1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

como montar disco rigido interno ntfs no ubuntu

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por sp47, 24 de Março de 2008. (Respostas: 5; Visualizações: 6204)

1. boas

o meu problema é o seguinte: tenho 2 discos, um de 20 gb para o sistema (win xp) e outro de 160 gb (onde guardo propriamente tudo) ambos com ficheiros ntfs, este último passou-se da cabeça, quando iniciava o windows aparecia a famosa tela azul e ia abaixo. sei que o disco do sistema ta bom, porque quando nao tenho o de 160 gb ligado ele arranca normalmente.

bom e com isto, resolvi pesquisar um bocado na net, e vi que talvez fosse possível recuperar algo se tivesse um live cd. Consegui arranjar a versão ubuntu 7.10 . agora e assim, o que eu queria tentar fazer era montar apenas o disco de 160 gb se for possível, ligar um disco externo (ntfs), e tentar copiar as coisas de um para outro.

não percebo nada disto, porque é a primeira vez que vejo algo do Linux a correr, a única coisa que penso estar correcta é que o disco de 160 gb é o hdb1. De resto andei a tentar montar directorias, para depois conseguir montar o disco de 160 gb e nada.

se alguém tentar ajudar agradecia deste já

abraço

2. esquiso

esquiso Power Member

Se não queres escrever nele, basta

Código:
    sudo mount -t ntfs /dev/hdb1 /pasta/qualquer
    Em que /pasta/qualquer uma qualquer pasta do sistema. Tanto pode ser uma criada por ti como uma já existe. /home/$USER pode ser uma boa solução.

Caso queiras escrever lá (penso que o 7.10 já tem o ntfs-3g instalado, se não tive basta fazer sudo aptitude install ntfs-3g)

Código:
    sudo mount -t ntfs-3g /dev/hdb1 /pasta/qualquer

3. fiz aquilo que disseste:

sudo mount -t ntfs /dev/hdb1 /home/ubuntu/documents

(usei uma pasta ja existente)

e apareceu isto:

$LogFile indicates unclean shutdown (0, 1)
    Failed to mount "/dev/hdb1": Operation not supported
    Mount is denied because NTFS is marked to be in use. Choose one action:

Choice 1: If you have Windows then disconnect the external devices
    by clicking on the "Safely Remove Hardware" icon in the Windows
    taskbar then shutdown Windows cleanly.

Choice 2: If you don´t have Windows then can use the "force" option for your own
    responsibility. For example type on the command line:

mout -t ntfs-3g /dev/hdb1 /home/ubuntu/documents -o force

Or add the option to the relevant row in the /etc/fstab file:

/dev/hdb1 /home/ubuntu/documents ntfs-3g defaults, force 0 0

Eu nem sequer estou a ligar o disco externo, estou a tentar fazer isto por partes, primeiro montar o disco de 160 gb e só no fim ligar o disco externo para tirar o que tenho dentro do outro.

o que faço? sigo a opção 2?

obrigado desde já pela ajuda

4. esquiso

esquiso Power Member

Devido ao facto de o teu disco ter sido desligado de modo incorrecto da ultima vez, fruto do tal BSOD, ele está a dar esse aviso. Podes usar as soluções que estão ai descritas. Ir a um Windows, conectar e desligar ou tentares forçar o mount, à tua conta e risco.
    É só ler e ponderar.

5. obrigado pela atenção

fica bem

6. Tyran

Tyran Power Member

Podes tentar montar em read only (-ro penso) que já dá para ao menos veres ou copiares os ficheiros desse disco

cumpzz

Partilhar esta Página