1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Como posso partilhar pastas?

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por mytik, 19 de Maio de 2007. (Respostas: 16; Visualizações: 3190)

1. mytik

mytik Power Member

Boa tarde!
    Ora como o tópico diz, o que realmente quero fazer é partilhar pastas que estejam em linux para poder aceder em windows pelo modo mais fácil, ambiente gráfico.
    Dito isto, sem ser muito melga, podem ajudar?

Thanks!

2. andré ferrari

andré ferrari Colaborador
    Staff Member

Isso já é possível por exemplo na nova versão do Ubuntu, out-of-the-box! Basta ires a Rede e encontras tudo lá. Logicamente que se tiver o windows em NTFS podes ler mas não podes escrever. Não sem antes instalares o NTFS 3g. Dá uma olhada na thread do ubuntu 7.04 ;)

3. hellaxe

hellaxe Power Member

Samba.
    Aconselho a dares uma vista de olhos no guia do Ubuntu do iGama.

4. mytik

mytik Power Member

Pronto, pelos vistos só me faltava realmente o Ntfs3g, pelo que consigo encontrar a pasta na rede mas não aceder. :) ok obrigado

Última edição: 19 de Maio de 2007
  5. tmafcerqueira

tmafcerqueira Power Member

vai aqui, é para debian mas serve para ubuntu tb

6. grafo

grafo Folding Member

sistema, administracao, pastas partilhadas... o que nao consegues fazer? eu tenho tudo funcional sem ter de editar qualquer tipo de ficheiros...

7. mytik

mytik Power Member

Apesar de tudo, afinal não é o ntfs3g. Só reparei agora na resposta que dei... O problema está no facto de tentar com o windows aceder à pasta partilhada em linux, ora após ter feito aquilo tudo, o computador lá aparece mas sem conseguir aceder. Tento meter o ip e de seguida pede-me username e password, eu fico naquela de: espera lá! eu não me lembro de ter metido username nem password.

Hmmm... algo não está bem...

8. andré ferrari

Staff Member

Mas estás a ler do windows? Pensei que era o inverso. E username e password? Não estarás a querer fazer uma ligação remota?!

É assim para partilhares os conteudos de windows para ubuntu não precisas sequer criar uma nova pasta em windows. O proprio windows já tem documentos partilhados definida como pasta para partilha, é só drag and drop lá para dentro e no ubuntu vais a REDE, reconhece o computador, e a pasta e drag and drop novamente ;) as simples as that

9. grafo

grafo Folding Member

ya, eu tambem consigo aceder a pasta partilhada do windows a partir do ubuntu... na boa! ao contrário é que acho que dá um erro qualquer no windows, mas deve ser por não ter isto bem configurado, digo eu, ou isto ou o windows ter alguma proteccao.

10. mytik

mytik Power Member

Bem, eu vou tentar ser o mais explicito no que quero fazer e no que acontece :). Estou a planear meter Fedora Core num servidor e preciso de partilhar pastas de modo a que sejam visíveis em todos os computadores. Ora, isto podia ser mais fácil se todos os computadores cá de casa usassem linux, mas o que se passa é que tenho pelo menos um computador com windows. Quando tento aceder à pasta partilhada pelo ubuntu (antes de meter o fedora, estou a experimentar com o portátil partilhar pastas) o windows dá um erro, quando meto o ip ou o nome do computador, ainda no windows, pede username e password.

11. andré ferrari

Staff Member

Vamos lá ver se te percebi, neste momento tens (descartando tudo o resto) dois computadores, um com Linux, neste caso Ubuntu, que é o portatil e outro com Windows o Desktop.

Assumindo que não existe conflitos de IP ou tens os dois ligados por router ou cabo ethernet, basta-te que no windows te dirijas a Os meus locais na rede. Abre uma janela onde tens uma pasta com nome documentos partilhados (nome do teu pc). Abres a pasta e tens as pastas típicas de um windows: música partilhada, video partilhado, imagens partilhadas, equivalente ao que tens na pasta Os meus documentos, com nome a minha música, as minhas imagens etc etc.

