1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Como montar um bastidor de redes

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por Slider_X, 7 de Janeiro de 2009. (Respostas: 11; Visualizações: 7216)

1. Boas pessoal

eu por acaso conheco algumas pessoas k participam neste forum so n sei k nicks é k utilizam...

eu inscrevi me neste forum prk eu estava a procura no google de como montar um bastidor de rede e sem crer vim parar aki neste forum sobre o assunto:

"Montagem de rede em fábrica"

e achei bastante interessante visto k eu kero saber mais sobre redes e principalmente bastidores...

pessoal eu gostaria k me pudessem ajudar a aprender mais sobre redes e como disse mais sobre bastidores e para isso vou imaginar um exercicio:

imaginemos uma escola de 3 edificios separados com uma distancia de 150 metros, cada edificio tem 3 pisos e em cada piso tem por exemplo 5 salas em k cada sala tem 10 computadores.

perguntas:

como montar esta rede?
    o que é preciso para a montar?

se me puderem ajudar eu agradecia bastante...

abracos pessoal

2. specialk

specialk Power Member

Bom dia, e bem vindo a este forum ;)

Não sei quais são os teus conhecimentos de informática e de redes, mas vou tentar ajudar

Sem conhecer bem esse projecto, diria que o mais indicado seria fazeres ligações entre os três edificios com fibra optica multimodo. Depois em cada piso terias um bastidor com dois switch (um de 48 portas + 1 de 24 portas). Deste modo terias ligações ethernet para os teus 50 computadores, e ainda terias uma margem razoavel para fazeres futuras ligações de equipamentos de redes. O cabo a utilizar pode ser o CAT5e ou o CAT6, mediante o teu orçamento (se bem que a diferença de preços ja não deve ser muito grande). Deves ter em consideração a localização de cada bastidor de modo a que a distancia deste às tomadas de redes não ultrapasse os 100 metros.

Espero ter ajudado

3. Boas specialk e pessoal

antes de tudo um obrigado pela ajuda que é muito boa e sempre bem vinda...

tenho um monte de duvidas mas graças ao specialk ja n sao tantas:

1 - duvida:

"localização de cada bastidor de modo a que a distancia deste às tomadas de redes não ultrapasse os 100 metros"

1- specialk o k keres dizer é k no piso 2 por exemplo a distancia desde o bastidor ate a ultima sala por exemplo n deve ultrapassar os 100 metros?

2 - O k acontece se ultrapassar os 100 metros?
    3 - imaginemos k desde o bastidor ate a ultima sala a distancia seja mesmo superior a 100 metros, o k fazer?

Se me puderem ajudar agradecia desde ja...

abracos pessoal

4. hgdn

hgdn Power Member

Os cabos de rede mais comuns têm um limite aconselhado de 100 metros, a partir daí começas a ter degradação de sinal (ou não, as coisas nem sempre são assim tão lineares).

Quanto à pergunta inicial, a primeira coisa a fazer é o planeamento do projecto. Tens que tentar perceber quais as necessidades principais para evitar fazer uma infraestrutura demasiado cara ou uma aquém das necessidades.

Depois é basicamente como o specialk disse.

5. specialk

specialk Power Member

Pois, é isso mesmo... Alem dos 100 metros, podes continuar a receber sinal, mas já não é garantido que o recebas nas melhores condições, sem degradações.

O planeamento, como foi dito é mto importante. Tens de planear dois aspectos: a componente passiva (cabos, tomadas, etc) e a componente activa (routers, switch, Acess Points, etc).

O que te aconselhava a fazer era planeares a componente passiva, de modo a que esta te dure pelo menos uns 8 - 10 anos, ou ainda mais. Para isso tens de fazer conta com possiveis aumentos de computadores, etc. Como podes ver, é muito constrangedor, teres um dia mais tarde, de abrir buracos em paredes, para conseguires acrescentar pontos de rede.

