Como o Darek Mihocka mudou de opinião na guerra Intel vs AMD

KoRn_vIruZ

Power Member
Já devem conhecê-lo:

darek.jpg


É programador e autor daquele grande artigo sobre o Pentium 4. Tem seguido a evolução das coisas e agora pensa que o PIV é o melhor. Leiam as suas razões aqui (round 4).

Aqui vai o sumário:

It All Adds Up - Pentium 4 is now the better choice over the AMD Athlon

Playing sleazy marketing games with the numbers. Missing ship dates again and again. Repeating past mistakes. Being the last to switch to new technology. Betting everything one type of memory. No longer having a price advantage. It's all bad news for AMD for the next while.

Do you see now how AMD has turned itself into Intel of 18 months ago? It is now in 2nd place again. It is playing catch up. It's resorting to bizarre marketing instead of shipping products on time. And that's never been a good thing when Intel did that. Or for that matter when AMD did that in the past with the marketing of the K6 processor.

The worst part for AMD about this whole mess is the bad timing. The economic depression last year stopped a lot of people from buying new hardware, causing a huge 80% price drop in some PC systems. AMD is too small to weather such a storm as easily as Intel.

Now that the economy is starting to pick up, people will start buying PCs again, especially since we're coming up on 3 years since the last big Y2K-fueled buying frenzy. People will be replacing those Y2K machines soon, and if AMD keeps up the high prices on the Athlon XP while delivering 2nd place performance, I can't see this being a good thing for them.

The Hammer is supposedly the Pentium 4-killing .13 micron faster-than-Athlon 64-bit screamer, but where is it??? If it doesn't ship this year, soon, AMD will miss the crucial Y2K replacement wave and miss this year's potentially huge Christmas shopping season.

Isto foi polémico e o Tom do amdzone.com está "pegado" com ele.
Opiniões anyone?
Eu acho que o Darek tem razão, pelo menos para quem vive nos US. :-D
 
isto é coisa de putos!!!

Eu lí o polémico artigo há uns anos atrás e fartei-me
de rir dos peidos que esse kromo escreveu. Pelos
vistos continua com problemas intestinais.
 
Era só para dizer que hoje a Intel comprou 100.000 acções da AMD.

Não foram muitas (para aí 0.03%), mas dá que pensar, não dá?


>The Hammer is supposedly the Pentium 4-killing .13 micron
>faster-than-Athlon 64-bit screamer, but where is it??? If it
>doesn't ship this year, soon, AMD will miss the crucial Y2K
>replacement wave and miss this year's potentially huge
>Christmas shopping season.
E viva a pressa com o Hammer..... a AMD tenciona mudar de arquitectura em 3 anos e o gajo acha que está a demorar muito. As transições P6 => P7 => P8 têm sido rápidas de caraças :D

Vaga de substituição de máquinas por causa do bug do milénio?? Hello!?!?!? E quem é que perdeu a vaga de substituição do Natal passado?


Enfim, as velhas lenga-lengas AMD vs. Intel que andam andam andam e nunca hão-de de ir a lado nenhum.




Ps: Não li nem vou ler esse artigo mas li algo que esse site escreveu sobre o chefão do AMDZone.com (Chris Tom) em que dizem que ele é uma fraude. Acho que aí têm razão :D
 
BlueJam_XP, ja te disse por várias vezes para n usares a imagem da assinatura como attachment!

Bem, voçês estão a dizer-me que estas discussões são todas originadas por este puto?

O meu rasteirinho F***ia este puto logo de uma vez... :D

Epá, sinceramente...


Strak, isso das acções é verdade? Isso é preocupante!!!
 
Não é preocupante porque nem é a 1ª vez que a Intel o faz, nem com 0.03% ela fica com grande controlo sobre a AMD :D


E não te preocupes porque que caso a Intel PENSASSE sequer em controlar a AMD, ia levar com processos anti-trust tão grandes em cima que iamos ficar com um novo monopólio de CPUs....da Cyrix :-D






Ps: Digamos que a Intel deve andar com uma fezada no negócio da AMD...
 
Havia de ser lindo...

ps: esqueceste-te da winchip, ou até esses ja foram pentear macacos?

Epa, quando olho para o puto, farto-me de rir... tem ar de anormal! Então aquela Gola da camisa... fica-lhe a matar... nos Anos 70!!!
 
Hello?
Está tudo a dormir? :o

Aquela foto é dos anos 70!
Agora o puto é grande, e mais inteligente do que muitos...

