Como Juntar 5 linhas ADSL de 1Mbit

Darkon[PT]

Power Member
Ora bem ca vai o meu porbelema , como posso juntar 5 linhas ADSL num so gateway , por software , pois com um concentrador era facil mas essa hipotese tem que ficar de fora pois não ha guito para isso ,ora bem então queria saber se ha halgum porgrama que possa fazer isso , tipo ter uma makina com 5 placas de rede cada uma ligada a hum router ADSL , depois essa makina ser o gateway , para as outras makinas , que seram umas 100 , tudo isso com um server de DHCP , e que fize-se uma gestão da carga das linhas , por exemplo enviar pacotes por uma linha e receber por outra que tivesse menos congestionada ...... ha alguma coisa que fassa isso ???
 
Hum, isso vais ser 1 ligação à homem.

Axo que a melhor hipotese seria através de um Proxy Server.
Vais ter é de ver as possibilidades que cada um te dá.
De qualquer das formas, se souber de algo em concreto que te possa ajudar, depois deixo-te mensagem aqui na thread.
Talvez la para 5º ou 6º te possa dar alguma indicação.

Um abraço.
 
basicamenente não consegues

a default gateway so pode ser uma.

claro que é possivel ter mais que uma ligação a internet so com um aparelho, mas para isto terias de falar com o ISP e correr um protocolo de rede do estilo BGP ou IS-IS conforme o que disponibilizasse o ISP.

podes e ligar uma maquina em cada acesso ADSL, de seguida instalas o ISA server em cada uma, depois corres o serviço de load balancing da M$ de forma a que as maquinas respondem a 1 ip central e vão balanceando as sessões dos clientes entre elas.
 
hmmm..

Técnicamente nada impede uma box de ter 5 ligações á net e usalas todas... Claro que tinhas de ter um stack TCP/IP que entendesse isso, uma firewall idem e um NAT idem... Técnicamente não é impossivél. Só pouco fácil de implementar. Dai o facto (provavelmente) de os hardwares que o fazem serem tão caros :P

Tens outra maneira, que não sei se funca, mas talvez. Não tem load balancing e eh um cadito javarda, mas talvez dê.

5 boxes *nix, com 3 placas rede cada. Cada box liga a uma ADSL via placa rede. Um switch liga as 5 boxes via outra placa de rede (Gigabit plz). A ultima placa de rede liga a um switch com um segmento de rede de 1/5 da rede.

Metes o ppl em subnets diferentes, e fazes as routes internas ah patex. Cada box vai ter como default gateway a sua ADSL, e despoix precisas de um daemon (escrito por ti provavelmente :P ) que vá checkando se ainda está online. Se não estiver, routa o trafego pra outra box que esteja menos ocupada até ficar online de novo.

Hmmm, agora que escrevi isto, a solução ainda me parece mais javarda que antes :P Alem de que me parece já ter visto algo parecido pra *NIX, mas menos ad-hoc :)
 
eu so espero que tenham percebido que default gateway só pode ser uma.


e que não existe solução nenhuma que não passe por ter protocolos de routing a correr com interacção com o ISP ou ISP's

não inventem :)
 
Pois<, isso e prob tenho que arranjar um concentrador por software , ou qualquer coisa assim , pq tas a ver uma lan com 100 user ......... e prob , na ultima que fizemos tinhamos 5 gateways e a malta com ip fixo , agora temos as mesma 5 linhas , mas temos que juntar tudo para não estar a dar IP a toda a malta a unha depois a sempre aquela malta que não sabe o que e um IP , depois ha outros que tem a mania que são espertos , desta vez tenho que juntar as 5 linhas , vou ver se faço isso com o isa server com 5 placas de rede mais 1 de saida , a correr um server de DHCP , DNS , ........ vou tentar mas estou a ver que não vai ser facil ........... :004: :004: :004:
 
WarLock disse:
eu so espero que tenham percebido que default gateway só pode ser uma.


e que não existe solução nenhuma que não passe por ter protocolos de routing a correr com interacção com o ISP ou ISP's

não inventem :)

Se o objectivo for correr NAT pode-se inventar um bocado com iptables...
 
WarLock disse:
eu so espero que tenham percebido que default gateway só pode ser uma.


e que não existe solução nenhuma que não passe por ter protocolos de routing a correr com interacção com o ISP ou ISP's

não inventem :)

Tive hoje a testar com 3 modems a 2Mbps.
Em linux basta uma única linha.
Para fazer NAT dá um pouco mais de trabalho, mas são 4 linhas de texto no total...

[FLAME]
Warlock, point and click a mais?
[/FLAME]
 
Back
Topo