Quanto á componente activa, nunca é aconselhavel planea-la muito alem de 3-5 anos. Porque se vais comprar a melhor tecnologia hoje, gastas muito €€ e daqui a uns 3 anos já existe tecnologia muito melhor e mais barata. Por isso, deves comprar equipamentos, que satisfaçam as necessidades actuais....

Cumprimentos

6. RAPMAD

RAPMAD Power Member

Boas,

Conf. Muito leve tem que ser muito mais desenvolvido.

No edifício:
    Bastidor em cada edifício deve ficar o mais central possível
    no teu caso 1 andar no centro, para que a distâncias fiquem mais uniforme,
    para que por ex: o cabo mais comprido fique no max. com 55m (pois o sinal está sempre a degradar-se, quanto mais comprido mais degradado fica o sinal.
    Tem que se ter cuidado para saber se os cabos passam perto de interferências eléctricas (motores eléctricos)ai deves usar cabo ftp, (muitas vezes n resolve, só com fibra) para o resto utp. A medida max de ponta a ponta é 100m (mas passado só 95m o restante é patch cords que liga das tomadas ao pc e da régua do bastidor ao switch).

Os switchs para os utilizadores rede aqui é a 100Mbit.
    (se tiveres departamentos com streaming video,
    ou topografias trabalham com ficheiros grandes ai a rede deve ser giga),
    Entre switchs com uplink gigabit + link aggregation entre switchs (no mesmo edifico se for necessário+que 1 switch).
    Tens que ter switchs que suportem Link aggregation, Vlans e STP Spanning tree protocol

Entre edifícios:
    Para ligar cada edifício (Backbone) Fibra multimode (mais barato) em link aggregation pois tem mais de 100m
    E se possível "Um mimo" fazer triangulação entre os edifícios e activar STP com link aggregation.
    Nos 3 edifícios seleccionar o principal e por um switch core todo giga para controlar link aggregation e a criação de Vlans acho que é importante para separar os departamentos.
    Com o core controlas os outros switchs.

Espero ter dados umas dicas, e é possível que tenha erros, pois foi tudo de cabeça:confused:.

Cumprimentos

7. Boas pessoal

eu estou bastante contente pela dicas pois sao muito interessantes...
    mas infelizmente eu percebo pouco de redes e gracas a voces eu estou a aprender mais sobre o assunto pois eu adoro redes...lol
    O k sei sobre redes é montar redes domesticas e isso qualquer pessoa faz hj em dia mas o k eu kero mesmo saber
    sao os detalhes tecnicos mais aprofundados como por exemplo:

1 - tentar perceber quais as necessidades principais para evitar fazer uma infra-estrutura demasiado cara ou uma aquém das necessidades; -->"hgdn"
    2 - planeamento: componente passiva e activa; -->"specialk"
    3 - diferença de cabo utp e ftp;

em relação a tudo o k o nosso amigo "RAPMAD" disse eu percebi mais ou menos mas se n for muito incomodo será k me poderia fazer uma explicaçao mais profunda sobre:

1 - rede giga
    2 - switchs com uplink gigabit
    3 - link aggregation entre switchs
    4 - switchs que suportem Link aggregation
    5 - Vlans e STP Spanning tree protocol
    6 - Backbone
    7 - Fibra multimode
    8 - fazer triangulação entre os edifícios e activar STP com link aggregation
    9 - seleccionar o principal e por um switch core todo giga para controlar link aggregation e a criação de Vlans acho que é importante para separar os departamentos.
    Com o core controlas os outros switchs.

esta ultima parte achei bastante empolgante pois é aki k vai estar o poder da rede inteira pelo k percebi, agora so preciso
    de saber detalhadamente cmo o fazer...

pessoal eu espero n estar a incomodar-vos com as minhas perguntas pois
    tudo o k dizem eu tento ler e dps analisar e dps de analisar ir ao google...

o objectivos destas perguntas são para q eu mais tarde possa fazer um projecto de rede:

ir ao local onde será efectuada a instalação da rede e estudar bem o local, fazer mesmo um mapa do local para
    se puder fazer apontamentos:

dps saber k material levar, onde serão colocados os computadores, onde vao passar os cabos,
    onde serao colocadas as tomadas, como ligar os cabos nas reguas do bastidor, cmo fazer essas ligações no bastidor etc...