Só postei a foto porque achei engraçado.

Ah e confio mais neste gajo do que nas revistas e sites de reviews.

Straka,
Se lesses o artigo ficavas a saber a posição dele sobre o Hammer e verias que não é assim tão disparatada quanto isso.
 
opá, jovem, ao colocares aquela foto ridicula do "anormaloide", fiquei logo naquela... isto ou é Dia 1 de Abril, ou o puto é mais um daqueles do tal programa no Canal 1 do Fora de Série, ou qq cena do genero...

Bem, qq dia mando para lá o meu primo pequenino, que é fora de série, consegue partir mais de 12 carros em menos de 1 minuto!!! :D
 
Esse gajo pode ter crescido físicamente,
já intelectualmente *estagnou*.

Lí este último artigo do kromo e tanto
diz coisas certas como as maiores
barbaridades. Enfim, é um aprendiz
de feiticeiro.
 
KoRn,

>Straka,
>Se lesses o artigo ficavas a saber a posição dele sobre o
>Hammer e verias que não é assim tão disparatada quanto isso.

Pois, e se lesses o que escrevi, verias que nunca disse que a posição dele sobre o Hammer é disparatada. Até porque nem sei qual é.

O que é um disparate é estar com fogo no rabo a queixar-se da lentidão da chegada do Hammer. Que eu saiba, o simples facto da AMD já ter mostrado dois Hammer a funcionar é algo de excepcional.
Depois também se ventila que o stepping actual do Hammer está nos 1500MHz (aircooled), ora, jogado com os 15-20% de aumento de performance estimada sobre o Athlon (clock por clock) já dá para ver umas coisas.


Voltando às pressas....... o P6 chegou em 1995 e o P7 chegou em 2001. Do lado da AMD tivemos o K7 em 1999 por isso estar a pedir um K8 para o início de 2002 é estar a viver num planeta distante.

Além disso, o Hammer não é apenas mais uma arquitectura refinada, é QUASE uma revolução na maneira de fazer CPUs. E não é do pé para a mão que se faz uma coisa assim.... muito menos quando estamos a falar de uma empresa (AMD) que tem como adversária uma outra (Intel) que só no departamento de packaging de CPUs tem tantos trabalhadores como a AMD tem na FAB30 em Dresden <= de onde saiem todos os Athlon.




Parece que o problema desse rapazinho dos anos 70 é que tem uma visão muito limitada. Foi isso que o fez meter os pés pelas mãos quando deitou o PIV abaixo de uma maneira estúpida e é por isso que está agora a meter os pés pelas mãos quando diz que a AMD está a dormir.
Olhar só para o dia de hoje não permite tirar conclusões para o de amanhã.
 
Última edição:
Devia de haver uma coisa qq q desse pra assinar por baixo dos posts, q eu punha a minha assinatura aki no post do Straka.

Eu sou de facto um leigo, e nem sequer sabia q este gajo em causa existia, por isso não me posso estar mais a cag** pro q ele diz, mas não deixo de concordar com o q diz o strakata, especialmente no q se refere ao Hammer. Este CPU tem um pouco de tudo o q diz respeito a revolução, e a levar como verdade q a informação de q a Intel esta a desenvolver o yamhill, e q este a sair , irá ter um ano de atraso, mais coisa menos coisa, irá por a intel no papel de "seguidora" dos passos da AMD, coisa inédita no historial de ambas as empresas pelo menos nesta àrea e q pode ditar muita coisa no futuro dos CPUs e informática em geral. Com atraso ou não o certo é q o Hammer chegará ao mercado doméstico mais cedo (muito+) do q qq das soluções 64bits da Intel, apesar do Itanium ja andar por ai a algum tempo, e mesmo q a Intel esteja uns passos a frente neste momento (q tb é discutivel) as coisas podem ter um volte face total e avassalador qd o Hammer chegar. Este CPU vai implicar uma série de coisas novas pra se tirar partido, desde OS a programas, passando por chipsets, etc, etc,etc mas basicamente tudo o q se passar de agora ate lá é mato e arredores a não ser q a Intel tenha uma carta magica na manga e a lance antes ou pouco depois do hammer, mas axo q ja se teria ouvido falar nisso antes.

