Como montar um servidor?

jjmaia

What is folding?
Quero montar um servidor para 3 coisas:

- Será para backups; desta forma todo o meu material de vídeo e áudio ficara nele, desocupando espaço no HTPC e no PC. Desta forma tenho mais 1 cópia dos meus documentos.

- Será para poupar energia; Em vez de deixar o meu pc a sacar, seja o que for, fica o servidor, gastando muito menos energia.

- Servidor de net.

Com estas 3 condições, que hardware me aconselham? Tenciono comprar (quase) tudo usado.

Apenas preciso de: CPU; Board; RAM; PSU; Placa de rede e HDD (para o HTPC, não para o servidor).

HDD vou usar o do meu HTPC, um Seagate com 500Gb (deve ter uns 4/5 meses). Aproveito para pedir que me aconselhem um HDD pequeno (mínimo 60Gb) e silêncioso para o HTPC.

CPU + Board pensei num atom. Esta board dá para fazer RAID? Quero fazer aquele RAID mirror, mas não para já. QUero no entanto que esteja preparado para isso de futuro.

A questão aqui prende-se com o SO. Tenho um XP e um Vista originais. Um no PC, outro no HTPC. Não estou para sacar e ter problemas por ter SO crakado, logo a solução será linux.

Peso então a vossa ajuda para escolher um linux. Resta saber também se o hardware escolhido aguenta com tudo, e se conseguirei ter acesso aos conteúdos no HDD do servidor com linux através de windows (XP e vista).

Bastará 1Gb ou será melhor 2Gb de RAM? (tenho ideia de que 1Gb chega perfeitamente).

PSU, se for um atom, serei obrigado a ter uma fonte não mais do que 400w. Já andei a ver os classificados e o miau, e devo gastar uns 5€ (sem portes) numa, pergunto-me é se uma de marca branca não deverá dar problemas.

A ultima questão é se poderei usar o servidor para "dar" net em vez de um router, e se terei alguma vantagem nisso :)

Obrigado.
 
Última edição:
Back
Topo