ja fikei a perceber sobre a distancia entre o bastidor(router/switche/hubs, etc...) e computadores n deve ser mais que 95 metros pois
    o sinal vai ficando fraco e isso n pode ser, uma das soluções é meter os bastidores(router/switche/hubs, etc...) no centro do edificio para que assim a distacia maxima seja 50 metros mais ou menos...

pessoal se n s importarem de me tirar as duvidas eu garanto-vos k sairei daki a perceber cada vez mais de redes graças a vcs e o k posso fazer se me ajudarem é
    aprender pois devo isso a voces...

Pessoal obridaço e até a proxima...abraços

Última edição: 9 de Janeiro de 2009
  8. hgdn

hgdn Power Member

O planeamento tem que ser feito segundo as necessidades, ou seja, apesar de se dizer "a rede tem que ser bem feita e para isso tem que se comprar isto e isto" há sempre o cliente, que na maioria das vezes responde com "e não há maneira de fazer isso mais simples e barato?". Nesse sentido, como és tu que dás a cara e estás a provar o teu trabalho, tens que anallizar muito bem a situação e tentar perceber se existem soluções mais baratas dentro das necessidades.

Depois também es confrontado com outras situações em que, pelas necessidades evidentes da rede, sabes que tens (ou não) que usar uma infrastrutura mais fiavél, segura, rápida, etc etc.

9. RAPMAD

RAPMAD Power Member

Bem vamos ver se nos entendemos,
    Se não sabes o que é uma rede Giga(Gigabit), uplink, cabo utp, stp, ftp como vais fazer um projecto de redes, que já aparenta ser elevado grau de conhecimentos?
    Acho que devias tirar um curso de redes, e ler FCA Título:Redes de Computadores - Locais e Wireless - Curso Completo (Este não conheço mas parece adequado para iniciar.)
    Depois tens de saber as medidas do edifício, se vai levar wireless? e um monte de outras informações cruciais para poderes fazer o projecto.

Para já esquece o que é o Vlans e STP Spanning tree protocol

Eu não te posso estar aqui a dizer a explicar assim tudo,
    pq não vais perceber como funciona, é muita informação e alguma complexa.
    O que posso fazer é dar links da wiki e ver se entendes o que vem lá.

Acho que deve ler isto primeiro antes de nada:
    http://en.wikipedia.org/wiki/Computer_network <- Topologia de rede, e alguns equipamentos.

tipos de cabo (utp, stp e ftp) :
    http://en.wikipedia.org/wiki/Twisted_pair

Como funciona modelo OSI:
    http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=141158 <-Está muito bom e em Pt.

1- rede giga (gigabit) -> http://en.wikipedia.org/wiki/Gigabit_ethernet
    2- switchs com uplink gigabit -> É a porta(s) de um switch especificas para ligar switch a switch.
    3- link aggregation -> http://en.wikipedia.org/wiki/Link_aggregation
    4 - switchs que suportem Link aggregation -> http://en.wikipedia.org/wiki/Link_aggregation
    5- Vlans e STP Spanning tree protocol
    STP ->http://en.wikipedia.org/wiki/Spanning_tree_protocol
    Vlans -> http://en.wikipedia.org/wiki/VLAN
    6- Backbone -> http://en.wikipedia.org/wiki/Backbone_network
    7- Tipos de fibra-> http://en.wikipedia.org/wiki/Optical_fiber
    8 - Depois de perceberes o que é STP, entendes que o que queria dizer
    era unir os Edificos A -> B-> C-> A (Mas acho melhor esquecer esta parte até entenderes o básico)
    9- Switch core de layer 3, quis dizer controla no sentido que tem as config. das vlans é uma mistura de switch com router, switch principal, com maior capacidade de processamento.
    10- Layer 3 (camada 3 do modelo OSI)

Cumprimentos

10. Kain

Kain Power Member

Para leigos(+/-)

1º por norma podes ter 3 velocidades para uma rede. Podes ter Ethernet normal (10mb por segundo), Fast Ethernet( 100mb por segundo) ou Gigabit Ethernet (1000mb por segundo). Um arede a giga é uma rede completamente a Gigabit.

