Como não perder "a mão" quando se muda para cargos em que se programa menos?

Reptil

Power Member
Basicamente nos últimos anos tenho sido confrontado com um dilema e tenho sentido uma certa necessidade de falar/obter dicas de pessoas na mesma situação [emoji16]

Comecei a trabalhar como programador/software engineer/seja o que for que a empresa lhe chamava há exactamente 10 anos daqui uma semana. Andei por várias linguagens, mas na maioria Java e depois Javascript&Frameworks. Nos últimos 4 anos comecei a ocupar cargos de "management"/"leadership".

Primeiro a liderar uma equipa, e actualmente um departamento. Se com uma equipa, tive que abdicar bastante do tempo que passava a programar, ao obter este segundo cargo, foram muito claros que teria que abdicar inteiramente de contribuir a nível de código.

E obviamente tenho passado algum tempo a tentar evoluir a nível pessoal nesses novos e diferentes cargos com diferentes responsabilidades, com os livros do costume, podcast, etc.

Mas ao mesmo tempo tenho estado preocupado com não perder a mão a nível tecnológico. Por um lado para poder ajudar a orientar decisões se tal for preciso, tendo bom entendimento da situação mas também apenas pela lógica de resolver algoritmos. No outro fizemos uma escape room online que precisava de alguma programação e senti que estava enferrujado em puramente chegar ao algoritmo certo para resolver.

Obrigado se lerem até agora [emoji16]
A pergunta que eu tinha era "o que é que fazem para contrariar isso?". Como se mantém a par da novidades e também continuar a praticar de vez em quando a parte de resolver problemas.
 
Vais acabar a ficar enferrujado, especialmente em novas tecnologias / frameworks que saem e nao tens tempo para brincar com elas. O truque é delegares, vais chegar a conclusao que vais ter pessoas na tua equipa melhor que tu a nivel tecnico. Eu pessoalmente continuo a ler artigos e de vez em quando pego num spike e faço uns POC para nao perder o gosto!
 
Eu sempre o fiz. No horário de trabalho nunca tens tempo para estudar novas tecnologias.
Tenho uma questão em relação a isso, sendo que estás numa posição de manager, sentes necessidade de estar a par das melhores tecnologias ( e como funcionam) para fazer o teu papel, ou é mais pelo gosto de estar a par?
 
Tenho uma questão em relação a isso, sendo que estás numa posição de manager, sentes necessidade de estar a par das melhores tecnologias ( e como funcionam) para fazer o teu papel, ou é mais pelo gosto de estar a par?
Ambos!
Sempre gostei de desenvolvimento, não é algo que consiga largar.
Ter um cargo de liderança e deixar de conhecer as tecnologias é 1 tiro no pé enorme.
 
Back
Topo