como planear uma aplicação?

crossroads

Power Member
Boas!

Tive uma ideia que quero desenvolver e fazer um programa. Por razões diversas deverá ser desenvolvido em Visual Basic.
Como quero fazer as coisas bem ando a planear o software e todas as suas componentes na minha cabeça e agora quero meter tudo em papel. Só que o problema agora está em como organizar tudo no papel. Como organizar tudo, como a informação deverá ser gerida e todas as outras opções e todos os módulos serem facilmente entendidos pelo programador?

Obgd!
 
boa pergunta !
Também não te posso ajudar só alguém com experiência mesmo em fazer projectos a um nivel profissional.

Mas acho esta discussão interessante.
 
boa pergunta !
Também não te posso ajudar só alguém com experiência mesmo em fazer projectos a um nivel profissional.

Mas acho esta discussão interessante.

O que tu queres chama-se Engenharia de software

Tens várias metodologias e ferramentas para fazer o que prentendes. Contudo isso é uma area muito abrangente pelo que não é possivel em duas ou três linhas dizer o que precias de fazer ou aprender.

vou-te dar umas dicas de navegação

Ferramentas:
- Visio
- Powedesigner
- CoolBiz
- CASE

Modelos
DFD
ERM
UML
CLASS DIAGRAMS
Activity Diagrams
CASE

etc, etc...
 
Boas!

Tive uma ideia que quero desenvolver e fazer um programa. Por razões diversas deverá ser desenvolvido em Visual Basic.
Como quero fazer as coisas bem ando a planear o software e todas as suas componentes na minha cabeça e agora quero meter tudo em papel. Só que o problema agora está em como organizar tudo no papel. Como organizar tudo, como a informação deverá ser gerida e todas as outras opções e todos os módulos serem facilmente entendidos pelo programador?

Obgd!

Começa por desenvolver "Casos de Uso" ou "Use Cases". Procura um pouco na net que encontra bastantes informação.
 
E uma coisa importante: organiza bem o teu código, de tal forma que a interface seja independente do código. Lembra-te "Release Often, Release Soon"
 
O essencial para desenvolver uma aplicação é, em primeiro, desenvolver uma especificação.

O que é?

Bem, uma especificação é um conjunto de regras e comportamentos que o programa deve exibir ao longo do seu tempo de funcionamento.
Não fazer o programa primeiro, e só depois fazer a especificação. Isso é um erro que muitos programadores fazem, infelizmente.
A vantagem de trabalhares com especificações é que planeias praticamente tudo à partida, e o programa que desenvolveres terá, em principio, todos os comportamentos que foram previstos na especificação.

Para JAVA, há um tipo de linguagem especifica para escrever especificações: chama-se JML (Java Modeling Language).
Já tive oportunidade de trabalhar com isto e gostei bastante.

Na minha faculdade está-se actualmente a investigar uma ferramenta chamada ConGu que compara a especificação escrita e o comportamento do programa, para verificar se existem falhas. Mas pronto, não vou falar mais disto, já que é offtopic.

Passo essencial: escrever uma especificação, pelas razões mencionadas acima.
 
Estou totalmente de acordo com a sugestão do UML..., mas..., é muito útil para quem já sabe lidar com esta ferramenta (e outras de Modelação de Dados), mas quem não conhece tem algo mais para aprender antes de passar à implementação..., e depois aprender a passar do desenho para a implementação propriamente dita...

Isto é muito giro de facto, e recomendo que aprendas, mas para já começa por brincares com rascunhos teus, diagramas que TU percebas e algumas tabelas de debug manual. Antes de passares à utilização dessas ferramentas convém saber pensar em detalhe, senão dá numa grande confusão....

abraços, Heckel
 
Obrigado a todos pelas contribuições!

Kikas: estive a ver alguns desses softwares e pareceram-me algo demasiado complexos para o que quero além de que teria que aprender mais um programa. Para mais parece-me que se resumem tudo a gráficos... Pelo menos encontrei um Open Source chamado DIA :)

SoundSurfer: Obrigado pela dica! Já encontrei coisas interessantes!

jaac: sim, o interface gráfico será independente, tal como eu estou a pensar.

souto: obgd pela dica! Pena que o programa seja em VB e não em java ;)

HecKel: Pois! Estou mesmo a ver que vou continuar com os meus papeis. Mas já ando a ver se passo isto de forma diferente!

Obgd a todos! Mas quem quiser dar mais umas dicas estê à vontade!

Um abraço!
 
Última edição:
Error handling

Acho que não tens que esquecer pensar sobre rotinas para gerir erros. Isso faz uma disserença grande entre os programmas dos amadores e profissionais.

Outra coisa - verificação dos dados que utilizador insira. Por ex. campo e-mail(caso vais ter) não tem que ter espaços e etc.... Assim vais ter menos problemas depois.

Caso vais ter muito código dentro de programa - faça notas(remarques) dentro de codigo para ti, :) para não esquecer. E depois ajuda imenso para encontrar aquela parte que precisas.

E, acho eu, o programa tem que ter uma filosofia, ou seja ha coisas que ela faz, e o que não faz. Porque não é possivel ter todo num sitio só.
 
Back
Topo