1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Como Ligar Um Fan

Discussão em 'Electrónica' iniciada por mixer7, 23 de Novembro de 2008. (Respostas: 13; Visualizações: 2068)

1. mixer7

mixer7 Banido

Boas
    TEnho Uma fan de 2 fios um preto e outro vermelho,e queria ligar ao pc,fui ver a matherboard mas esta tem 3 entradas para um molex!
    Foto:

Como é que se liga esta fan ao pc?

2. thejoedoe

thejoedoe Power Member

Terás que ver qual deles é o neutro e qual é a massa no conector da mother board e se as tensoes são compativeis com a fan.
    E depois arranjar um esquema qualquer para ligar-los

Última edição: 23 de Novembro de 2008
  3. norim_13

norim_13 I quit My Job for Folding

nao da para perceber nada na img da board...

n arranjas nd melhor?

4. eX Radikal

eX Radikal I quit my job for Folding

boas!!
    tentas arranjar dalgum fio molex que nao estejas a usar, cortas, solas a fan e LIGA COM AS CORES CORRECTAS, depois é so ligares a fonte, não sei se me fiz entender...

5. WindWalker

WindWalker Power Member

Pega num molex (conector da fonte com um fio vermelho, dois pretos e um amarelo) e ligas o fio preto da ventoinha no preto do molex, e o vermelho da ventoinha no vermelho do molex se a ventoinha suportar 5V DC ou o vermelho da ventoinha no amarelo do molex se a ventoinha suportar 12V.

Se diz 12V na etiqueta, pode ser alimentada com uma tensão até 12V (fio amarelo do molex). A 5V (fio vermelho do molex) também funcionará, mas rodará a menor velocidade em relação à alimentação a 12V. Já o contrário (ligar ventoinha de 5V ao fio amarelo do molex) pode levar a produção de calor excessiva e consequente avaria/mau funcionamento.

6. mixer7

mixer7 Banido

Bem
    Eu acho que é de 12 Vots ,mas tenho aqui outra que da mais vento é e de 12 v --'.
    Nao podiao por ai umas fotos ou um tutorial, tenho é varios molex de 2 buracos,de fans com 2 fios vermelho e preto!

Em que sitio da fonte?

7. WindWalker

WindWalker Power Member

8. mixer7

mixer7 Banido

9. WindWalker

WindWalker Power Member

Se tem os fios com as cores referidas, serve.

Mas o molex é aquele que alimenta as drives de CD/DVD.

10. mixer7

mixer7 Banido

Ha ok ,mas olha tipo qual e as cores do 16 v e 6v?

Entretando encontrei este post aqui na techzone!
    È assim que tens que ligar?

Acho é que vou ligar esta fan xD

11. mixer7

mixer7 Banido

Bem Ja arranjei que me arranja uma Molex ,mas agora gostaria de saber as cores do malex da fonte que ir ligar a uma fan de 12 v.
    Alguem pode fazer um esquema se nao se impotar?

12. eX Radikal

eX Radikal I quit my job for Folding

ligas as cores certas da fan as mesmas cores da molex.. não é dificil

Cumpsz

Partilhar esta Página