Como programar?

churro

Power Member
Boas pessoal.

Tenho uma dúvida que penso, não será fácil em ser respondida nem curta mas fico eternamente grato a quem me ajudar em dar mais este passo na descoberta do mundo da informática. Considero-me um utilizador de informática iniciante-elevado, sei mexer em todos os programas de windows, sei trabalhar com aplicações variadas de protecção informática, remover vírus, construir computadores, saber distinguir quais os melhores componentes de pc através das suas características, etc. Porém, quero dar um novo passo, quero aprender a criar programas, primeiro alguns bem básicos.

Como fazer isso? Estive a googlar e pelo que vi, uma forma é utilizar o visual studio? Existe algum site que explique, passo por passo como fazer isso ah e de preferência em português pois apesar de dominar o inglês, alguns conceitos de informática nem em português sei quanto mais em inglês :/

Forte abraço a todos!
 
Boas!

Estive a seguir um tutorial da microsoft de 7 minutos e apesar de o resultado apenas ter sido uma janela com um botao e uma textbox para me conectar a um site estou já fascinado! Não vejo a hora de aprender a fazer coisas mais complicadas! Já guardei os sites que me recomendaste e amanha de manha irei logo começar a ler e a aprender mais sobre o assunto.

Agradeço-te muito a ajuda que disponibilizaste ;)

Forte abraço!
 
Boas,

VB e .NET são linguagens fáceis mas muito "quadradas" e, no caso do VB muito descritivas, .NET tem imensos memory leaks. Portanto, servem para desenvolver algo rapidamente, mas sem grande potência final, sem falar que só existem para Windows (o Mono requer muita adaptação de código para que uma app feita em .NET funcione em Linux).
Em potência tens MASM ( http://www.masm32.com/ ) se fores um génio especialmente em matemática.
Para os abaixo de Einstein, como é o meu caso:

C - C é aquele que se pode considerar o "entry point" dos programadores. A partir de C podes entender e programar em quase toda a sua família: C++, Java, PHP, PERL... não é das mais fáceis, mas em alto nível, ou em derivados como Java, também não é das mais difíceis, claro que isto depende muito do que queres fazer em termos de programa, programar um "Hello World" ou um jogo tipo Battlefield são coisas totalmente distintas. Tem a vantagem ainda de ser a mais compatível, existe praticamente em todas as arquitecturas.

Pascal/Delphi - As linguagens da Borland, ficam a meio termo entre C e VB. São descritivas e algo chatas (para quem está habituado a C) mas bem mais potentes que VB, sem falar que uma aplicação compilada em Delphi não requer mais 500 DLL's e Frameworks nas máquinas de destino.
 
Boas,

VB e .NET são linguagens fáceis mas muito "quadradas" e, no caso do VB muito descritivas, .NET tem imensos memory leaks. Portanto, servem para desenvolver algo rapidamente, mas sem grande potência final, sem falar que só existem para Windows (o Mono requer muita adaptação de código para que uma app feita em .NET funcione em Linux).
Em potência tens MASM ( http://www.masm32.com/ ) se fores um génio especialmente em matemática.
Para os abaixo de Einstein, como é o meu caso:

C - C é aquele que se pode considerar o "entry point" dos programadores. A partir de C podes entender e programar em quase toda a sua família: C++, Java, PHP, PERL... não é das mais fáceis, mas em alto nível, ou em derivados como Java, também não é das mais difíceis, claro que isto depende muito do que queres fazer em termos de programa, programar um "Hello World" ou um jogo tipo Battlefield são coisas totalmente distintas. Tem a vantagem ainda de ser a mais compatível, existe praticamente em todas as arquitecturas.

Pascal/Delphi - As linguagens da Borland, ficam a meio termo entre C e VB. São descritivas e algo chatas (para quem está habituado a C) mas bem mais potentes que VB, sem falar que uma aplicação compilada em Delphi não requer mais 500 DLL's e Frameworks nas máquinas de destino.


Não concordo que C seja considerado o melhor "entry point" para quem vai começar a programar! É uma óptima linguagem, a mais eficiente linguagem de programação alto nível, mas é necessário dominar uma série de conceitos (gestão de memória, por exemplo) para programar eficientemente.

Na minha opinião, deve-se começar por uma linguagem (Java, por exemplo) que te abstraia de todos estes conceitos ao início e que permita focar no treino do teu raciocínio lógico/abstracto. Após esta introdução, concordo que é importante passar por C para perceber melhor como funciona a gestão de memória.

É o percurso que muitas faculdades adoptaram e que, na minha opinião, é o mais correcto.
 
Apesar de estar no curso de ciências e tecnologias não sou barra a matemática, tiro um 13zito mas pouco mais pelo que é melhor começar pelos mais fáceis. O grande problema que tenho é muitas vezes não entender a linguagem do programa. Conceitos básicos de programação tenho de estar sempre a ir ao google pesquisar :S

Mas então voçês têm ideias diferentes. Segundo o Isildur o java abstrai-se dos conceitos de gestão de memória etc, então secalhar talvez seja mesmo melhor para mim começar pela programação em java, tenho de ir ver video-aulas sobre programação em java.

