1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Como por o linux a arrancar pelo cd?

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por rodas fafe, 19 de Outubro de 2008. (Respostas: 13; Visualizações: 1925)

1. rodas fafe

rodas fafe Power Member

Boas
    Tenho o mandriva 2009 e ubuntu mas não cd de arranque pronto a instalar.
    Tenho o mandriva que recebi na exame informática deste mês(Novembro) mas com vinha com outros programa não arranca o computador pelo cd.
    Tenho também o ubuntu que fiz download deste site:(http://ultimateedition.info/Ultimate_Edition_1.9/ ) mas não o consigo por a funcionar.
    Já tentei usar o innotek virtualbox e não funcionam ambos.
    Já tentei usar programas de transfomar para iso e nada.
    O que fazer?

2. HellSpider

HellSpider Power Member

Transformar? Já não estão? Pelo menos o ubuntu o que sacas é um ISO e o que está no DVD provavelmente também é...O caminho está indicado no aplicativo do dvd na parte de software penso eu...

3. rodas fafe

rodas fafe Power Member

Vêm em ficheiro iso mas não é só copiar para o dvd ou tou a copiar mal?
    Tenho usar nero, cdbuner,ou outro programa do genero,já tentei muitas coisas e até já não resultou.

4. HellSpider

HellSpider Power Member

Que opção escolhes? gravar como dados?
    Tens que escolher "gravar imagem de disco" ou algo parecido com isto...aí escolhes a imagem que pretendes e pronto, é só gravar...

5. rodas fafe

rodas fafe Power Member

Problema resolvido,eu não estava a usar o nero.Estava a usar o CDBurnerXP porque este cria discos de arranque e pensei que tinha que de criar um disco de arranque mas afinal o nero resolveu o problema.

Obrigado.

6. rodas fafe

rodas fafe Power Member

Qual modalidade escolho para ficar com o linux e o windows destas 3?
    .usar partições existentes
    .usar espaço livre numa partição microsoft windows
    .particionamento personalizado do disco

7. HellSpider

HellSpider Power Member

Se já mexes-te com partições aconselho a última...

Como está o teu disco?

8. rodas fafe

rodas fafe Power Member

O meu disco C: têm 45 gb e 7 livres, o D aparaçe 109gb e 70 livres.No total tenho 250 gb logo não ta bem.Já instalei durante a tarde omandriva e criei para lá uma partição e deve ser essa o que falta para 250gb mas depois tive de desintalar porque não conseguia aceder ao windows xp.

9. HellSpider

HellSpider Power Member

Se estiveres em windows -> botão direito do rato no "meu computador" e escolhe gerir e depois "gestão de discos" ou assim parecido, se estiveres na instalação, escolhe manual e vê a lista que aparece com as partições...

Se escolheres a opção do meio o programa reduz as partições que já existem e espaço não particionado para a instalação penso eu...

10. rodas fafe

rodas fafe Power Member

Já instalei nas duas primeiras e tive de desinstalar porque no arranque só me aparece o mandriva,e não vou voltar a instalar de novo com o risco de ficar sem windows.
    Obrigado de novo

11. uterrorista

uterrorista Suspenso

Existe um guia aqui um guia: http://www.techzonept.com/showthread.php?t=226287.
    Encontrarás mais na internet.

É sempre melhor tu definires tu e não deixar o sistema escolher/configurar automaticamente.
    Um bocado difícil perceber à primeira mas com o tempo torna-se trivial...

12. Valdijiu

Valdijiu Power Member

Não há nada como fazer um "Resize" ao Disco e de seguida instalar o SO na opção "Utilizar espaço livre"...
    é só uma opinião, não gosto de fazer particionamentos "manuais"... xD

13. van_Zeller

van_Zeller Power Member

Discordo totalmente. Isso para mim é a pior opção, isto porque para já demora imenso tempo. Depois porque se fizeres a coisa bem feito (swap / linux / XP / Documentos) da próxima vez é muuuito mais rápido. Cumps

14. rodas fafe

rodas fafe Power Member

Eu usei todas as formas menos apagar e aquilo tirava me o windows do menu de arranque,arrancava logo com o mandriva então tive de desinstalar e fiz isso três vezes.
    Agora estou a usar ubuntu com uma virtual box que me pareceu mais seguro mas penso que não reconheçe dispositivos removiveis tipo pens e cd e a o ecrã aparece em pequeno.

Partilhar esta Página