Eu tb não vejo vantagem em q haja um dominio total da AMD, sendo preferivel uma guerra equilibrada, por q ja todos sabemos o resultado de ambas as situações.
O q eu penso é q não são estes senhores q ditam as regras do jogo, e muito menos me tiram horas de sono com os seus comentários inflamados ou Biased ou whatever, pq eu preocupo-me mais com uns gajos q andam ai incognitos, trabalham de bata branca e são os unicos q sabem o q e vai acontecer realmente daki a pouco tempo, ou pelo menos têm ideias mais próximas da realidade, no minimo ao q à empresa deles diz respeito.

Eu é q sou impaciente com o tempo q as revoluções demoram a sair. Agarrem-me q eu sou maluco!!! :003: :001: :-D
 
Strakata,

tu para mudares de opinião também estas pelas curvas.
Agora o gajo já é *idiota*? Foram várias as vezes que
fizeste referencia ao artigo do idiota sobre o P4.

Enfim, vocês mudam mais vezes de opinião do que as *******
de clientes.

Silver,

"Eu sou de facto um leigo, e nem sequer sabia q este gajo em causa existia,.."

Leigos somos todos um pouco mais ignorar o até há bem pouco
tempo deus-mor dos AMDistas é não estar atento. :)

"refere ao Hammer. Este CPU tem um pouco de tudo o q diz respeito a revolução,.."

Olha que não é bem o hammer que é revolucionário.
A passagem de 32 para 64bits é apenas uma operação
de cosmética, não é trivial mas não é espetacular.
Se para ti a revolução do hammer é incluir as SSE2 da Intel,
bem, é uma opinião. :)

A grande revolução do hammer chama-se hypertransport
e passar os controladores do acesso à memória (entre outros)
para o core.


" e a levar como verdade q a informação de q a Intel esta a desenvolver o yamhill, e q este a sair , irá ter um ano de atraso, "

Se fosse a tí não me fiava na Maria. Talvez a surpresa
apareça antes na altura do lançamento dos 0.09''.

"mais coisa menos coisa, irá por a intel no papel de "seguidora" dos passos da AMD, coisa inédita no historial de ambas as empresas pelo menos nesta àrea e q pode ditar muita coisa no futuro dos CPUs e informática em geral."

Seguir o quê, importas-te de nos explicar? Se te referes
ao hypertransport talvez até seja uma boa ideia se bem
que a Intel tem soluções bem melhores embora mais caras.


" Com atraso ou não o certo é q o Hammer chegará ao mercado doméstico mais cedo (muito+) do q qq das soluções 64bits da Intel"

Acorda pá, a Intel já tem uma solução 64bits há mais de
um ano embora seja orientado para outro mercado.
Tu tens alguns conhecimentos técnicos para saberes o que
representa os 64bits do ponto de vista da programação?
Pelo que escreves é zero e bem mais à esquerda que o
PSR.

Mas descança que a Intel lançara um 64bits prós probrezinhos
quando for *necessário*. O mercado levou mais de 2 anos
a perceber que as SSE2 são para se usar e levará mais de 3 anos
a tirar partido dos 64bits.


", apesar do Itanium ja andar por ai a algum tempo, e mesmo q a Intel esteja uns passos a frente neste momento (q tb é discutivel)"

Bolas, não tinha lido. Tu consegues contradizer-te na mesma
frase. É obra.

" as coisas podem ter um volte face total e avassalador qd o Hammer chegar."

Espero bem que sim principalmente para pessoas que
precisam de PCs dual processor baratos e muito bons como
vão ser os hammers, espero.

" Este CPU vai implicar uma série de coisas novas pra se tirar partido, desde OS a programas, passando por chipsets, etc, etc,etc mas basicamente tudo o q se passar de agora ate lá é mato e arredores a não ser q a Intel tenha uma carta magica na manga e a lance antes ou pouco depois do hammer, mas axo q ja se teria ouvido falar nisso antes. "

Não acredites em milagres nem ponhas a carroça à frente
dos bois.

"Eu tb não vejo vantagem em q haja um dominio total da AMD, sendo preferivel uma guerra equilibrada, por q ja todos sabemos o resultado de ambas as situações. "

Descança que isso muito dificilmente acontecerá pq o $
é quem mais ordena.


"Eu é q sou impaciente com o tempo q as revoluções demoram a sair. Agarrem-me q eu sou maluco!!! "

Quais revoluções? Ainda tou à espera da HDTV mas continuo
bem sentado e a dormir descançado.
 
Originally posted by Raptor
opá, jovem, ao colocares aquela foto ridicula do "anormaloide", fiquei logo naquela... isto ou é Dia 1 de Abril, ou o puto é mais um daqueles do tal programa no Canal 1 do Fora de Série, ou qq cena do genero...