Imagina que copias um ficheiro de música por exemplo para uma dessas pastas.
    Depois no portátil vais a menu LOCAIS, depois REDE. Aparece lá Rede Windows.
    Duplo clique e surge um ícone com nome da SSID da tua rede, por exemplo Rede doméstica (no teu caso pode ser diferente, é apenas um nome identificativo da ligação partilhada). É só clicares novamente e escolher o PC, neste caso Desktop e tens acesso às pastas partilhadas, de novo, a minha música, as minhas imagnens, etc.

Agora presumindo que tens o disco onde está instalado o windows em formato NTFS, tudo o que vais precisar no Ubuntu do portátil é instalar o NTFS3g para poderes "escrever", ou seja, sem ele apenas podes copiar os ficheiros do windows para o ubuntu, não apagar, nem alterar nem acrescentar, de acordo?

Ok, próximo passo, se quiseres fazer o contrário, ou seja, em windows ir buscar um ficheiro do ubuntu, precisas de algum programa instalado no windows que leia EXT3 (presumindo que é o formato em que tens os ficheiros instalados no ubuntu).

O melhor dos dois mundos no teu caso seria ter as partições (neste caso discos de vários computadores) com o formato FAT32 que quer o windows quer o Ubuntu lê e escreve nativamente sem teres de recorrer a programas externos ;)

12. mytik

mytik Power Member

É precisamente esta parte que me interessa :rolleyes:. Só uma pergunta, se usar o FAT32 no Ubuntu, não haverão desvantagens? Por exemplo, terei de desfragmentar apenas essa partição? Caso isso aconteça, será melhor instalar apenas o programa que permite a leitura de Ext3 no computador que possuí o windows?

13. grafo

grafo Folding Member

ext3 é melhor que fat32 a meu ver.. mas pronto.
    se for para usar mais windows q linux usa NTFS; se for ao contrario, Ext3...

14. hellaxe

hellaxe Power Member

mytik por acaso lês-te a minha resposta???
    Acho que não.
    O que tens a fazer é meteres uma pass e username no samba sem isso nunca vais poder aceder ás partilhas. Não interessa se tens em ext3, 2 ou fat32. Se o samba não tiver lá os utilizadores e as respectivas passwords não deixa aceder.

15. mytik

mytik Power Member

Roger that hellaxe! Mas pelo que me constou no guia, será necessário editar ficheiros e afins. Não há um método gráfico que possa utilizar?
    E já agora peço desculpa pela confusão gerada :wscared:

16. hellaxe

hellaxe Power Member

Basta fazeres:
    Código:
    smbpasswd user
    Metes a pass e já está.

ATENÇÃO: deves já ter os users criados. Depois o samba servidor deve também estar instalado, no caso do ubuntu vem só o cliente.
    Os users são os mesmos que tens criados para o sistema.
    Para criares as partilhas graficamente: no ubuntu vais a system/administration/shared folders e escolhes as partilhas; no Suse/OpenSuse creio que também tens uma ferramenta dessas, no fedora não sei mas também deve ter.
    Se não tens de ler um pouco para fazeres isso mas até é fácil.

Não esqueças de fazeres um restart ao samba.

17. _Anderson_

_Anderson_ Banido

Boas! Pessoal, mandei vir á pouco o Ubunto, e tenho algumas duvidas sobre estas cenas de partilha.

Tipo, queria saber se dá para instalar o ubunto de maneira a aceder e utilizar todas as pastas atraves do windows e do linux? É que tenho alguns programas que só dão para windows, e que não queria deixar para trás. E queria poder aceder a tudo apartir de todo o lado, não sei se me fiz entender :x

Uma pasta pros dois, para utilizar regularmente com os dois so's, sem ter duas copias de dois lados a ocupar espaço :X Lol tá a parecer dificil de explicar :X

Partilhar esta Página