Como posso partilhar pastas?

mytik

Power Member
Boa tarde!
Ora como o tópico diz, o que realmente quero fazer é partilhar pastas que estejam em linux para poder aceder em windows pelo modo mais fácil, ambiente gráfico.
Dito isto, sem ser muito melga, podem ajudar?

Thanks!
 
Isso já é possível por exemplo na nova versão do Ubuntu, out-of-the-box! Basta ires a Rede e encontras tudo lá. Logicamente que se tiver o windows em NTFS podes ler mas não podes escrever. Não sem antes instalares o NTFS 3g. Dá uma olhada na thread do ubuntu 7.04 ;)
 
Pronto, pelos vistos só me faltava realmente o Ntfs3g, pelo que consigo encontrar a pasta na rede mas não aceder. :) ok obrigado
 
Última edição:
sistema, administracao, pastas partilhadas... o que nao consegues fazer? eu tenho tudo funcional sem ter de editar qualquer tipo de ficheiros...
 
Apesar de tudo, afinal não é o ntfs3g. Só reparei agora na resposta que dei... O problema está no facto de tentar com o windows aceder à pasta partilhada em linux, ora após ter feito aquilo tudo, o computador lá aparece mas sem conseguir aceder. Tento meter o ip e de seguida pede-me username e password, eu fico naquela de: espera lá! eu não me lembro de ter metido username nem password.

Hmmm... algo não está bem...
 
Mas estás a ler do windows? Pensei que era o inverso. E username e password? Não estarás a querer fazer uma ligação remota?!

É assim para partilhares os conteudos de windows para ubuntu não precisas sequer criar uma nova pasta em windows. O proprio windows já tem documentos partilhados definida como pasta para partilha, é só drag and drop lá para dentro e no ubuntu vais a REDE, reconhece o computador, e a pasta e drag and drop novamente ;) as simples as that
 
ya, eu tambem consigo aceder a pasta partilhada do windows a partir do ubuntu... na boa! ao contrário é que acho que dá um erro qualquer no windows, mas deve ser por não ter isto bem configurado, digo eu, ou isto ou o windows ter alguma proteccao.
 
Bem, eu vou tentar ser o mais explicito no que quero fazer e no que acontece :). Estou a planear meter Fedora Core num servidor e preciso de partilhar pastas de modo a que sejam visíveis em todos os computadores. Ora, isto podia ser mais fácil se todos os computadores cá de casa usassem linux, mas o que se passa é que tenho pelo menos um computador com windows. Quando tento aceder à pasta partilhada pelo ubuntu (antes de meter o fedora, estou a experimentar com o portátil partilhar pastas) o windows dá um erro, quando meto o ip ou o nome do computador, ainda no windows, pede username e password.
 
Vamos lá ver se te percebi, neste momento tens (descartando tudo o resto) dois computadores, um com Linux, neste caso Ubuntu, que é o portatil e outro com Windows o Desktop.

Assumindo que não existe conflitos de IP ou tens os dois ligados por router ou cabo ethernet, basta-te que no windows te dirijas a Os meus locais na rede. Abre uma janela onde tens uma pasta com nome documentos partilhados (nome do teu pc). Abres a pasta e tens as pastas típicas de um windows: música partilhada, video partilhado, imagens partilhadas, equivalente ao que tens na pasta Os meus documentos, com nome a minha música, as minhas imagens etc etc.

Imagina que copias um ficheiro de música por exemplo para uma dessas pastas.
Depois no portátil vais a menu LOCAIS, depois REDE. Aparece lá Rede Windows.
Duplo clique e surge um ícone com nome da SSID da tua rede, por exemplo Rede doméstica (no teu caso pode ser diferente, é apenas um nome identificativo da ligação partilhada). É só clicares novamente e escolher o PC, neste caso Desktop e tens acesso às pastas partilhadas, de novo, a minha música, as minhas imagnens, etc.

Agora presumindo que tens o disco onde está instalado o windows em formato NTFS, tudo o que vais precisar no Ubuntu do portátil é instalar o NTFS3g para poderes "escrever", ou seja, sem ele apenas podes copiar os ficheiros do windows para o ubuntu, não apagar, nem alterar nem acrescentar, de acordo?

Ok, próximo passo, se quiseres fazer o contrário, ou seja, em windows ir buscar um ficheiro do ubuntu, precisas de algum programa instalado no windows que leia EXT3 (presumindo que é o formato em que tens os ficheiros instalados no ubuntu).

O melhor dos dois mundos no teu caso seria ter as partições (neste caso discos de vários computadores) com o formato FAT32 que quer o windows quer o Ubuntu lê e escreve nativamente sem teres de recorrer a programas externos ;)
 
Ok, próximo passo, se quiseres fazer o contrário, ou seja, em windows ir buscar um ficheiro do ubuntu, precisas de algum programa instalado no windows que leia EXT3 (presumindo que é o formato em que tens os ficheiros instalados no ubuntu).

O melhor dos dois mundos no teu caso seria ter as partições (neste caso discos de vários computadores) com o formato FAT32 que quer o windows quer o Ubuntu lê e escreve nativamente sem teres de recorrer a programas externos ;)

É precisamente esta parte que me interessa :rolleyes:. Só uma pergunta, se usar o FAT32 no Ubuntu, não haverão desvantagens? Por exemplo, terei de desfragmentar apenas essa partição? Caso isso aconteça, será melhor instalar apenas o programa que permite a leitura de Ext3 no computador que possuí o windows?
 
ext3 é melhor que fat32 a meu ver.. mas pronto.
se for para usar mais windows q linux usa NTFS; se for ao contrario, Ext3...
 
mytik por acaso lês-te a minha resposta???
Acho que não.
O que tens a fazer é meteres uma pass e username no samba sem isso nunca vais poder aceder ás partilhas. Não interessa se tens em ext3, 2 ou fat32. Se o samba não tiver lá os utilizadores e as respectivas passwords não deixa aceder.
 
Roger that hellaxe! Mas pelo que me constou no guia, será necessário editar ficheiros e afins. Não há um método gráfico que possa utilizar?
E já agora peço desculpa pela confusão gerada :wscared:
 
Basta fazeres:
Código:
smbpasswd user
Metes a pass e já está.

ATENÇÃO: deves já ter os users criados. Depois o samba servidor deve também estar instalado, no caso do ubuntu vem só o cliente.
Os users são os mesmos que tens criados para o sistema.
Para criares as partilhas graficamente: no ubuntu vais a system/administration/shared folders e escolhes as partilhas; no Suse/OpenSuse creio que também tens uma ferramenta dessas, no fedora não sei mas também deve ter.
Se não tens de ler um pouco para fazeres isso mas até é fácil.

Não esqueças de fazeres um restart ao samba.
 
Boas! Pessoal, mandei vir á pouco o Ubunto, e tenho algumas duvidas sobre estas cenas de partilha.

Tipo, queria saber se dá para instalar o ubunto de maneira a aceder e utilizar todas as pastas atraves do windows e do linux? É que tenho alguns programas que só dão para windows, e que não queria deixar para trás. E queria poder aceder a tudo apartir de todo o lado, não sei se me fiz entender :x

Uma pasta pros dois, para utilizar regularmente com os dois so's, sem ter duas copias de dois lados a ocupar espaço :X Lol tá a parecer dificil de explicar :X
 
Back
Topo