LOL:-D :-D :-D Não é SPAM :-D
 
Acabou-se a paz no fórum.

Bem, eu estou pelo fórum de Overclocking caso alguém precise de mim.


Cya





Ps: JF pareceu-me que disseste que alguma vez apoiei o artigo idiota que o gajo meteu há uns tempos. Se de facto querias dizer isso és mentiroso porque era um artigo tão idiota que nem metade li; meia dúzia de paragrafos foram o suficiente para o deitar ao lixo.
 
Bem Vindo JF!!!

Pode-se dizer q entraste com um pé direito com um post digno desse nome :D

Eu respeito a tua opinião assim como a dos outros mas quero só salientar uns pontos q referiste:

" Com atraso ou não o certo é q o Hammer chegará ao mercado doméstico mais cedo (muito+) do q qq das soluções 64bits da Intel"
Acorda pá, a Intel já tem uma solução 64bits há mais de
um ano embora seja orientado para outro mercado.
Tu tens alguns conhecimentos técnicos para saberes o que
representa os 64bits do ponto de vista da programação?
Pelo que escreves é zero e bem mais à esquerda que o
PSR.
Mas descança que a Intel lançara um 64bits prós probrezinhos
quando for *necessário*. O mercado levou mais de 2 anos
a perceber que as SSE2 são para se usar e levará mais de 3 anos
a tirar partido dos 64bits.
", apesar do Itanium ja andar por ai a algum tempo, e mesmo q a Intel esteja uns passos a frente neste momento (q tb é discutivel)"
Bolas, não tinha lido. Tu consegues contradizer-te na mesma
frase. É obra.


O q eu disse foi q a Intel não tem nenhum processador c/ arquitectura 64 bits no mercado doméstico e q tal não aconteceria antes do lançamento do Hammer, e o Itanium apenas existe noutra faixa de mercado como sabemos o empresarial (servers), e ainda no outro dia andei a brincar com um (isto responde a tua questão dos meus conhecimentos técnicos?? :D ), sendo assim não me parece q me tenha contradito, mas no espiga.

"mais coisa menos coisa, irá por a intel no papel de "seguidora" dos passos da AMD, coisa inédita no historial de ambas as empresas pelo menos nesta àrea e q pode ditar muita coisa no futuro dos CPUs e informática em geral."

Seguir o quê, importas-te de nos explicar? Se te referes
ao hypertransport talvez até seja uma boa ideia se bem
que a Intel tem soluções bem melhores embora mais caras.


Eu refiro-me à arquitectura: Itanium - IA-64 - Compilação própria, estrutura própria, and soione...
Hammer: X86-64 ou coisa assim, Compilação própria, estrutura própria, and soione...
Logo, akela q chegar primeiro ao mercado doméstico tem a vantagem de se pioneira do ponto de vista de marketing e pode definir o rumo da evolução do mercado se for convincente nesse aspecto e no da performance, talvez "obrigando" a Intel a seguir esta arquitectura (dai ter surgido a história do yamhill, axo eu) ficando esta uma arquitectura desenvolvida pela AMD com as respectivas implicações a nivel financeiro, royalties, etc.
Se eu conheço bem a Intel, com o poderio financeiro q eles têm (e know-how técnico tb)vão acabar por se lembrar de alguma pra não ficarem pra trás (espero bem) mas com os dados (poucos) q tenho agora é este o panorama em q eu vejo as coisas.

JF, vai lá com calma com os teus posts, man, chegaste agora ao novo forum ainda vens fresquinho e com o sangue todo na guelra, nao tenho pedal pra ti man!! :-D
 
JFerreira,

"Enfim, vocês mudam mais vezes de opinião do que as *******
de clientes. "

Não podias ter usado outra analogia, como " quem muda de calças" tinha mesmo q ser as senhoras com a profissão mais antiga do mundo?
Vamos tentar moderar as nossas ideias.
 
... é que elas mudam mais vezes de clientes do que eu
de calças. Tás a ver não estas?

E quem andou no IST trata as ***** por tu cá tu lá.
São imensas as que *trabalham* à volta da catedral do
ensino superior do país.
 
Catedral?

hmm... :D

então a Cidade Universitária é a CAPITAL do ENSINO no País!!!


FCUL RULLEZ! :D


ps: sorry este spam... n resisti... n curto gajos do IST a defenderem "aquilo"!
 
Back
Topo