1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Como medir a tensão de uma fonte?

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Miguel Carvalho, 4 de Março de 2006. (Respostas: 4; Visualizações: 2087)

  1. Boas,

    Tenho uma fonte parada já a algum tempo pois desconfio que a tensão que debita esteja muito abaixo do aceitavel, como tal, será que alguem sabe como é que consigo medir a tensão real que vai para a motherboard?

    Cumps
     
  2. softinmotion

    softinmotion Power Member

    Usa um multimetro

    Bom dia,

    Para medires a tensão de uma fonte tens de usar um multimetro, no entanto se não estás habituado a usá-lo talvez não seja aconselhável o seu uso pois podes fazer algum curto circuito.

    Manuel Costa
     
  3. timber

    timber Zwame Advisor

    Presumo que queiras confirmar se por exemplo os 12 V ou o 5 V da fonte são mesmo isso
    Como disse aqui o softinmotion precisas dum multímetro que deverás regular para voltímetro de tensáo contínuas (DC). A medição deve ser feita colocando ambas as pontas de prova em parelelo com os dois pontos onde pretendes averiguar a diferença de potencial (a tensão). Se tiveres o multímetro como voltímetro é dificil que estragues qq coisa mas no modo amperímetro é relativamente fácil se não souberes exactamente o que estás a fazer por isso usa isso com atenção.
     
  4. MadOnion

    MadOnion Folding Member

    Em poucas palavras, ou pelo menos mais simples.
    Regulas o multimetro para DCV(contínua), em 20, para apresentar valores x.xx.
    Para medir os 12v, deves colocar a ponta preta que deves colocar no multimetro como terra, e meter por exemplo numa molex num conector preto... e o vermelho que usas pra ler no Amarelo da molex.
    Para os 5v repetes o mesmo procedimento, para Preto no Preto, Vermelho no Vermelho.
    Para medir os 3.3v, é um bocado mais complicado, terás que ler no cabo ATX20/24pins(depende da tua fonte), mas é possivel ler!
    Regra geral é assim... por isso se tiveres um multimetro não vai fugir à regra.
    Se quiseres pics, tás à vontade ;)
     

Partilhar esta Página