1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Problema Como instalar Win 98 em HDD.

Discussão em 'Windows 7 e anteriores' iniciada por edwarddc4, 8 de Junho de 2012. (Respostas: 11; Visualizações: 903)

1. Olá.

Então é assim, eu estou a restaurar uma PC muito antigo de 1997, e tenho nele o Hardware 100% operacional, já tudo pronto... mas ainda não tenho Sistema operativo:

O que eu tenho:

1x HDD com 4.3 Gb que entretanto consegui ligar ao meu PC "moderno".
    1x PC moderno a funcionar com WIn 7 32-bit e onde tenho o HDD que quero meter no outro PC a funcionar bem, vazio..
    1x Um PC antigo sem Drive de CD e sem Floppy.

O que eu preciso saber é como e se é possível usar o meu PC win7 para instalar o Win98 no outro HDD e depois deligar o disco e liga-lo no meu outro PC e ele fazer boot e ligar tudo como se fosse um PC modernos (Lol.. com win98)

Este problema é urgente, tou farto de procurar solução na net e preciso mesmo de ajuda.

2. Blue Zee

Blue Zee Power Member

O que sugeres não é possível.
    Eventualmente podes copiar o disco de instalação do Windows 98 para o disco duro formatado em FAT 32.

Depois tens que tornar o HDD bootable para arrancar no PC antigo e poderes correr o setup dentro dos ficheiros copiados do disco do Windows 98.

Está aqui um guia para tentares tornar esse disco bootable em DOS:
    http://reboot.pro/15839/

Não vai ser fácil mas boa sorte.

3. Obrigado. Vou agora tentar fazer isso...

Esqueci-me de dizer... no meu PC antigo também tenho um disco interno com MS-DOS 6.22 Bootável... talvez isso me ajude... n sei...

EDIT: Lembrei-me disso porque sei que o setup do Win 98 pede no mínimo MS-DOS para rodar.

Última edição pelo moderador: 8 de Junho de 2012
  4. Blue Zee

Blue Zee Power Member

Podes tentar arrancar pelo DOS desse disco e correr o setup no outro.
    Não sei se funcionará correctamente mas vale a pena tentar.

5. Romani48

Romani48 Power Member

funciona sim

arrancas por DOS, esperando que este consiga ler drives CD/DVD, se não terás de carregar os drivers destas, mudas para a drive de dvd e corres setup.exe ou oemsetup.exe
    se nenhum der tenta x:\win98\setup.exe ou, uma vez mais oemsteup.exe

cumps

6. Gato Preto

Gato Preto Moderador Felino
    Staff Member

O computador não tem drive de cd, segundo o user no seu primeiro post.

7. Eu tenho uma drive de CD... mas é toda marada e não sei por quê ele nunca abre para meter o disco lá dentro por isso.. é como não ter...

Uma vez eu tentei arrancar o DOS de um disco e depois rodar o setup no outro... mas o segundo disco nem sequer era reconhecido... (não sei pk... quando ligo esse segundo sico no PC moderno... também não me aparece o outro disco..., mas assumi que o outro disco não fosse reconhecido por causa de estar em FAT 32 (o MS-DOS só reconhece FAT 32 a partir do 7.00 e eu tenho 6.22)

Mas também já tentei formatar o outro disco em FAT 16 e nunca consegui.. só apareciam instruções todas malucas com CD's de Boot e tal... e eu deixei.. porque eu só posso ligar 2 IDE's no meu PC então quando ligo o segundo disco fico sem CD/DVD...

LOL.. Problema marado...

8. Dat55

Dat55 Power Member

tem mesmo de ser windows? Ficaria melhor com Linux

9. Gato Preto

Gato Preto Moderador Felino
    Staff Member

Deve ter o motor estragado. Procura por um buraquinho na frontal da drive. Abre um clipe de papel e insere-o lá, aplica alguma força e a drive deve abrir. Depois empurras a gaveta de novo para dentro.

Tendo ligado duas drives num ide, uma tem de ser master (neste caso seria a do DOS) e a outra slave (o disco onde tens o setup), se calhar era por isso que o DOS não reconhecia o segundo disco. Verifica lá isso.

Temos de por esse PC a rolar :D

Última edição: 9 de Junho de 2012
  10. Blue Zee

Blue Zee Power Member

Complementando a ideia, atenção à localização dos discos no cabo IDE:

11. Obrigado pelas respostas.

Descobri agora por que é que o HDD não funciona nem em master, nem em slave... não funciona de nenhuma maneira a não ser que seja o único drive ligado ao PC.

Tem um pino na entrada IDE que foi pra dentro (nem sei como, parece meio impossível) mas o facto é que o pino não está lá... e o nome do disco na BIOS do PC "Moderno" está todo distorcido com caracteres esquisitos...

Ou seja... voltamos á estaca onde só tenho 1 HDD a funcionar e nenhuma drive no PC... só a floppy mas acho que não funciona... (não tenho disquetes)

Testei a drive CD... o buraco a que se referiram está lá.. mas quando lá meto o clip não reage... nem seque o clip toca em nada.. é tipo um buraco vazio... tentei de muitas maneiras mas o clip nunca tocou em nada... tenho a certeza porque tentei mesmo muito, e eu sei como ás vezes o clip não toca do sitio á primeira...

Tá mau isto...

Quanto á opção de usar Linux... não é boa ideia porque preciso de drivers antigas que só há para windows 2000, NT, 98 SE, 98 e 95... nada de linux...

EDIT: Vou agora tentar uma coisa:

1- Gravar um disco de instalação do Windows 98 SE
    2- Desligar todos os HDD's do meu PC moderno, ligar apenos o HDD antigo.
    3- Instalar nele o Win 98 SE
    4- Ligar depois o disco com win 98 no PC antigo
    5- Ligar os HDD's regulares no PC moderno e vir aki ao forum postar o resultado.

Não funcionou... não sei porquê.. só se eu estou a ligar alguma coisa mal... mas por questões de espaço aquela era única maneira... e o PC Moderno não reconheceu nem disco nem Drive de CD/DVD... nada...Só uma pen usb Rasca que eu tinha...

Vou esperar até eu comprar uma Board e CPU novos.. depois uso este sistema velho para trabalhar com os disco velhos e coisas do género.

Bem. Obrigado pela ajuda de vocês todos.

Quando estiver tudo pronto eu vou postar aqui alguma coisa.

Última edição pelo moderador: 9 de Junho de 2012
  12. Se, pelo menos, tivesses uma drive de diskettes dava para instalar o Win98.

A drive de CD/DVD do teu PC moderno é sATA?

É natural que a instalação feita no teu PC moderno não funcione no PC antigo, o hardware é diferente e o Win98 pifa.

Partilhar esta Página