1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Como por a fan funcionar na fonte de alimentacao???

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por LoHnIl, 14 de Janeiro de 2004. (Respostas: 7; Visualizações: 913)

1. LoHnIl

LoHnIl Power Member

Boas,

Bem como tenho uma fan na fonte de alimentacao mt barulhenta resolvi comprar uma mais silenciosa pra substitui-la.
    A fan q vinha com a fonte apenas tem dois fios( vermelho e preto) q ligam directamente à placa da fonte mas a fan q comprei tem 3 fios(vermelho, branco e azul).
    Como nao percebo grande coisa de electronica nao sei como por esta nova fan a funcionar. Posso ignorar um dos fios??? Se sim, qual?

Tava a pensar cortar o fio da fan de origem e fazer uma ligacao só dos fios mas como sao diferentes nao sei...

Cumps,
    LoHnIl

2. SwimmerBoy

SwimmerBoy Folding Member

essas cores são muito estranhas...

mas um dos fios é o conta-rotações....

Podes cortar esse....

3. Finkel

Finkel Power Member

Conta rotações? Acho que é só o sensor para ver se tá ligada ou não. As rotações se não me engano contam-se pelos outros, conforme a voltagem. É claro que posso tar a dizer grande barbaridade :D .

Mas pela logica, o azul será a terra e o branco o sensor. suponho eu. Também tenho aqui uma em que a terra é verde eheh

4. SwimmerBoy

SwimmerBoy Folding Member

se tas a pensar cortar os fios, vai testando até a fan funcionar.....

nas fans k se compram à parte, um dos fios é o conta-rotações....

Não tem nada a ver com a voltagem...

O que acontece é k algumas board têm configurações para quando o cpu tá muito kente começarem a funcionar...

mas para fonte, vai ter k bulir sempre, se ñ PUF

5. kanguru

kanguru [email protected] Member

hmm o vermelho deve ser o +Vdd dps o branco ou azul seria a terra... na sei kual tenta o branco... se na der vai o azul :P

mas como eh cores estranhas... nao garanto nada. Tenta ligar a ventoinha fora da fonte... tipo ligas num dos fios que sai da fonte e ves qual a liga :)

6. LoHnIl

LoHnIl Power Member

Resolvido!

Bem, ja ta a workar.

O vcc era o vermelho, o azul era o terra e o branco era po conta-rotacoes.

Ja ta a funcionar e ja nao faz tanto barulho, valeu a pena!

Thanks ppl

Cumps,
    LoHnIl

7. LeeMan

LeeMan Power Member

TOu a pensar fazer a mesma coisa. Já agora que fan me aconselham para ser menos barulhenta?

8. LoHnIl

LoHnIl Power Member

A q eu comprei é uma PAPST GLE 80mm q apenas produz 12dB de ruido, notei um bom bocado a diferença. Só nao notei mais pk a fan do dissipador tambem faz um bcd de barulho.

Tb ha outra fan bastante silenciosa e até um pouco mais q esta q é a NOISEBLOCKER ULTRASILENT FAN S1 80mm q apenas produz 11dB de ruido.

Penso q qualquer uma destas deve servir bem.

Cumps,
    LoHnIl

Partilhar esta Página