1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Dúvida Como ler disquete de 8''?

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por crossroads, 26 de Fevereiro de 2013. (Respostas: 11; Visualizações: 880)

1. crossroads

crossroads Power Member

Boas,

Tenho umas disquetes de 8'' que têm informação que gostava de tentar recuperar. Alguém sabe onde se pode ter acesso a algum equipamento que o leia, de preferência em Lisboa ou Évora, e de como o transferir para um computador mais moderno?
    Obrigado!

2. tripas

tripas To fold or to FOLD?

As disquetes estão funcionais, estão danificadas ou não sabe?

É que se as disquetes estão boas, a operação que pretende é a transferência de dados e não recuperação de dados (que são operações que tem preços bastante diferentes).

Se for a uma empresa especializa, eles tem que lhe dar a informação em suporte adequado...

Última edição pelo moderador: 26 de Fevereiro de 2013
  3. Stormgiant

Stormgiant Moderador Corredor
    Staff Member

Nem todas as empresas "especializadas" tem drives dos anos 80 parados à mão de semear :)

4. crossroads

crossroads Power Member

Não faço a mínima ideia se elas ainda estarão boas ou não. As disquetes pertenciam a um equipamento cientifico de meados dos anos 80 e tem parado desde então. É muito provável que os dados já estejam corrompidos mas não sei.

Disse coloquialmente que quero recuperar os dados, já que não os tenho, mas tecnicamente sim, o que quero fazer é transferir os dados daquele meio para um mais recente.

Como o que está em causa é a recuperação de dados científicos, não há margem para meter empresas, pelo que teria que ser uma coisa tipo low-cost. A alternativa estará em digitalizar os gráficos que tenho em versão papel e tentar arranjar um programe que retire daí os dados mas creio que ter os originais seria muito melhor.

Obrigado pelas respostas.

5. Stormgiant

Staff Member

Verifica nas faculdades de engenharia do Porto/lisboa se por acaso os departamentos ainda tem lá algum leitor.
    Eu em casa tenho ainda algumas disketes dessas e discos IBM de 10MB de 5' como relíquias.

6. crossroads

crossroads Power Member

Isso é uma possibilidade. Talvez alguém aqui saiba onde encontrar. Mas ainda que se encontre um leitor, como ligá-lo a um computador mais moderno?
    Alguém que já se tenha confrontado com um problema semelhante?

7. jrm360

jrm360 Power Member

Podes sempre ver se encontras alguma drive externa que ligue por USB.

8. news_js

news_js Power Member

Creio que é a mais grandinha que se observa na imagem. Drive externa por USB...

9. jrm360

jrm360 Power Member

Eu sei que disquete é. Apesar de nunca ter utilizado ainda me passaram pelas mãos!
    Para as pequenas há drives USB... quem sabe se não há para as grandes também!

10. Stormgiant

Staff Member

Exacto. Tenho algumas lá em casa.
    é possível que alguém tenha feito uma adaptação para USB, mas não deve ser fácil de encontrar.

11. eheheheh No ebay está 1 à venda. 400 dolares..... :D

12. possessed

possessed Full Throttle BOINC Roller

Lembro-me de ver uma drive dessas na FCT-UNL, isto há uns 10 anos. Já estava um pouco como museu, portanto é possível que ainda a lá tenham.
    Tembém posso verificar se no datacenter da força aérea possuem alguma que funcione.

Partilhar esta Página