1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Como ligar fan de 12cm

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por N1Gg@, 21 de Abril de 2008. (Respostas: 9; Visualizações: 949)

1. N1Gg@

N1Gg@ Power Member

Ola pessoal, este fim de semana fui comprar umas ventoinhas novas (Artic Coling AFPWM 12025) para trocar as que vinhas de origem com a torre.

Liguei as fans com o cabo 3pinos mas elas não trabalham, quando fui ver, a alimentação delas é com 4pinos (não é molex) como ligo isto??' existe adaptadores??

2. yahh

yahh I folded Myself

Deve tar mal encaixado. Esse 4 pin liga à mesma no 3pin, eu tenho uma a funcionar assim.

3. N1Gg@

N1Gg@ Power Member

tenho as duas fans ligadas a um gatewatch da aerocool e nada, ja tentei ligar a fan aos 3 pinos da board e nada :(

4. yahh

yahh I folded Myself

A tal de 4 pinos ligada no 3pin da board, certo? Bem encaixado? Deves ter apanhado uma remessa de fans mortas, só pode. :(

5. N1Gg@

N1Gg@ Power Member

tens toda a razao, é como dizes.eu tava a ligar a de 3pinos na board envez da de 4. agora ja funciona obrigado :)

olha 1 coisa,eu liguei as duas fans uma a outra e depois liguei na board e no controlador de ventoinhas so me aperecia 1 fan. peguei liguei 1 fan a boad (mais os 3 pinos ao controlador) e a outra fan tb na board mas noutra entrada e agora não me aparece nem uma nem outra no controlador!!! como faço?

6. yahh

yahh I folded Myself

Se ligares uma à motherboard e a outra a essa, só vai aparecer uma mas ficam as duas controladas, penso eu. Isto via mb.

Por controlador... o tal coiso de 3pins dessas fans só serve para medir as rpm, não serve para as controlar...

7. N1Gg@

N1Gg@ Power Member

Entao não ha maneira de controlar sa fans?

Que cena eu compreias de proposito para poder baixar os rpm para ter menos barulho :S

8. yahh

yahh I folded Myself

Teoricamente, o 4pin devia dar para controlar. Mesmo ligado a 3pin.

9. N1Gg@

N1Gg@ Power Member

mas controlar no meu frontal ou por software?

nas intruções fala para activar o PVM na bios (acho que a minha bios não tem isso) será disso?

nas instruções tambem diz que os 4pinos e para alimentação e os 3pinos para ver as rpm. mas n me aparecem :S lol

10. luxboy

luxboy Power Member

com o frontal podes controlar.. as fans d 3 pinos têm dois pa energia e um pa indicar o RPM.. mas variando a voltagem na alimentacao elas aumentam ou reduzem a velocidade.. o meu gatewatch 2 faz isso automaticamente conforme as temperaturas

Partilhar esta Página