1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Como Ligar 2 PC em rede através de router?

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por Fernandinho, 12 de Fevereiro de 2006. (Respostas: 23; Visualizações: 5857)

1. Fernandinho

Fernandinho Banido

Olá pessoal!

Andei aqui a pesquisar e não encontrei nada que sirva ao meu problema :( Mas se souberem do link onde posso ver digam.

O problema é o seguinte.

Estou a usar netcabo (não tenho outra hipótese para já :( ) e comprei um router MSI RG54G3 para fornecer internet a 2 PC's.

Até aqui tudo bem, so que agora queria ligar também um PC ao outro, para aceder a coisas um do outro e isso e não consigo através do router...

Já tentei ir configurar o IP manualmente mas assim que ponho o mesmo IP de um dos PC's diz-me logo que não é permitido pois na rede já é usado esse IP.

Comofaço isso?

Ajudem-me aí nesta questão por favor.

Cumprimentos a todos

2. [N]

[N] Power Member

muda o ultimo numero do ip, n podes ter 2 ips iguais.

3. Morpheus

Morpheus Banido

Como usar o botão de "Procurar" ... uma historia fenomenal de um user que descobre a felicidade de um forum aquando descobre o botão de "Procurar"... produzido e realizado por woody allen ...

para n dizeres que sou mau aqui vai uma pequena ajuda ... http://www.techzonept.com/showthread.php?t=79899 é claro que se usares o "Procurar" vais encontrar mais!

Última edição: 14 de Fevereiro de 2006
  4. frank

frank Banido

Bem a pergunta k da razão ao tópico é sobre como aceder aos ficheiros de um PC, usando o router, o tutorial e como partilhar a net entre computadores, penso ser um pouco diferente!

A propósito era um assunto k gostaria de perceber.

Mas deve ser preciso usar algum programa específico?

E por exemplo com o meu PC e um modem router aceder ao PC do meu vizinho k também tem um modem router e partilharmos os ficheiros é possível?

Desculpem não fiz qualquer busca aproveitei o tópico.

cpmts.

5. madafakapc

madafakapc Power Member

Qual é entao o problema afinal?!?!

Metes um IP no PC1 e outro no PC2:

192.168.2.100 e 192.168.2.101 por exemplo (tudo em manual config)

das o 192.168.2.1 por exemplo pro router (por exemplo nao sei o ip do teu router mas se for como o meu)

fazes 255.255.255.0 na mascara e depois sacas o ip do dns da netcabo para colocar na opção de dns

Tudo isto no TCP/IP config nas propriedades do teu router!

A seguir ligas ao command prompt e digitas "ipconfig /all" e ves o que la estiver em termos de configuração da rede!

A seguir partilhas as directorias nos PCS (sharing em cada uma das directorias que keres) e desligas as firewalls que tenhas pq senao nao consegues mexer em nada na rede e depois ou fazes "networkconnections" e navegas à procura da directoria que parrtilhaste no PC e nao te eskeças que tens de ter o mesmo grupo para os 2 pcs (Por ex: nome_da_rede em ambos os pcs tal e qual)

QQ coisa posta aki!
    :lol: :lol:

6. noznika01

noznika01 Power Member

Aproveitando o tópico...

Até agora tenho usado um modem usb p/ a adsl e os dois computadores que possuo estão ligados por crossover.
    Se tudo correr bem entretanto vou ligar o router Huawei MT882 por ethernet na máquina onde está o modem usb.
    Questão:

Como tenho que adicionar outra placa de rede ao computador onde liga o router, posso continuar a partilhar net e ficheiros entre computadores através do cabo crossover ou não?

Se não, como fazer?

Obrigado

Nota: Utilizei o "Procurar" e vasculhei até meio de Dezembro. Nada concreto. Daí a questão.

EDIT
    Acabei de encontar isto:

http://www.techzonept.com/showthread.php?t=77967&highlight=Huawei+MT882

Não tenho hub. Portanto acho(?) que se mantem a dúvida.

