1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Como posso ajudar a comunidade opensource?

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por neutral, 8 de Maio de 2008. (Respostas: 9; Visualizações: 1140)

  1. neutral

    neutral Power Member

    Queria saber como posso ajudar esta comunidade com os meus conhecimentos. Em termos de informatica posso dizer que sou bastante informado a nivel geral mas em coisas mais concretas iniciei-me em programação ha pouco tempo (Haskell e C), bem como html e webdesign. No que posso ajudar?
     
  2. VuDu

    VuDu Power Member

    Podes começar por doar algum dinheiro a projectos que aceitem donativos, ou ajudar a programar em noutros projectos que te interessem :) É uma questão de pegares no código fonte e "servires-te" ;)
     
  3. esquiso

    esquiso Power Member

    Reportar bugs, que é meio caminho andado para eles serem corrigidos.
     
  4. iGama

    iGama Ubuntuguide Translator

    Sim reportar bugs é uma boa solução.

    Tambem podes ajudar por exemplo em documentação em PT, tipo encontraste um guia em EN que te ajudou, sempre podes traduzir e partilhar com a malta.

    Se gostas de programar podes escolher um projecto e tentar contribuir para ele.

    Há n formas :)
     
  5. volcanlx

    volcanlx Power Member

    A minha forma de contribuir para com o ubuntu é ajudar a traduzir para Português...é a contribuição só requer que conheçamos a nossa língua mãe e o inglês o suficiente para escrever a tradução...
     
  6. guilherme

    guilherme Power Member

    Tenho pena que os próprios fabricantes de hardware não contribuam, os drivers dos equipamentos era uma grande ajuda, mas pronto o ppl vai se safando :001:
     
  7. neonl

    neonl Banido

    Há dezenas de maneiras. A vários níveis. Podes ajudar distribuições concretas. Distros como o Ubuntu e o Fedora têm tarefas até dizer chega:
    • Testar activamente software ß. Reportar todos os bugs ficar de olho neles para as releases definitivas sairem limpinhas.
    • Trabalhar na artwork. Se dominas a combinação Inkscape + GIMP eles estão extremamente necessitados de gente que ajude a manter a artwork viva.
    • Programação/Correcção de bugs (atenção, não confundir com a identificação destes, embora sejam duas tarefas igualmente importantes).
    • Tradução.
    • Divulgação/marketing.
    • Participar nas mailing lists para ajudar os users mais novos que lançam perguntas directas.
    • Participar activamente nos fóruns das distros.
    Como vês as hipóteses a este nível são muitas. Claro que podes sempre fazer isto em outras distros e também em portais de apoio genéricos (como o que todos fazemos aqui na TZ).

    Depois, claro, há sempre a história de se tiveres umas coroas a mais podes sempre doar... (eles nem gostam muito disto, preferem sempre ajuda prática).

    Qualquer ajuda que dás aqui no fórum (ou noutro qualquer). Sempre que estás a ajudar num canal de IRC. Sempre que reportas um bug e ficas atento para ver se ele se resolve. Sempre que dás uma sugestão/crítica construtiva estás a ajudar a comunidade. Não é -- como vês -- preciso nenhum conhecimento super-extra de informática. É, isso sim, preciso boa vontade. Muito boa vontade.
     
  8. CR_

    CR_ Power Member

  9. LinuxWarrior

    LinuxWarrior Power Member

    O mais facil é focares-te numa aplicação que uses e gostes, ou entao uma que aches que precise de melhoramentos...
    Isto se for ao nivel de programação...

    Se for ao nivel da documentação, o que te posso aconselhar e que nao te fiques por uma distribuição... se tiveres que contribuir contribui para algo tipo o Gnome ou KDE, pois assim o teu trabalho tens mais hipotese de ser usado por mais pessoas...
     
  10. neonl

    neonl Banido

    Ainda me faltou mencionar uma que é fundamental: colaborar em Wikis (nas específicas das distros, na Wikipedia, nas wiki's não oficiais, não importa).
     

Partilhar esta Página