1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Como por o disco?

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Raines, 11 de Maio de 2003. (Respostas: 14; Visualizações: 1005)

  1. Raines

    Raines Power Member

    viva tenho uma kt3 ultra ARU e tenho um disco de 30 gb em RAID.

    Como sera a melhor maneira de adicionar um de 80gb??

    em RAID, ou num canal IDE?

    obrigado
     
  2. vacalouca

    vacalouca Muuuuderador
    Staff Member

    Como é k tens só um disco em raid?Se calhar tem-lo ligado á controladora RAID,mas isso não significa k esteja em RAID...

    O meu conselho é k o ligues ao IDE,pois se fores fazer RAID 0,ficas apenas com 60Gb no total,enquanto assim ficavas com 110Gb...

    Fica bem
     
    Última edição: 12 de Maio de 2003
  3. WarLock

    WarLock Power Member

    ke grande confusão que vai nesta thread
     
  4. Raines

    Raines Power Member

    e assim so tenho 1 disco de 30

    esta ligado a ficha do RAID

    sei la o que e isso de 0 ou 1.....

    mas nao da para ter os dois disco independentes no RAID pois nao?

    e se for assim ligo em slave no primario ou slave no 2º?
     
  5. |[-BooT-]|

    |[-BooT-]| Folding Member

    sim... dá pra teres os dois discos ligados ao raid sem estarem em raid...

    a configuração predefinida das controladores eh JBOD (Just a Bunch Of Discs) portanto podes ligar na boa

    eu ja tive um disco de 30, um de 40 e dois de 80 ligados no raid sem estarem em raid
     
  6. kazuza

    kazuza Power Member

    ATENÇÃO!

    JBOD não faz com que os discos trabalhem independentemente!
    Cria um disco massivo, sem mirroring ou stripping, com a capacidade total dos discos somada:

    Se puseres 4 discos 40GB em JBOD, ficarás com um disco de 160GB, que começará por encher o primeiro disco, depois o segundo, e assim sucessivamente...

    Geralmente, nunca utilizo essa função...
     
  7. pesta

    pesta Power Member

    Dá para ligar um disco de 80 e outro de 30 em RAID 0 ? Julgava que não...

    Raines, vou tentar explicar o que sai: RAID 0 é teres, por exemplo, dois discos de 40 gigas ligados em paralelo e quando o SO detecta o(s) disco(s) detecta apenas um disco de 80. As taxas de transferência dos discos praticamente duplicam porque ele grava metade para cada disco, por exemplo, se tiveres a gravar um file de 600 megas ela grava 300 megas para cada disco, ou seja, bem mais rápido :) Antigamente (e não sei se actualmente) o facto de teres discos em RAID prejudicava-te um pouco em termos de tempos de acesso, porque os discos tinham que estar "sincronizados" (não sei se este o termo técnico), actualmente não sei se isso ainda se passa.
    RAID 1 é mirroring (o 0 é stripping), é vulgarmente usado nos servidores, é teres 2 discos de 40 G (por exemplo) e ele só te "ver" 1 dos discos. Mas sempre que fazes algo num dos discos, fazes exactamente a mesma coisa no outro, isto é, tens uma cópia exacta do teu disco original. As aplicações disto são óbvias, segurança :)
    Espero ter conseguido explicar mais ou menos o que é 0 e 1, se estiver enganado em alguma coisa agradeço que corrijam.
    Fica bem
     
  8. |[-BooT-]|

    |[-BooT-]| Folding Member

    obrigado pela correcção ;)

    mas ja agora... eu kando tinha a outra board com raid tinha 4 discos 1 x 30 + 1 x 40 + 2x 80 todos ligados nos raid e no entanto não estava nada configurado (resumindo, estavam a funcionar como IDEs normais) dai ter confundido com o JBOD :P
     
  9. WarLock

    WarLock Power Member

    dois discos de 40 gigas ligados em paralelo e quando o SO detecta o(s) disco(s) detecta apenas um disco de 80.


    não

    o SO nao ve discos nenhuns nem la chega ... ele so ve uma unidade logica que lhe é fornecida pela controladora.
     
  10. Raines

    Raines Power Member

    entao pelo que percebi e melhor igar num canal IDE, visto que quero que este disco de 80 seja tipo uma despensa para encher.....
     
  11. Raines

    Raines Power Member

    entao como ponho?

    nao quero tudo ao molho, quero dois discos independentes, um de 30 com o sistema e o outro para encher de cenas.

    ponho em slave do primario ou slave do secundario?
     
  12. Raines

    Raines Power Member

    ajudem me la....
     
  13. Ozymandias

    Ozymandias Power Member

    Bem, Raines, presumo que tens duas slots IDE na Board e mais duas na placa Raid. Uma vez que a placa só lá tem um disco, mesmo que por default esteja configurada para trabalhar em Raid não o pode fazer. Se até agora não deu problemas é porque pelo menos um disco, suporta sem estar em Raid. É pois possível que, devidamente configurada, suporte mais do que um. Nesse caso, estarás a tratar a placa copmo uma mera expansão de IDEs.
    Presumo também que, se precisas de usar a placa, é porque tens as slots da board ocupadas com outros dispositivos IDE, tipo, CD rom, gravador, drive zip, etc.
    Deverás ter o disco de sistema na IDE primária como Master. Geralmente coloca-se os discos num cabo e o CD rom, dvd etc, no outro, mas isso não é muito importante.
    Se estiveres a trabalhar por exemplo com um disco ATA 33 ou 66, numa board que suporte ATA 133 e tiveres um gravador ATA 133, faz mais sentido teres o gravador como Master na IDE secundária, e usares um cabo ATA 100/133 na IDE secundária, para tirares partido disso (se é que o buffer do gravador te permite tirar partido disso...).
    De qualquer modo, importa saberes qual é a velocidade de transferência de dados da board, da placa Raid e dos dispositivos que tens, e saber se a placa Raid suporta, ou pode ser configurada para dois discos sem Raid. Em princípio, a velocidade na IDE da board será sempre superior, uma vez que o sinal não precisa de ir à PCI. Então será preferível, em princípio, teres por exemplo o gravador de cds na placa Raid e os dois discos nas IDEs da board. Embora haja discos que não são lá muito compatíveis uns com os outros (alguns Maxtor antigos eram esquisitinhos) em princípio não terás qualquer problema em ter ambos no mesmo cabo, tendo o de sistema como Master, ou ambos como master nas IDEs da board, e os restantes, CD rom, dvd etc, como slaves na board, ou masters, na placa Raid. Uma vez que é sempre possível que acabe por ser necessário começar a instalar programas num disco inicialmente pensado para armazenamento, eu colocaria ambos os discos como masters nas IDEs da motherboard, e o que sobrasse de mais lento deixaria para a placa Raid.
    Outra coisa, se pretendes guardar muitos ficheiros pequenos nesse novo disco, talvez seja bom particioná-lo já, visto que mais tarde será mais complicado, e assim estarás a optimizar esse disco (a menos que ele seja muito pequeno).
    Ah! E se estiveres a usar cabos ATA 100/133, não te esqueças que a parte azul é para a board (se não, quem não vai ser detectado é o master).
     
  14. Raines

    Raines Power Member

    obrigadao!!!

    a placa de RAID e onboard.

    nao tenho os IDE ocupados

    thanx
     
  15. Raines

    Raines Power Member

    entao vou mesmo tentar por no RAID, mas sem estar em RAID....

    senao ponho no IDE ...

    se clocar no IDE e melhor por como slave no primario ou secundario?! no primario tenho como master o dvd e no secundario o rw
     

Partilhar esta Página