Como ligar dois computadores?

jorge_pereira

Power Member
Boa tarde. Eu tinha criado este tópico no sítio errado e por tal acho que foi apagado (pelo menos não o encontro).

Então, eu tinha um computador (windows XP) e comprei ontem um portátil (windows Vista). Queria ligar os dois pcs para poder transferir do meu pc velho para o novo. Eu até tinha comprado um cabo de duas pontas USB, mas ao experimentar apercebi-me que não funcionava esta minha ideia. Sugeriram fazer uma ligação de rede e usar um cabo cross over e sugeriram que fizesse pesquisas no google sobre isso para saber como fazer esta ligação. Ainda assim, fiquei com algumas dúvidas: o cabo cross over não é o cabo "ethernet"? Se sim, eu tenho um desses que liga o meu modem (é um modem speedtouch st516 da thomson e não um router) ao meu computador antigo, serve? Bastaria ligar um ao outro com esse cabo (ambos os computadores têm uma e só uma entrada destas) ou tenho que fazer alguma coisa mais? Pelas pesquisas que fiz, através da ligação em rede, é possível ligar impressoras, internet e partilhar ficheiros nos dois computadores. Se desse para isso tudo seria óptimo. Mas o indispensável mesmo seria poder ligar os dois pcs de forma a passar ficheiros de um para o outro.

Agradeço as vossas ajudas. Um abraço
 
Mas fiquei na dúvida ainda: o cabo que uso para a Internet, que liga à porta ethernet, é o mesmo que o cross over? Utilizando esse cabo e atendendo que só tenho uma porta dessas em cada computador e que no pc antigo essa porta é usada para ligar ao modem, existe alguma forma de ligar os dois computadores, mantendo a internet ligada e se possível partilhar nos dois computadores? E se for possível ter a mesma internet nos dois computadores, não há problema nenhum em usar depois no portátil a internet portátil da TMN?

Eu sei que estou a ser chato, mas seria possível alguém explicar "tim tim por tim tim" todo o procedimento? Agradecia imenso mesmo.
Um abraço

Peço desculpa, mas seria poss
 
o cabo de rede crossover, embora seja parecido e tambem use a ligaçao RJ45, nao é igual ao cabo de rede convencional.
tens mesmo de comprar um, esse que tens ai em casa nao serve.
precisas tambem de mais uma placa de rede para o pc que partilha a net, 1 para ligaçao crossover ao pc2 e 1 para ligaçao ao modem.
ou entao ligas o modem por UBS deixando a placa de rede livre para ligaçao ao pc2.

cumpz.
 
Obrigado Rustyballzz. Vou então comprar um cabo crossover e tentar fazer a configuração. Se tiver dúvidas, depois venho aqui desenterrar o tópico. Só mais uma coisa, o meu modem não tem saída USB. Mas acredito que no mercado exista então um cabo com uma ponta de ligação USB e outra ponta de RJ45, o que permitiria então ter a placa de rede disponível para partilhar com o portátil e ter a internet à mesma. E será que não perco velocidade passando a usar o modem via USB?
 
Pelos vistos, pelo menos no site do office, não existem o tal cabo...Usando um switch de rj45, resolveria o meu problema? Ligando o switch à placa de rede, ligando o cabo ethernet ao tal switch e depois ligar um crossover ao portátil, já poderia então fazer a ligação entre os dois computadores e ter acesso à internet nos dois. Certo?
 
porque não compas um router?
é a melhor maneira de resolveres o problema de partilhar o acesso á net e partilhar o conteudo dos 2 pc's.
os routers não estão assim tã caros.
 
Pelos vistos, pelo menos no site do office, não existem o tal cabo...Usando um switch de rj45, resolveria o meu problema? Ligando o switch à placa de rede, ligando o cabo ethernet ao tal switch e depois ligar um crossover ao portátil, já poderia então fazer a ligação entre os dois computadores e ter acesso à internet nos dois. Certo?
cabo de rede cruzado
 
Com as novas placas não é necessário um cabo crossover... elas proprias determiam que precisam do cross e fazem-no internamente. Sendo assim um cabo directo serve perfeitamente.
 
Eu tb tenho uma dúvida.Tinha um modem usb e tinha a internet a partilhar com outro pc directo por cabo crossover.Comprei um modem que tb é router e agora pretendo comprar um switch..

A minha pergunta é:posso usar o mesmo cabo crossover para ligar ao switch ou terei que comprar um cabo de rede normal?
 
Tens de ligar por cabo normal.

O cabo cruzado normalmente não chega só ligar, é preciso fazer a configuração.

Já agora, alguém sabe onde posso comprar um cabo usb link aqui em portugal? Não encontro nas lojas.

EDIT: Found it here and here para o caso de alguém querer.
 
Última edição:
Eu acho que tenho um cabo desses, deram-mo à algum tempo.
No cabo tem as seguintes palavras: Televes REF. 2196 UTP TIA/EIA-568B CAT5e 4/24 CM 0609 000m

Isto é um cabo cruzado?
 
pessoal um cabo rj45 cruzado ou crossover é a mesma coisa....e o crossover é exactamente igual a um cabo eternet mas com a particularidade de se cruzar os cabos...procurem um esquema e se tiverem um cabo normal é so o cortarem a meio e fazer as ligações....ah o vista detecta automaticamente as definições por isso não é nessexario andar com este trabalho. espero ter ajudado.
 
Back
Topo