Como posso ajudar a comunidade opensource?

neutral

Power Member
Queria saber como posso ajudar esta comunidade com os meus conhecimentos. Em termos de informatica posso dizer que sou bastante informado a nivel geral mas em coisas mais concretas iniciei-me em programação ha pouco tempo (Haskell e C), bem como html e webdesign. No que posso ajudar?
 
Podes começar por doar algum dinheiro a projectos que aceitem donativos, ou ajudar a programar em noutros projectos que te interessem :) É uma questão de pegares no código fonte e "servires-te" ;)
 
Sim reportar bugs é uma boa solução.

Tambem podes ajudar por exemplo em documentação em PT, tipo encontraste um guia em EN que te ajudou, sempre podes traduzir e partilhar com a malta.

Se gostas de programar podes escolher um projecto e tentar contribuir para ele.

Há n formas :)
 
A minha forma de contribuir para com o ubuntu é ajudar a traduzir para Português...é a contribuição só requer que conheçamos a nossa língua mãe e o inglês o suficiente para escrever a tradução...
 
Tenho pena que os próprios fabricantes de hardware não contribuam, os drivers dos equipamentos era uma grande ajuda, mas pronto o ppl vai se safando :001:
 
Há dezenas de maneiras. A vários níveis. Podes ajudar distribuições concretas. Distros como o Ubuntu e o Fedora têm tarefas até dizer chega:
  • Testar activamente software ß. Reportar todos os bugs ficar de olho neles para as releases definitivas sairem limpinhas.
  • Trabalhar na artwork. Se dominas a combinação Inkscape + GIMP eles estão extremamente necessitados de gente que ajude a manter a artwork viva.
  • Programação/Correcção de bugs (atenção, não confundir com a identificação destes, embora sejam duas tarefas igualmente importantes).
  • Tradução.
  • Divulgação/marketing.
  • Participar nas mailing lists para ajudar os users mais novos que lançam perguntas directas.
  • Participar activamente nos fóruns das distros.
Como vês as hipóteses a este nível são muitas. Claro que podes sempre fazer isto em outras distros e também em portais de apoio genéricos (como o que todos fazemos aqui na TZ).

Depois, claro, há sempre a história de se tiveres umas coroas a mais podes sempre doar... (eles nem gostam muito disto, preferem sempre ajuda prática).

Qualquer ajuda que dás aqui no fórum (ou noutro qualquer). Sempre que estás a ajudar num canal de IRC. Sempre que reportas um bug e ficas atento para ver se ele se resolve. Sempre que dás uma sugestão/crítica construtiva estás a ajudar a comunidade. Não é -- como vês -- preciso nenhum conhecimento super-extra de informática. É, isso sim, preciso boa vontade. Muito boa vontade.
 
O mais facil é focares-te numa aplicação que uses e gostes, ou entao uma que aches que precise de melhoramentos...
Isto se for ao nivel de programação...

Se for ao nivel da documentação, o que te posso aconselhar e que nao te fiques por uma distribuição... se tiveres que contribuir contribui para algo tipo o Gnome ou KDE, pois assim o teu trabalho tens mais hipotese de ser usado por mais pessoas...
 
Ainda me faltou mencionar uma que é fundamental: colaborar em Wikis (nas específicas das distros, na Wikipedia, nas wiki's não oficiais, não importa).
 
Back
Topo