1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Está disponível o Comparador ZWAME em versão beta.
    Mais informações.
    Remover anúncio

Como ligar dois mini-jacks stereo ?

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por peter alien, 4 de Setembro de 2002. (Respostas: 3; Visualizações: 1502)

1. peter alien

peter alien Power Member

Olá pessoal,

Eu sei que este Forúm é sobre informática mas gostaria que me tirassem esta dúvida sobre "audio - electrónica":

Gostaria que alguém me dissesse como se solda um fio ( para Audio) para criar uma extensão que tem numa ponta um mini-jack stereo macho e na outra ponta um mini-jack stereo fêmea, uma vez que olhando para dentro dos dois jacks existem três "patilhas" metálicas onde se podem soldar fios.

Esse fio de audio tem que conter 2 ou três fios para poder processar som stereo ?

Isto é tudo porque, eu costumo usar headphones ligados ao PC, mas estes que eu tenho agora têm o fio demasiado curto.

Um grande Obrigadão... :001: :-D :001:

2. Raptor

Raptor OC Legend

precisas de 3 ou 4.

precisas dos fios normais de cada canal, 2 neste caso, esquero e direito, e de um ou 2 para massa, no caso de um fio desses, basta um a fazer de massa. tipo, usa 2 fios normais daqueles duplos, e nas pontas junta a massa de ambos! resulta!

3. Silício

Silício Power Member

É bem fácil fazê-lo:

O perne maior na jack é a "massa". Os outros dois pernes correspondem respectivamente um ao canal direito e o outro ao esquerdo (se ligares apenas um deles reparas que só sai som num dos lados dos auscultadores)...
    Pegas em fio para auscultadores, nas pontas cortas o isolamento exterior de cada um deles de forma a teres acesso aos outros dois fios que se encontram no interior (por sua vez um destes não tem isolamento (o de massa)). Juntas as duas "massas" e mantens os canais separados (em princípio um fio com isolamento preto e outro com isolamento vermelho) - usas este procedimento para os dois extremos do fio. Depois soldas os pares de "massas" unidas aos pernes maiores de cada uma das jacks e os canais (o fio vermelho e o fio preto) aos dois pernes mais pequenos.

p.s. evita que qualquer dos pontos de soldadura fique a tocar no outro mais próximo (se por exemplo a solda ficar a ligar os dois pernes mais pequenos, na prática estás a curto-circuitar os canais esquerdo e direito, e podes até ter som nos auscultadores mas de certeza que não é stereo).

4. peter alien

peter alien Power Member

Obrigadão mais uma vez pelas vossas respostas, realmente eu obtinha som mas quando seleccionava alternadamente de mono para stereo e vice-versa não percebia diferença alguma no som.

:001:

Partilhar esta Página