Como Lidar com Spamm?

Triston

Aku Soku Zan SM
Ok aqui esta o caso:

Durante os ultimos dois dias tenho vindo a receber na conta de postmaster dezenas de e-mails todos vindos da mesma empresa, endereçados a contas que não existem neste dominio, a formula deles parece ser simples, começam por a como começaram a enviar e-mails pela letra e e estão a tentar todas as combinações possiveis de nomes de e-mail que possam existir como por exemplo:

[email protected]
[email protected]
[email protected]

O meu problema e' que já passaram dois dias e a letra A ainda não acabou.

Ao clickar no link de unsubscribe abre-se uma janela de outlook com um endereço de e-mail do genero [email protected] com o subject de remove, já mandei para lá um e-mail a pedir encarecidamente que parassem de me spammar e devolvi todos os 63 e-mails que tinham chegado até á altura.

Agora e' assim:

Não me custava nada criar uma regra no servidor de e-mail a bloquear todos os e-mails provenientes daquele dominio, mas a meu ver isto e' um caso de spamm abusivo e se a moda pega não tarda muito temos tudo quanto e' empresa neste pais a receber centenas de e-mails destes por dia, o que, a meu ver, não seria nada saudavel.

Agora a minha pergunta é a seguinte:

Como e a quem e' q se denuncia uma situação destas? Trata-se isto mesmo de um caso de spamm abusivo ou será que por causa do fabuloso link de unsubscribe que tem no final deixa de cair nessa categoria?

Thx in advancel
 
Como eu disse eu posso fazer isso, mas acho q sera do interesse geral que esta situação deva ser reportada a uma autoridade competente de maneira a q situações destas não se tornem comuns
 
Originally posted by Triston
Como eu disse eu posso fazer isso, mas acho q sera do interesse geral que esta situação deva ser reportada a uma autoridade competente de maneira a q situações destas não se tornem comuns

Nop, não existe, não funciona...

Excepto se o Spam vier de algo tipo netcado ou ADSL , e nesse caso deves mandar um mail para o mail de contacto que está na RIPE.
 
Originally posted by Tafinho
Nop, não existe, não funciona...

Excepto se o Spam vier de algo tipo netcado ou ADSL , e nesse caso deves mandar um mail para o mail de contacto que está na RIPE.

Espero que tenhas uma cadeira bem confortável...
 
Triston por acaso o Spammer não é a Beltronica ??

Até agora já recebi 95 emails puclicitários deles.
Já os contactei e fiquei a saber que a empresa que lhes trata da página e da newsletter é a MultiBase.

Já reclamei !!
Vamos a ver o que sai daqui.

O rpocess deles, é muito parecido com o que descreveste.
Tenho recebido emails tipo:
[email protected]
[email protected]
[email protected]

....

Vou em 95 emails, e ainda vai na letra A ... estou a ficar preocupado :P
 
@Avantix

Acertaste na mouche jovem, eu preferia nao mencionar nomes mas agora que os tenho bloqueados nem quero saber, estou 'a espera de autorização superior para mandar um mailzito 'a cnpd a reportar a situação, mais que nao seja a base de dados que eles têm não deve ser legal...

@Kazuza

O meu servidor de e-mail e' um esquema bastante basico, duas caixas de volume e um programa que faz de pop3/smtp client/server chamado mercury, o meu controlo sobre conteudos e' limitado mas ainda me da para fazer umas coisitas ;)
 
Craro :P

Esta empresa (pra minha grande dor de cabeça) so usa windowze :P

Cada vez q falo em linux ha alguem que revira os olhos, sinceramente acho que precisam de ter uma rede so em windowze pra que se precisarem de substituir alguem (nomeadamente yours trully) nao terem de desenbolsar um cado mais ao fim do mes :P Point and click admins semrpe ficam mais baratuscos :P
 
Última edição:
Nesse sistema, não dá para configurares, que caso o destinatário não exista, o servidor devolva o mail ao remetente

Até o postfix tem isso
 
@Kazuza

Deves pensar que eu ando aqui na empresa a brincar aos sysadmins :P

É logico que o servidor ja esta configurado assim, cada e-mail que chega para um endereço nao existente envia a mensagem de volta junto com uma mensagem de erro a avisar que o e-mail [email protected] nao existe mas se reparares na maneira como a mailing list estava a ser enviada acho que eles nao fazem mto caso disso :P
 
Originally posted by Triston
@Kazuza

Deves pensar que eu ando aqui na empresa a brincar aos sysadmins :P


Não te percebi!... :rolleyes:

Qunado o destinatário não existe, NÃO ÉS tu que recebes os mails (postmaster)?

Pois não é assim que deve ser...

Em vez de mandares postas de pescada, configura lá o servidor de mail para NÃO FAZER BOUNCING para o postmaster (e mandá-las de volta para o remetente) , e já agora, para não fazer RELAYING ao domínio donde provêem esses mails...
 
Última edição:
Originally posted by kazuza
Não te percebi!... :rolleyes:

Qunado o destinatário não existe, NÃO ÉS tu que recebes os mails (postmaster)?

Pois não é assim que deve ser...

Em vez de mandares postas de pescada, configura lá o servidor de mail para NÃO FAZER BOUNCING para o postmaster (e mandá-las de volta para o remetente)




Como ja disse alem do bouncing ele envia os e-mails de volta ao remetente, não posso desactivar o bouncing devido a politicas de sistemas da empresa ja feitas antes da minha entrada aqui. (Não me perguntes pq qdo perguntei nao me responderam), mas volta não volta tão-me a telefonar a perguntar se por acaso nao há um mail perdido enviado de tal endereço (experimenta aturar users que nem o endereço de e-mail sabem dar direito) e geralmente há, no fundo acho q e' pra isso q a conta de postmaster serve.

Originally posted by kazuza
e já agora, para não fazer RELAYING ao domínio donde provêem esses mails...

Fiz isso 4 dias depois de começar a enchete pensei que ja tinha postado isso aqui mas pelos bistos esqueci-me ;)

Desculpa la a posta de pescada ;)
 
Back
Topo