depois que a PSU é em cima, então também ira fazer exaustão do ar.
Assim, e a não ser que seja muito má, deixa esta a traseira e compra a penas uma frontal boa.
 
Certo, então uma ventoinha na frente para puxar o ar para dentro e a de trás para levar para fora, e o que devo fazer em relação á grelha lateral? Tapa-la completamente? Por um filtro? ou deixar como está?

Já agora, o que entendes por boas ventoinhas...eu penso que a que veio com a caixa é uma de 90mm, mas tem espaço para uma maior de 120mm acho...li algures que maior era sempre melhor, não sei se é assim ou não.

Estava aqui a pensar...e que tal 2 ventoinhas a puxar o ar para dentro, 1 no painel da frente e outro no painel traseiro, e 2 ventoinhas a puxar o ar para fora no painel lateral, funcionaria bem?
 
Última edição:
Back
Topo