1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

como planear uma aplicação?

Discussão em 'Programação' iniciada por crossroads, 28 de Novembro de 2006. (Respostas: 10; Visualizações: 815)

1. crossroads

crossroads Power Member

Boas!

Tive uma ideia que quero desenvolver e fazer um programa. Por razões diversas deverá ser desenvolvido em Visual Basic.
    Como quero fazer as coisas bem ando a planear o software e todas as suas componentes na minha cabeça e agora quero meter tudo em papel. Só que o problema agora está em como organizar tudo no papel. Como organizar tudo, como a informação deverá ser gerida e todas as outras opções e todos os módulos serem facilmente entendidos pelo programador?

Obgd!

2. K0mA

K0mA Power Member

boa pergunta !
    Também não te posso ajudar só alguém com experiência mesmo em fazer projectos a um nivel profissional.

Mas acho esta discussão interessante.

3. KiKas

KiKas Power Member

O que tu queres chama-se Engenharia de software

Tens várias metodologias e ferramentas para fazer o que prentendes. Contudo isso é uma area muito abrangente pelo que não é possivel em duas ou três linhas dizer o que precias de fazer ou aprender.

vou-te dar umas dicas de navegação

Ferramentas:
    - Visio
    - Powedesigner
    - CoolBiz
    - CASE

Modelos
    DFD
    ERM
    UML
    CLASS DIAGRAMS
    Activity Diagrams
    CASE

etc, etc...

4. SoundSurfer

SoundSurfer Power Member

Começa por desenvolver "Casos de Uso" ou "Use Cases". Procura um pouco na net que encontra bastantes informação.

5. jaac

jaac Power Member

E uma coisa importante: organiza bem o teu código, de tal forma que a interface seja independente do código. Lembra-te "Release Often, Release Soon"

6. souto

souto To fold or to FOLD?

O essencial para desenvolver uma aplicação é, em primeiro, desenvolver uma especificação.

O que é?

Bem, uma especificação é um conjunto de regras e comportamentos que o programa deve exibir ao longo do seu tempo de funcionamento.
    Não fazer o programa primeiro, e só depois fazer a especificação. Isso é um erro que muitos programadores fazem, infelizmente.
    A vantagem de trabalhares com especificações é que planeias praticamente tudo à partida, e o programa que desenvolveres terá, em principio, todos os comportamentos que foram previstos na especificação.

Para JAVA, há um tipo de linguagem especifica para escrever especificações: chama-se JML (Java Modeling Language).
    Já tive oportunidade de trabalhar com isto e gostei bastante.

Na minha faculdade está-se actualmente a investigar uma ferramenta chamada ConGu que compara a especificação escrita e o comportamento do programa, para verificar se existem falhas. Mas pronto, não vou falar mais disto, já que é offtopic.

Passo essencial: escrever uma especificação, pelas razões mencionadas acima.

7. HecKel

HecKel The WORM

Estou totalmente de acordo com a sugestão do UML..., mas..., é muito útil para quem já sabe lidar com esta ferramenta (e outras de Modelação de Dados), mas quem não conhece tem algo mais para aprender antes de passar à implementação..., e depois aprender a passar do desenho para a implementação propriamente dita...

Isto é muito giro de facto, e recomendo que aprendas, mas para já começa por brincares com rascunhos teus, diagramas que TU percebas e algumas tabelas de debug manual. Antes de passares à utilização dessas ferramentas convém saber pensar em detalhe, senão dá numa grande confusão....

abraços, Heckel

8. crossroads

crossroads Power Member

Obrigado a todos pelas contribuições!

Kikas: estive a ver alguns desses softwares e pareceram-me algo demasiado complexos para o que quero além de que teria que aprender mais um programa. Para mais parece-me que se resumem tudo a gráficos... Pelo menos encontrei um Open Source chamado DIA :)

SoundSurfer: Obrigado pela dica! Já encontrei coisas interessantes!

jaac: sim, o interface gráfico será independente, tal como eu estou a pensar.

souto: obgd pela dica! Pena que o programa seja em VB e não em java ;)

HecKel: Pois! Estou mesmo a ver que vou continuar com os meus papeis. Mas já ando a ver se passo isto de forma diferente!

Obgd a todos! Mas quem quiser dar mais umas dicas estê à vontade!

Um abraço!

Última edição: 29 de Novembro de 2006
  9. 128500

128500 Power Member

Error handling

Acho que não tens que esquecer pensar sobre rotinas para gerir erros. Isso faz uma disserença grande entre os programmas dos amadores e profissionais.

Outra coisa - verificação dos dados que utilizador insira. Por ex. campo e-mail(caso vais ter) não tem que ter espaços e etc.... Assim vais ter menos problemas depois.

Caso vais ter muito código dentro de programa - faça notas(remarques) dentro de codigo para ti, :) para não esquecer. E depois ajuda imenso para encontrar aquela parte que precisas.

E, acho eu, o programa tem que ter uma filosofia, ou seja ha coisas que ela faz, e o que não faz. Porque não é possivel ter todo num sitio só.

10. daminufe_tig

daminufe_tig Power Member

não te esqueças de usar a identação no programa que isso é muito importante, porque o código fica mais bem organizado!! :)

11. crossroads

crossroads Power Member

Obgd por todas as dicas!
    Os programas que eu estive a ver funcionam basicamente à base de diagramas. É assim com tudo?

Partilhar esta Página