Como pôr SATA2 a funcionar?

Thor_2

Power Member
Olá

Como podem ver no meu sistema ao lado, tenho um Hitachi SATA2 e uma Asus P5B.

O problema é que está a funcionar em modo IDE, está a fazer a emulação.

Como faço para ele funcionar em modo SATA?

Desde já obrigado por qualquer ajuda.
 
Ide e SATA sao duas tecnologias diferentes! Se o disco é IDE não há nada a fazer! Snao olha para os cabos:
sata__paralell.jpg


Cumps!
 
O meu disco é SATA2 sim senhor, tal como disse no post inicial.

Inclusivé já utilizei software da Hitachi, o Feature Tool, para que funcione na capacidade de transferência máxima, neste caso SATA2 = 300 MB/s.

Isto porque existem discos de alguns fabricantes em que é necessário sómente mexer num jumper para ctivar a velocidade máxima de transferência SATA2.

Portanto o meu problema não é de hardware. Tem a ver que o Win XP não tem drivers SATA por defeito. Se estiver enganado corrijam-me.

Não sei é se ainda vou a tempo de remediar a situação de modo a activar o modo de transferência SATA no Windows.

Obrigado.
 
Acho que na BIOS podes definir os discos SATA como IDE,RAID e AHCI.. mas se já instalaste o Windows nesse disco como IDE, não consegues agora mudar para os outros modos e continuares a aceder ao disco

Mas também não perdes muita performance.. porque a largura de banda de SATA II é 300 MB/s como disseste, mas os discos actuais não são capazes de atingir essa velocidade

Cumps
 
Só tenho drivers para modo RAID no CD.

Ok, thanks Scarecrow, já mudei para modo AHCI na BIOS mas nem sequer arranca o sistema.

Obrigado.
 
Última edição:
Back
Topo