2º basicamente são switch que têm portas de ligação entre eles a funcionar a gigabit. Uma porta de uplink pode ser uma porta que liga a outro switch ou a um router por ex.

5º Vlan é a capacidade de ter um switch de por ex. 48 portas em que 24 pertencem a uma rede e as outras 24 pertencem a outra( ok versão extremamente simplista). Permite por ex. dividires a rede por departamentos em que ele podem ou não comunicar entre si.
    STP ou Spanning Tree Protocol é um modo de evitar loops na rede( que podem matar as tuas comunicações). se pegares em dois switch (tb funca acontece so com um) e ligares dois cabos do switch A ao switch B vais criar um loop. Ao comunicar (devido ao modo como os switch funcionam) os pacotes que não têm destino são enviados pelo switch A usando o cabo 1 e voltam ao mesmo switch pelo cabo 2 e andam em circulos atrasando toda a rede até ir td abaixo.
    O que o STP faz é que qnd detecta um loop desactiva uma das portas quebrando o loop.

3º e 4º Link aggregation é a capacidade de usar mais do que uma ligação para outro switch( sem matar td devido aos loops). Basicamente se ligares o switch A ao B com uplink gigabit estes vao ficar ligados a 1000mbs por segundo. com link aggregation podes por exemplo juntar mais 1 cabo e criar uma unica ligação a 2000mbs por segundo sem que o STP te desactive o segundo link.

8º Cria redundancia de ligações e evita bottlenecks (em disaster recovery redundancia é sempre bom)

9º Se tiveres por exemplo um switch cisco de layer 3 como core vais poder usar uma coisinha gira chamada CEF que te vai permitir uma maior velocidade na movimentação. Podes ainda dispensar a utilização de um router para interligar as varias VLANS que cries.

Claro que estas dicas são para ai 1% do que tens de saber sobre estas tecnologias se quiseres elaborar um projecto decente.

Não sei quais são as necessidades dessa escola e quais os recursos financeiros de que dispõem mas algo decente para ficar a funcionar uns bons anitos não se faz sem o minimo de conhecimentos. Um gajo podia chegar ai e dizer que convinha teres uma ligação a 10gb entre edifícios, que tinhas de ter HSRP entre os switch de core, que convinha teres layer 3 na distribution layer e no final tinhas de vender a escola para pagar o equipamento.

Todos te podem dar um cenário ideal by the book o que não quer dizer que seja bom para essa realidade.

IMHO arranja alguem que realmente entenda de redes e pede um projecto mediante as possibilidades financeiras da escola.

11. specialk

specialk Power Member

2 - planeamento: componente passiva e activa; -->"specialk"

Boas,

O que eu queria dizer é o que ja foi aqui dito... Deves planear a infra-etrutura de acordo com as tuas necessidades, tendo em conta, os sitios por onde passam os cabos, o numero de tomadas "a mais" que deixas para possiveis upgrades, etc. Porque mais tarde, um switch é facil de subtituir, mas fazer novas furações nos edificios para passar mais cabos, já é mais complicado.

Qualque duvida avisa ;)

cumpz

12. Boas pessoal

Antes de tudo queria agradecer-vos pelo vosso tempo, dedicação e tambem pelas dicas k têm dado até agora...agora graças as vossas dicas eu ja n m sinto tao perdido quando penso em estudar redes, agora ja tenho um rumo e vontade de aprender mais sobre redes...

RAPMAD - antes de tudo isto foi só uma imaginação de uma rede para eu ficar a perceber mais ou menos o geral de uma rede...

Pessoal obrigado e até a proxima....

abraços

Partilhar esta Página