Última edição: 13 de Fevereiro de 2006
  7. jerbas

jerbas Banido

leva em atençao todas as respostas anteriores e se nao funcionar tenta configurar uma rede de pequeno escritorio ou domestica. :wow:
    espero que te tenha ajudado:P

8. softinmotion

softinmotion Power Member

Router

Se pretenderem ligar dois ou mais pc em rede e tiverem SO windows o mais fácil é configurarem um dos computadores como gateway (ou seja fornecedor de acesso) e os outros como clientes.

Isso é fácilmente feito com os wizards do windows.

Depois podem aceder todos os computadores à net e partilhar ficheiros e impressoras.

Cuidado, pois o IP do computador ligado à net tem de ser 192.168.0.1 (mas este IP normalmente é configurado automáticamente).

Quanto ao hardware depende de cada router, mas a maioria permite ligar 2 ou mais computadores ligando apenas um cabo ethernet entre cada PC e o Hub.

Não sei se era a resposta que pretendiam, mas espero ter ajudado

Boa tarde

9. noznika01

noznika01 Power Member

A dúvida não é definir os parâmetros da rede já que ela neste momento está operacional.
    O problema é que o router só permite a ligação de um computador.
    O que tenho neste momento é:

<---< [modem] <---< [comp1] <---crossover---< [comp2]

é possivel assim?:

<---< [router] <---< [comp1] <---crossover---< [comp2]

O comp2 liga c/ crossover a uma 2ª placa de rede no comp1 e o router liga a outra placa de rede do comp1.
    Se não der c/ o crossover pode ser c/ o cabo de rede normal entre os dois comps?

desculpem insistir nisto.

EDIT: do que tenho lido, já vi que preciso de um hub! :(
    deve ser +/- isto...
    http://www.homenethelp.com/web/diagram/share-router-hub.asp

Última edição: 13 de Fevereiro de 2006
  10. [N]

[N] Power Member

precisas nada pah!! :D

explica lá para que tens um router e vais ligar o pc2 ao pc1 para isso ligas logo no router! mas se queres fazer isso arranjas um modem por rj-45. compras os que vem no kit da clix por 25 euros.

11. Fernandinho

Fernandinho Banido

Não dá para manter o IP automatico que o router atribui?

12. madafakapc

madafakapc Power Member

Epá, ganda confusao que ja vai aki nesta rede.

Eu aconselho a nao ires por crossover com routers a mistura pq isso so dá barraca.....e eolha que já experimentei tudo isso e mais qq coisa....com switches e tal mas eskece isso (na minha modestia opiniao e experiencia de tanto experimentar....hehehehe)

Com router vai assim:

cabo directo entre os PCS e o router (ligação lan do router) e o router ligado no modem (ligação wan do royter por exenplo) ou o router ja tem modem!

Os pcs convem teres configurados manualmente pq isso no router serve para depois tu ires à net com qq programa (tipo mula) que ker um determinado conjunto de ports abertos e tu ai deves indicar qual dos pcs que tem esses ports: logo ips manuais nisso senao o router nao vai saber onde ir.....

E depois andares a misturar conexoes de rede com router isso nao funcemina na minha opiniao pq tas a baralhar o eskema todo.....heheheh

Faz antes simples e sem confusoes: PCs --> router --> modem e se alguma vez kiseres colocar um switch pelo meio(tipo como eu que tenho um switch gigabit) metes o switch antes do router.....compreendes....switch é swicth, router é router e PC é pc e modem é modem, nao keiras fazer com um switch o que so um router pode fazer.....por exemplo!

Capiche!?!?!?!:x2: :x2:

Considera que há uma hierarquia entre estes dispositivos pela ordem que te disse entre: 1ºo switch 2ºo router a nivel de uma rede....so para perceberes....onde kero xegar....

