Como medir a tensão de uma fonte?

Boas,

Tenho uma fonte parada já a algum tempo pois desconfio que a tensão que debita esteja muito abaixo do aceitavel, como tal, será que alguem sabe como é que consigo medir a tensão real que vai para a motherboard?

Cumps
 
Usa um multimetro

Bom dia,

Para medires a tensão de uma fonte tens de usar um multimetro, no entanto se não estás habituado a usá-lo talvez não seja aconselhável o seu uso pois podes fazer algum curto circuito.

Manuel Costa
 
Presumo que queiras confirmar se por exemplo os 12 V ou o 5 V da fonte são mesmo isso
Como disse aqui o softinmotion precisas dum multímetro que deverás regular para voltímetro de tensáo contínuas (DC). A medição deve ser feita colocando ambas as pontas de prova em parelelo com os dois pontos onde pretendes averiguar a diferença de potencial (a tensão). Se tiveres o multímetro como voltímetro é dificil que estragues qq coisa mas no modo amperímetro é relativamente fácil se não souberes exactamente o que estás a fazer por isso usa isso com atenção.
 
Em poucas palavras, ou pelo menos mais simples.
Regulas o multimetro para DCV(contínua), em 20, para apresentar valores x.xx.
Para medir os 12v, deves colocar a ponta preta que deves colocar no multimetro como terra, e meter por exemplo numa molex num conector preto... e o vermelho que usas pra ler no Amarelo da molex.
Para os 5v repetes o mesmo procedimento, para Preto no Preto, Vermelho no Vermelho.
Para medir os 3.3v, é um bocado mais complicado, terás que ler no cabo ATX20/24pins(depende da tua fonte), mas é possivel ler!
Regra geral é assim... por isso se tiveres um multimetro não vai fugir à regra.
Se quiseres pics, tás à vontade ;)
 
Back
Topo