Artigo/Análise Como manter o modem/router sempre fresco

blackcupra

Power Member
Boas a todos, tava aqui sem nada para fazer, então lembrei-me de inventar no meu modem speedtouch da sapo ADSL :x2:

Material necessário
-uma chave de estrela
-fita isoladora
-um cabo com uma das pontas USB
-uma faca
-uma pistola de cola quente
-uma fan de Chipset (eu aproveitei uma que vinha com a minha motherboard e que não cheguei a usar)

No meu caso usei um speedtouch da sapo, para outros modems/routers pode ser ligeiramente diferente.....

Primeiro pegam no vosso modem e removem os parafusos


De seguida pegam na fan e colocam-na em cima da tampa superior, por cima dos boraquinhos que o modem tem, eu deixei do lado esquerdo pois 'e onde esta a parte da fonte de alimentação que tem tendência a aquecer mais



Pegam na pistola de cola quente e começam a aplicar em volta da fan de maneira a deixa-la bem firme



Tenham atenção em tapar os restantes buracos do lado onde aplicarão a fan, assim o ar vai fluir melhor, pois vai entrar do lado oposto do modem, arrefece-lo, e sair pela fan



De seguida invertem o processo e voltam a montar o modem,
pegam no cabo USB e cortam uma das pontas, vão encontrar 3 ou 4 fios, mas o que nos interessa 'e o preto e o vermelho, com a faca vão descarnar as pontas desses dois, os restantes podem dobra-los e isola-los com fita



Esses fios vermelho e preto, vão liga-los na ficha da fan, ao vermelho e preto respectivamente, como o USB tem uma voltagem baixa a fan vai rodar a baixas rotações, logo não se vai ouvir nada :p



e pronto
'e só ligar a ficha USB ao vosso PC e a ventoinha vai começar a rodar ;)

Vantagens.....
para já o modem que normalmente ate escaldava, esta sempre frio ate parece que esta desligado, naturalmente vai aumentar a vida útil do mesmo ....
as velocidades de ligação, não notei grande melhoria embora me pareça mais estável

Desvantagens....
ate agora não encontrei nenhuma ;)

abraço e Feliz Ano Novo para todos :beerchug:
 
Última edição:
Loo0l ha cada coisa.. eu ja tive um router desses, aquecia muito mesmo, as vezes caía a ligazao e para voltar a establecer tinha de desligar o router durante algum tempo.. mas olha que isso nunca me passou pela cabeça xD

Cumprimentos
 
o meu traz uns "pés" muito porreiros, mas se nao tivesse já os tinha feito ou desenrascado com qualquer coisa que apanhasse a jeito
 
Eu não tenho nenhum router. Mas estou a ver que em vez de fazerem frigoríficos com televisão deviam fazer frigoríficos com routers lá dentro! Ou pelo menos com o espaço e as ligações necessárias!
 
Eu queria abrir o meu, mas como os parafusos estão debaixo do autoclante deixei tar. Como os orificios estão nos laods e em baixo, meti daquelas cenas azual que parece gelo :lol:

Funcionou, deixou de lagar (vá, o ping desceu um ou 2 ms...)
 
lol

bom a ideia e fixe mas agora vejamos
eu tenho uma rede entre duas casas e o modem k serve o router nao tem nenhum pc por perto e agora como posso eu ter uma baixa voltagem sem um pc por perto?
sera k o router internamente tem a mesma voltagem k um pc?
cump boas passagens
 
bom a ideia e fixe mas agora vejamos
eu tenho uma rede entre duas casas e o modem k serve o router nao tem nenhum pc por perto e agora como posso eu ter uma baixa voltagem sem um pc por perto?
sera k o router internamente tem a mesma voltagem k um pc?
cump boas passagens

ou arranjas um grande cabo USB, ou arranjas um transformador ;)
 
Estive vários anos com um Router do Clix, Aolynk, que aquece bem e com ele sempre ligado mesmo em picos de verão de mais de 35 graus e nunca queimou! Os routers são testados para funcionarem tal e qual como vem de origem e não faz sentido perder uma garantia de 2 anos a abrir a caixa do modem ou router para lhe espetar uma fan qualquer ou um cooler!

Isso de modem ou router fresco vai aumentar em 50 por cento a velocidade? não? Então para mim o melhor é ficar quieta! Tenho Router novo com 2 anos de garantia e não a quero perder a refrescar um equipamento feito e testado para trabalhar nas condições em que o fizeram.
 
Back
Topo