1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Consulta o Portal de Jogos da ZWAME. Notícias, Artwork, Vídeos, Análises e muito mais.

Remover anúncio

Como limpar discos riscados?

Discussão em 'Jogos - Discussão Geral' iniciada por Wr2001, 31 de Julho de 2008. (Respostas: 43; Visualizações: 14085)

1. Muitas pessoas têm discos de ps2 riscados, e, obviamente querem recuperá-los, aqui está uam dica, não quer dizer que resulte sempre, mas é uma dica de gajos das lojas de jogos :P Deixem algumas dicas que conheçam sff.

1. Limpar de Algodão
    1 - Arranje algodão
    2 - Pegue no CD que pretende recuperar e expire em cima dele
    3 - Rapidamente faça movimentos giratórios em cima do CD com o algodão
    4 - Repita todo o processo 3 vezes
    5 - Exprimente agora o CD

Cump'z
    Wr2001

2. Miguel86

Miguel86 Power Member

Eu conhecia era a da banana!
    Mas o que é que o algodão vai fazer?

3. ya mas acho que isso risca um coche o CD, nao recomendo, tambem se costuma usar pasta de dentes (pior ainda).

o algodão é macio e em alguma humidade nao sei como consegue retirar riscos leves...

4. rodaco

rodaco Power Member

Já no outro dia andava aí uma thread sobre este assunto, e na altura também fiquei com esta atrás da orelha:

Ao limpar um disco, por exemplo com algodão, os movimentos devem ser giratórios, ou de dentro para fora?

Sempre julguei que era de dentro para fora...

5. Rakter

Rakter Folding Member

Ainda o melhor é a banana mais o produto de limpar vidros para tirar o "cebo" da banana.
    Mas riscos profundos, não há santa que acuda.

6. Skyl

Skyl What is folding?

eu costumo é usar uma maça de polir fina e passar pelo CD, fica uns risquinhos pequenos, mas os que fiz isso funcionaram sempre, costumava fazer isso era nos jogos da Playstation One xD e dava na boa

Cumps

7. Real_Saturn

Real_Saturn Power Member

pasta de dentes? banana? limpar cds riscados?

:wscared:

:tareon:

8. theforbidden1

theforbidden1 Banido

Deve ser utilizado um pano de algodão e não "algodão"

9. Cartmanpt

Cartmanpt Power Member

Tinha um jogo da 360 que estava sempre a bloquear no mesmo loading. Pus pasta de dentes em algodao e esfreguei em movimentos circulares, depois lavei com agua e agora está a funcionar bem.
    Ja tinha limpado so com um pano proprio e nao tinha resolvido.

Pode não ser a melhor maneira, mas a verdade é que funcionou.

10. lohka_86

lohka_86 Banido

Pasta de dentes resulta sim senhor. A pasta de dentes tem pequenos folículos que actuam como se fosse massa de polir, logo nada de anormal nisso. Para toda a gente que tiver vidros riscados tipo telemóveis, relógios podem usar pasta de dentes com um guardanapo ou pano muito macio e esfregar com cuidado que os riscos desaparecem.

11. Warlord

Warlord [email protected] Member

um risco na horizontal (a volta) e pior k um risco na vertical (do centro para fora). pelo que e aconselhavel limpar do centro pra fora e nunca em movimentos circulares ou a volta.

isto pela forma como os dados sao gravados no cds, informacao extra e armazenada consecutivamente, possibilitando recuperar informacao se o cdrom conseguirem ler os bits seguintes a um sitio riscado. se o risco for na horizontal ele nao vai conseguir efectuar essa recuperacao, se for na vertical nao afecta a recuperacao.

12. DragonspiritPT

DragonspiritPT Power Member

Tenho uma solução melhor: Estimem melhor os vossos DVD's e CD's e não os mandem a voar quando o tirarem do leitor...

13. Cartmanpt

Cartmanpt Power Member

Isso é uma ideia genial para quando se compra os jogos novos. Agora nos usados nunca se sabe como eles vêm.

14. DragonspiritPT

DragonspiritPT Power Member

Por isso é que nunca compro usado, prefiro mandar vir do estrangeiro. :x2:

15. Drakes

Drakes Power Member

fds nunca tinha ouvido falar nessas técnicas na ps e na ps2 sempre usei álcool. metia no CD e fazia os tais movimentos circulares com o algodão. e sempre funcionaram.

cumps

16. Lasac_p

Lasac_p Power Member

...

Bem eu vou ao lavatorio e lavo com agua e sabonete, depois seco com um pouco de papel higienico e meto a rolar e já funciona....
    Porque é que ja funciona?
    Não sei, mas que funciona, funciona, ensinaram-me na tropa, esta historia toda......

17. Drakes

Drakes Power Member

foste a tropa aprender a "lavar" CD's :P

cumps

18. Lasac_p

Lasac_p Power Member

claro que nao.
    Os contratados que lá andavam é que tinham uns cds que ja tinham passado pela bosnia e mais nao sei que, e tavam todos lixados, e eles ouviam sempre os mesmos, passado algum tempo eles nem tocavam, o que eles faziam era ir á pia e lava-los com sabao clarim, mais nada, metiam na aparelhagem e ja rolava..... sem falhas.....
    Agora explica isso....

19. Triston

Triston Aku Soku Zan SM

A forma como eu vejo a coisa é um bocadinho leiga mas aqui vai:

Os riscos a meu ver são como cortes na superfície do CD, e à medida que avançamos de fora para dentro do CD esses cortes vão ficando mais finos porque "a lâmina" que os fez foi perdendo capacidade de penetração

Portanto se antes tinhamos algo go género

\---/
    --V
    -----

Ao retirarmos a camada de cima com um abrasivo vamos ficar só com algo como isto

-V
    -----

O que vai deixar mais visível para o leitor a camada reflectora e a camada onde estão os dados

Só que é a tal coisa para já trata-se de um procedimento arriscado já que se mal feito em vez de retirarmos riscos ao CD vamos acrescentar mais uns quantos e além do mais não funciona se o risco em questão tiver chegado à camada de dados.

Pessoalmente e se o que estiver no CD / DVD valer aquilo que algumas empresas pedem pela recuperação de CD's ou DVD's será preferível que deixem a coisa para os profissionais já que o equipamento que eles têm funciona melhor do que algodão ou casca de banana ;)

Partilhar esta Página