Como ligar fan de 12cm

N1Gg@

Power Member
Ola pessoal, este fim de semana fui comprar umas ventoinhas novas (Artic Coling AFPWM 12025) para trocar as que vinhas de origem com a torre.

Liguei as fans com o cabo 3pinos mas elas não trabalham, quando fui ver, a alimentação delas é com 4pinos (não é molex) como ligo isto??' existe adaptadores??
 
Ola pessoal, este fim de semana fui comprar umas ventoinhas novas (Artic Coling AFPWM 12025) para trocar as que vinhas de origem com a torre.

Liguei as fans com o cabo 3pinos mas elas não trabalham, quando fui ver, a alimentação delas é com 4pinos (não é molex) como ligo isto??' existe adaptadores??

Deve tar mal encaixado. Esse 4 pin liga à mesma no 3pin, eu tenho uma a funcionar assim.
 
A tal de 4 pinos ligada no 3pin da board, certo? Bem encaixado? Deves ter apanhado uma remessa de fans mortas, só pode. :(

tens toda a razao, é como dizes.eu tava a ligar a de 3pinos na board envez da de 4. agora ja funciona obrigado :)

olha 1 coisa,eu liguei as duas fans uma a outra e depois liguei na board e no controlador de ventoinhas so me aperecia 1 fan. peguei liguei 1 fan a boad (mais os 3 pinos ao controlador) e a outra fan tb na board mas noutra entrada e agora não me aparece nem uma nem outra no controlador!!! como faço?
 
tens toda a razao, é como dizes.eu tava a ligar a de 3pinos na board envez da de 4. agora ja funciona obrigado :)

olha 1 coisa,eu liguei as duas fans uma a outra e depois liguei na board e no controlador de ventoinhas so me aperecia 1 fan. peguei liguei 1 fan a boad (mais os 3 pinos ao controlador) e a outra fan tb na board mas noutra entrada e agora não me aparece nem uma nem outra no controlador!!! como faço?


Se ligares uma à motherboard e a outra a essa, só vai aparecer uma mas ficam as duas controladas, penso eu. Isto via mb.

Por controlador... o tal coiso de 3pins dessas fans só serve para medir as rpm, não serve para as controlar...
 
Se ligares uma à motherboard e a outra a essa, só vai aparecer uma mas ficam as duas controladas, penso eu. Isto via mb.

Por controlador... o tal coiso de 3pins dessas fans só serve para medir as rpm, não serve para as controlar...


Entao não ha maneira de controlar sa fans?

Que cena eu compreias de proposito para poder baixar os rpm para ter menos barulho :S
 
Teoricamente, o 4pin devia dar para controlar. Mesmo ligado a 3pin.

mas controlar no meu frontal ou por software?

nas intruções fala para activar o PVM na bios (acho que a minha bios não tem isso) será disso?

nas instruções tambem diz que os 4pinos e para alimentação e os 3pinos para ver as rpm. mas n me aparecem :S lol
 
com o frontal podes controlar.. as fans d 3 pinos têm dois pa energia e um pa indicar o RPM.. mas variando a voltagem na alimentacao elas aumentam ou reduzem a velocidade.. o meu gatewatch 2 faz isso automaticamente conforme as temperaturas
 
Back
Topo