Como partilhar ficheiros entre duas redes distintas

AlfaBoy

Power Member
Montei a seguinte rede: internet <-> PC1(192.168.0.0) <-> Router <-> PC2 PC3(192.168.2.0)

Não sei bem porque mas não posso ter a mesma rede no PC1 e PC2 o router nao encaminha.
No PC1 tenho W2003 server, nos outros Wxp
Os computadores estão todos no mesmo grupo.

O meu problema é que queria partilhar ficheiros entre as duas redes e não estou a ver outra solução que nao seja com servidor FTP ou algo parecido porque a partilha do windows nao encontra as duas redes.

Ou esta-me a escapar alguma coisa ou entao nao é possivel ligar W2003 e Wxp!
 
Pois isso eu sei mas se nao tiver como posso fazer so com servidor de FTP.

Eu dos dois lados do router nao posso ter a mesma rede têm que ser diferentes :007:
 
Tens de ter as portas do router dentro da gama de cada rede distinta, ou seja, o PC1 na rede 192.168.0.0 tem de estar ligado a uma porta no router que tenha um interface com ip nessa rede, o mesmo se passa na outra rede, interface do outer.

Depois em cada PC tens de meter como gateway essa interface do router. Desta forma o teu PC1 se quiser falar com a outra rede, sabe que terá de falar com o router, e o router saberá reencaminhar os pacotes para a outra interface.

Não percebo é porque é que o router não te deixa ter os dois PCS na mesma rede .... isso é que é estranho!
 
Sem DHCP faz isto
ROUTER:
IP: 192.168.0.0 (é este, certo?)

PC1:
IP: 192.168.0.1
Sub-net Mask: 255.255.255.0
Gateway: 192.168.0.0
Preferred Dns Server: 192.168.0.0
---------------------------------
PC2:
IP: 192.168.0.2
Sub-net Mask: 255.255.255.0
Gateway: 192.168.0.0
Preferred Dns Server: 192.168.0.0

Com DHCP activado no Router tem que dar, a menos que o servidor DHCP do Router esteja danificado, aí nos PC's colocas tudo em automático.

Tem que funcionar ....
 
Ou esta-me a escapar alguma coisa ou entao nao é possivel ligar W2003 e Wxp!

Está a escapar-te até muita coisa.

1: Se a box w2k3 é para servir de proxy server, está no sitio certo, mas está no sitio errado para fileserver. E vice versa.

2: A box W2K3 nunca, e sublinha-se nunca vai ver os PCs da rede interna. O router trata disso.

3: Os PCs da rede interna conseguem ver o server. Mas nunca, e sublinha-se nunca outra vez, vão aparecer na vizinhança de rede. Essa bodega made by MS precisa de uma coisa chamada broadcast. E para o router, o broadcast destina-se á rede interna, nunca se propaga á outra. No entanto, se meteres no Windows Explorer o endereço do server (\\192.168.0.x) ele encontra a box, pq não vai andar á procura dela. Se não gostares de usar o método \\ipdabox, apesar de ser o mais rápido, podes sempre adicionar uma linha ao hosts com

nomedoserver ipdoserver

e o Windows faz a resolução.

Não percebo é porque é que o router não te deixa ter os dois PCS na mesma rede .... isso é que é estranho!

Nada de estranho. A ideia de router é encaminhar pacotes de uma (sub)rede para outra. Se ele vê a mesma (sub)rede dos dois lados, é de esperar que se confunda. A serem dois segmentos da mesma rede não tinhas necessidade de um router e sim de uma bridge. Para ajudar á festa, o router em questão não será provavelmente uma box *nix, onde com alguma coerção podias convencer a dita a encaminhar tráfego nos dois sentidos, e sim um nat router barato off-the-shelf, que encaminha tudo o que vier de dentro para fora mas só encaminha o que vier de fora para dentro se e só se tiver sido iniciado do lado de dentro.

Obviamente, tudo isto, e estou a assumir isso baseado no problema que ele diz ter, acontece pq o PC1 está na porta WAN do router e os outros 2 estão no swich do dito. Se todos estivessem no switch não existia problemas, e nem o router estava a fazer nada ali.

Qqr modo, não vejo o propósito de um router ali... O que ele devia ter era:

Internet<>router<>w2k3<>switch<>PC's da rede interna

o que lhe dava um NAT cascade, com a dupla firewall implicita e possibilidade de forçar proxys á rede interna.
 
acho q se poseres a mascara em 255.255.0.0 quer no router quer nos pc estes passam a tar todos na mesma rede.

E convem atribuir ips a partir do 192.168.0.1, ja q normalmente o endereço da rede é o 192.168.0.0

cumps
 
Back
Topo