1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

Como mudar do WIN XP para 98??

Discussão em 'Windows Desktop e Surface' iniciada por Raines, 28 de Dezembro de 2002. (Respostas: 6; Visualizações: 1795)

1. Raines

Raines Power Member

Um amigo meu tem o win Xp no disco e ker formatar para por o 98, mas nao consegue.

Como fazer???

Ele diz k nao lhe deixa formatar para por o 98

2. AwakE

AwakE Banido

Não deixa?? Ele n tem palavra nisto. :D

Enfia-lhe uma diskette de arranque com DOS a ver se ele deixa ou n deixa. Se não arranjares uma diskette DOS, o Partition Magic por exemplo deixa-te criar uma. Fazes reboot com essa diskette e depois podes usar ou o Fdisk ou o proprio Partition Magic (akilo fica a correr nunca modo gráfico mas n sei suportado pq).

3. ALEX

ALEX Banido

ou entao o CD so win 98 SE em PT , faz boot e é sempre a abrir....

4. FELiYCORA

FELiYCORA 1st Folding then Sex

Raines, o que acontece é que o sistema de ficheiros encontra-se em NTFS. Para formatar o disco terás de eliminar a partição.

Se tiveres o Windows 98 de raíz (ou seja, que se pode instalar num sistema formatado, sem ser preciso ter um Windows anterior para fazer update) faz o seguinte:

1. Cria uma disquete de arranque do Windows 98 se não tiveres uma (para a criar vais a um computador com Win98 a Painel de Controlo>Adicionar/Remover Programas>Disquete de arranque). Se tiveres és dos meus, para mim uma disquete de arranque do Win98 é como uma bóia no oceano.
    2. Insere a disquete na drive e reinicia o PC. Ele vai reconhecer a disquete e vai carregar o boot da disquete de arranque. Quando te aparecer um menu para escolheres entre duas opções (Carregar com controladores de CD-ROM ou Carregar sem controladores de CD-ROM) podes escolher a 2ª já que mais tarde vais ter de reiniciar o PC novamente e a 2ª não demora tanto tempo a carregar.
    3. Quando acabar de carregar vai-te aparecer uma linha de comandos DOS. Aí escreves "fdisk" (sem aspas "") e carregas em ENTER. Vais entrar no FDISK, e vai-te perguntar se queres activar uma merdita para discos de grande capacidade e dizes SIM (S). Depois entras no menu, ai tens uma série de opções, entras em Eliminar Partições, número 3 se não me engano. Depois vai abrir um submenu onde irás escolher a opção Eliminar Partição de outro Sistema Operativo, depois é só escolher a partição correspondente à partição onde o XP está instalado e confirmas a eliminação.
    4. Agora vais ao menu inicial do FDISK e escolhes a opção Criar Partição (1, penso). Depois escolhes Criar Partição Principal (axo que é esse o nome), sei ke é a opção nº 1. Aí crias a partição com o tamanho desejado (se só quiseres uma metes o tamanho total do disco) e continuas. Quando o processo terminar podes dar um nome à partição se assim desejares (se não quiseres não metas nome e carrega no ENTER).
    5. Sai do FDISK e reinicia o PC com a disquete de arranque na drive (podes carregar no reset que não tem mal nenhum ou escrever RESTART na linha de comandos). Voltas ao mesmo do passo 2, só que agora podes escolher Carregar os controladores do CD-ROM. Quando terminar de carregar o boot de arranque fazes FORMAT C: na linha de comandos, mas atenção que tens que estar na disquete (A:/>) não podes estar na unidade C: (C:/>) (se estiveres basta fazeres a: na linha de comandos e carregar em ENTER) e deixas acabar de formatar.
    6. Agora tens duas opções: ou começas a instalação pela linha de comandos ou fazes a instalação pelo BOOT do cd do WINDOWS 98 (isto se ele for de raiz). Como já estás na linha de comandos opta por esta opção: mete o CD do WinXP na drive de CD-ROM e se a drive de disquete for D: escreves d: na linha de comandos e carregas em ENTER e depois escreves "config" ou "setup" (já não me lembro qual é, exprimenta) e carregas em ENTER. Vais entrar na istalação, a partir daí ja deves saber o que fazer.
      [/list=1]

Se não tiveres o Win98 de raíz fazes tudo igual até ao passo 5 (contando com o 5) e em vez de instalares o Win98 instalas o 95 e ao acabares a instalação do Win95 entras no Windows, metes o CD do Win98 na drive e fazes a instalação pelo Windows... simples!

5. jfbbms

jfbbms Power Member

outra opcao mais simples : arrancas com o cd do winxp, quando pedir particao apra instalares o xp, das a particao onde ele se encontra e depois tens a opcao de formatar, formatas em fat, quando acabar, fazes reboot pelo botao ou desligas o pc e ligas o pc com o cd do 98 no cdrom....

6. Raines

Raines Power Member

obrigado a todos pessoal!!!!

o meu colega tirou o disco e formatou o no pc dele e voltou a mete lo1!!!!!

estranho nao dar para arrancar no pc e no dele deu!!!!!

7. Sacripanta

Sacripanta SuperModeradorzinho
    Staff Member

lamento ter chegado tão atrasado, mas n era necessário formatar o disco. Bastava ir ao Add/Remove do XP e remover o animal como se de um progarama se tratasse.

Já tive este prob e foi assim que o resolvi.. Bem, fica a informação para quem necessite;)

Partilhar esta Página