1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Como partilhar ficheiros entre duas redes distintas

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por AlfaBoy, 15 de Outubro de 2006. (Respostas: 6; Visualizações: 1123)

1. AlfaBoy

AlfaBoy Power Member

Montei a seguinte rede: internet <-> PC1(192.168.0.0) <-> Router <-> PC2 PC3(192.168.2.0)

Não sei bem porque mas não posso ter a mesma rede no PC1 e PC2 o router nao encaminha.
    No PC1 tenho W2003 server, nos outros Wxp
    Os computadores estão todos no mesmo grupo.

O meu problema é que queria partilhar ficheiros entre as duas redes e não estou a ver outra solução que nao seja com servidor FTP ou algo parecido porque a partilha do windows nao encontra as duas redes.

Ou esta-me a escapar alguma coisa ou entao nao é possivel ligar W2003 e Wxp!

2. DavidJamez

DavidJamez Power Member

convem ter os pc's todos na mesma gama de ip's....

3. AlfaBoy

AlfaBoy Power Member

Pois isso eu sei mas se nao tiver como posso fazer so com servidor de FTP.

Eu dos dois lados do router nao posso ter a mesma rede têm que ser diferentes :007:

4. avantix

avantix Power Member

Tens de ter as portas do router dentro da gama de cada rede distinta, ou seja, o PC1 na rede 192.168.0.0 tem de estar ligado a uma porta no router que tenha um interface com ip nessa rede, o mesmo se passa na outra rede, interface do outer.

Depois em cada PC tens de meter como gateway essa interface do router. Desta forma o teu PC1 se quiser falar com a outra rede, sabe que terá de falar com o router, e o router saberá reencaminhar os pacotes para a outra interface.

Não percebo é porque é que o router não te deixa ter os dois PCS na mesma rede .... isso é que é estranho!

5. muscat

muscat Power Member

Sem DHCP faz isto
    ROUTER:
    IP: 192.168.0.0 (é este, certo?)

PC1:
    IP: 192.168.0.1
    Sub-net Mask: 255.255.255.0
    Gateway: 192.168.0.0
    Preferred Dns Server: 192.168.0.0
    ---------------------------------
    PC2:
    IP: 192.168.0.2
    Sub-net Mask: 255.255.255.0
    Gateway: 192.168.0.0
    Preferred Dns Server: 192.168.0.0

Com DHCP activado no Router tem que dar, a menos que o servidor DHCP do Router esteja danificado, aí nos PC's colocas tudo em automático.

Tem que funcionar ....

6. ShadeX

ShadeX Power Member

Está a escapar-te até muita coisa.

1: Se a box w2k3 é para servir de proxy server, está no sitio certo, mas está no sitio errado para fileserver. E vice versa.

2: A box W2K3 nunca, e sublinha-se nunca vai ver os PCs da rede interna. O router trata disso.

3: Os PCs da rede interna conseguem ver o server. Mas nunca, e sublinha-se nunca outra vez, vão aparecer na vizinhança de rede. Essa bodega made by MS precisa de uma coisa chamada broadcast. E para o router, o broadcast destina-se á rede interna, nunca se propaga á outra. No entanto, se meteres no Windows Explorer o endereço do server (\\192.168.0.x) ele encontra a box, pq não vai andar á procura dela. Se não gostares de usar o método \\ipdabox, apesar de ser o mais rápido, podes sempre adicionar uma linha ao hosts com

nomedoserver ipdoserver

e o Windows faz a resolução.

Nada de estranho. A ideia de router é encaminhar pacotes de uma (sub)rede para outra. Se ele vê a mesma (sub)rede dos dois lados, é de esperar que se confunda. A serem dois segmentos da mesma rede não tinhas necessidade de um router e sim de uma bridge. Para ajudar á festa, o router em questão não será provavelmente uma box *nix, onde com alguma coerção podias convencer a dita a encaminhar tráfego nos dois sentidos, e sim um nat router barato off-the-shelf, que encaminha tudo o que vier de dentro para fora mas só encaminha o que vier de fora para dentro se e só se tiver sido iniciado do lado de dentro.

Obviamente, tudo isto, e estou a assumir isso baseado no problema que ele diz ter, acontece pq o PC1 está na porta WAN do router e os outros 2 estão no swich do dito. Se todos estivessem no switch não existia problemas, e nem o router estava a fazer nada ali.

Qqr modo, não vejo o propósito de um router ali... O que ele devia ter era:

Internet<>router<>w2k3<>switch<>PC's da rede interna

o que lhe dava um NAT cascade, com a dupla firewall implicita e possibilidade de forçar proxys á rede interna.

7. whee_man

whee_man Power Member

acho q se poseres a mascara em 255.255.0.0 quer no router quer nos pc estes passam a tar todos na mesma rede.

E convem atribuir ips a partir do 192.168.0.1, ja q normalmente o endereço da rede é o 192.168.0.0

cumps

Partilhar esta Página