13. noznika01

noznika01 Power Member

Huawei MT882. Rings a bell? Nos posts acima foi referido que este router só suporta uma ligação. É da Clix.

Simples e s/ confusões!
    +/- ou menos percebo a hierarquia entre os dispositivos :D, o que continuo a querer saber (e acho que ainda ñ foi respondido) é como é que faço a ligação entre os dois PCs? Já percebi que ñ é por crossover.
    Pode ser por cabo normal de rede, ligado às respectivas placas de rede dos PCs?

PC2 >--cabo rede--> PC1 >--> router >-->

14. Morpheus

Morpheus Banido

E que tal cumprires as regras do forum para n levares um bad post reported ! fui teu "amigo"... pá proxima faço o report... é por haver tantos burros como tu que n sabem procurar é que existem N threads cheias de palha espalhadas por este forum a fora!

15. Morpheus

Morpheus Banido

mta confusão sim ...

se tens um router n precisas de ligar o 2º PC ao 1º basta fazeres a ligação no router! se só tiveres uma saida no router (o que duvido geralmente têm 4 portas) podes usar o esquema router->pc1-(cabo cross-over)>pc2...

16. Balthar

Balthar Power Member

Se Tens um router usa o dhcp do router para attribuir automaticamente os ip's, tens é que nos pc's fazer o wizard para uma nova ligação caseira e atribuir o mesmo nome da rede aos dois. Em principio o wizard configura os dois pc's automaticamente ( tens de correr o wizard nos dois ). depois verifica se tens o "file and printer sharing" ligado e a firewall devidamente configurada para permitir as ligaçoes na LAN.
    Eu uso um router dlink 604+ ( muito bom mesmo ) e só tive mais problemas quando liguei a xbox ao pc, de resto pc / pc foi correr o wizard do windows e partilhar as pastas na rede.

17. noznika01

noznika01 Power Member

- O router só tem mesmo uma porta.-

Estou completamente passado!:cwm3:
    Então depois disto tudo, agora já pode ser c/ cabo crossover.
    Morpheus, esse foi o esquema que coloquei inicialmente e a conclusão foi que não podia ser.
    Daí ter perguntado se podia c/ um cabo normal de rede mantendo essa configuração.

18. Balthar

Balthar Power Member

O Router mencionado é o MSI RG54G3 que é wireless mas tem 4 portas lan e uma wan (rj45)
    O que tem apenas uam porta é o modem adsl e esse é para ligar á porta wan do router, os pc's liga ás portas lan.

Mas que grande confusão que aqui vai, pelo menos ele menciona o MSI RG54G3 no post inicial, só não diz se quer fazer ligações wireless ou por cabo rj45.

19. Balthar

Balthar Power Member

Já percebi estavam a referir-se a este, eu pensava que era o post inicial... :lol:
    E esse router bem que podia ter mais umas portas rj45, se calhar a melhor opção para esse caso é mesmo a compra de um switch, ou entao ligas um pc ao router, o outro pc ao 1º por crossover no qual partilhas a ligação á internet. Mas pelo switch provavelmente seria a opção mais fiavel visto que assim para teres net no 2ºpc não necessitarias de ter tambem o 1ºpc ligado. Alem de que com um switch ( não uses hub´s que apesar de mais baratos geram congestionamentos de trafego, são pouco inteligentes ) terias mais tarde possibilidade de ligar outros pc's ou por exemplo uma xbox.

20. noznika01

noznika01 Power Member

Ena!
    Finalmente uma resposta à minha dúvida.
    (...Se calhar devia de ter criado um tópico novo em vez de ter vindo p/ aqui provocar esta confusão toda..., mas depois levava nas orelhas por não ter usado o search :D)
    O que interessa é que afinal até dá c/ o crossover, como tinha colocado num post qualquer lá p/ cima.
    Mas acho que vou seguir o teu conselho Balthar e optar pelo switch.
    Muito obrigado.

Partilhar esta Página