1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Como partilhar ficheiros entre 2 computadores por router wireless?

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por nmlembro, 21 de Fevereiro de 2008. (Respostas: 6; Visualizações: 4833)

1. nmlembro

nmlembro Power Member

Adquiri recentemente um router da smc,
    http://www.smc.com/index.cfm?event=viewProduct&localeCode=PT_PRT&cid=1&scid=119&pid=1627

com que liguei dois computadores com o windows xp por wireless, até aqui tudo bem, pq ao contrário do meu velhinho 56g da sitecom, este aguenta-se bem, só que agora pretendia fazer a troca de ficheiros entre eles, e como ainda sou principiante nisto das redes, gostaria que me ajudassem.
    Quero trocar ficheiros entre eles, porque isto com a pen nunca mais me safo.
    Expliquem-m por favor passo a passo como devo fazer.
    Obrigado
    SD

Última edição: 21 de Fevereiro de 2008
  2. amjpereira

amjpereira Folding Member

Em ambos os computadores defines um endereço IP na placa de rede de cada um tendo como Gateway o IP de acesso ao router, e os Ip's. Depois nas propriedades de O Meu Computador em Nome de computador, colocas o mesmo dominio e nomes diferentes, reinicias o PC e ja esta.

Exemplo

PC1

IP 192.168.1.5
    Mascara de sub-rede 255.255.255.0
    Gateway 192.168.1.1 (pode variar de router para router é geralmente o IP que costumas colocar para aceder a pagina de config do router.)

Nome XPT01
    Dominio Rede Pessoal, Casa, etc. etc.(aqui colocas um a tua escolha)

PC2

IP 192.168.1.6
    MSR 255.255.255.0
    Gateway IGUAL AO PC1

Nome XPT02
    Dominio IGUAL AO PC1

depois disto podes aceder atraves do comando executar colocando \\nome da maquina ou entao atraves do directorio Os Meus Locais na Rede.

Convem contudo em cada PC criares uma ou mais pastas partilhadas para poderem estar visiveis na rede, existem outras formas mas esta e a mais facil.

Melhores Cumprimentos

amjpereira

3. nmlembro

nmlembro Power Member

Ui, agora estou no trabalho, mas logo já tento isso, ver se deixo a pen de lado de uma vez por todas
    Obrigado

4. Ruben.Alves

Ruben.Alves Power Member

Boas
    Relativamente à configuração manual do ip, acho mais difícil.
    Mas já agora! Um router recente como este, não deveria vir já com DHCP por definição?
    Por norma eles costumam trazer isso já activo e é só ligar e já está :D

Um concelho, se procuras transferências mais rápidas de ficheiros entre eles, liga cabos no router, basta apenas a config automática do Windows e verás que é muito mais rápido.

Abraço

5. amjpereira

amjpereira Folding Member

O problema pelo menos na maior parte dos router que eu testei, é que se não estiver bem nomeadamente a range de IP's do router, ele pode atribuir de range diferente e como tal em alguns pode dar problemas.

Mas sim em principio é so preciso estar no mesmo dominio.

Melhores Cumprimentos

amjpereira

6. nmlembro

nmlembro Power Member

...

Isso que dizer k basta então fazer a partilha das pastas que o router faz o resto?

7. miraportuga

miraportuga Power Member

A maior parte dos routers nao atribui ranges de ips diferentes, pois trabalham apenas na subnet 255.255.255.0 ou acima, que é o suficiente para suportar 253 users. Portanto por aqui nao devera ser um problema.

Cumps

Partilhar esta Página