O objectivo da programação agora ainda não é nenhum. Trata-se de aprender primeiro a fazer coisas básicas e depois avançar para um programa só meu, fazer uma aplicação para o meu windows, um jogo daqueles muito básicos, uma coisa qualquer não sei :/ Mas primeiro tenho de compreender bem isto tudo :/
 
Apesar de estar no curso de ciências e tecnologias não sou barra a matemática, tiro um 13zito mas pouco mais pelo que é melhor começar pelos mais fáceis. O grande problema que tenho é muitas vezes não entender a linguagem do programa. Conceitos básicos de programação tenho de estar sempre a ir ao google pesquisar :S

Mas então voçês têm ideias diferentes. Segundo o Isildur o java abstrai-se dos conceitos de gestão de memória etc, então secalhar talvez seja mesmo melhor para mim começar pela programação em java, tenho de ir ver video-aulas sobre programação em java.

O objectivo da programação agora ainda não é nenhum. Trata-se de aprender primeiro a fazer coisas básicas e depois avançar para um programa só meu, fazer uma aplicação para o meu windows, um jogo daqueles muito básicos, uma coisa qualquer não sei :/ Mas primeiro tenho de compreender bem isto tudo :/

Acho que é uma óptima ideia! :)

Qualquer dúvida, avisa!
 
Dá uma vista de olhos a Python, também. É mais simples do que Java e tem uma consola interativa muito boa para fazer experiências e descobrir como as coisas funcionam.
 
Visto que estás no 11º de Ciências e Tecnologias (segundo o teu perfil) se tiveres hipótese de escolher Aplicações Informáticas B como disciplina opcional no próximo ano, aconselho-te a fazê-lo. No 1º Período irão te dar uma introdução à programação que pode ser útil.

E não tenhas medo em usar o Google para qualquer coisa, no inicio é normal não dares com alguns conceitos, mas é assim que se aprende, pesquisas e depois vais começando a te familiarizar com os conceitos. E se mesmo assim não deres com o que precisas tens sempre o fórum. ;)
 
Dá uma vista de olhos a Python, também. É mais simples do que Java e tem uma consola interativa muito boa para fazer experiências e descobrir como as coisas funcionam.
E se pretenderes aprender Python talvez isto:http://www.khanacademy.org/#computer-science seja um bom lugar por onde começar,
uma coisa que eu nunca percebi sobre Python é a sua utilização, é uma linguagem on-rails? Se sim como usar? Ou então, como se compila? Alguém me pode aconselhar uma IDE para Python?
 
Programando com java podes usar BlueJ também para ver +/- como funcionam as coisas...depois o Eclipse penso que seja um dos melhores programas para programares mais "a sério" em java.
Sinceramente acho que devias de começar por java, a meu ver é uma das linguagens mais usadas (depois de C/C++/C#).
Depois sempre podes avançar para o C/C++/C#.
 
E se pretenderes aprender Python talvez isto:http://www.khanacademy.org/#computer-science seja um bom lugar por onde começar,
uma coisa que eu nunca percebi sobre Python é a sua utilização, é uma linguagem on-rails? Se sim como usar? Ou então, como se compila? Alguém me pode aconselhar uma IDE para Python?

O python é muito versátil. Pode ser usado para aplicações web, mas também para programas de desktop, scripts, etc. Em relação a IDEs, experimenta Eclipse com pydev.
 
E se pretenderes aprender Python talvez isto:http://www.khanacademy.org/#computer-science seja um bom lugar por onde começar,
uma coisa que eu nunca percebi sobre Python é a sua utilização, é uma linguagem on-rails? Se sim como usar? Ou então, como se compila? Alguém me pode aconselhar uma IDE para Python?

O melhor IDE para python é, de longe, o PyCharm.

É um IDE comercial mas, para quem programa a sério, vale cada cêntimo!http://www.jetbrains.com/pycharm/
 
O melhor IDE para python é, de longe, o PyCharm.

É um IDE comercial mas, para quem programa a sério, vale cada cêntimo!

Dos comerciais prefiro o Wing IDE. Tem menos features, mas tinha as que eu precisava e achei mais intuitivo. Mas também gostei bastante do PyCharm quando experimentei. Tinha opções que nunca mais acabavam. Lembro-me de ler um post do Guido van Rossum que dizia algo como "It has a search box in the Preferences window!".
 
Intérprete de Python é um programa que vai correr o teu código. Também há ferramentas para criar executáveis, mas em geral usa-se o intérprete. Se for em Windows vê aqui:

http://www.python.org/getit/windows/

Nunca usei python em Windows, mas já instalei no computador de outras pessoas e foi o ActiveState que está nesse link.
 
thanks, vou tentar o eclipse então.
Estava a experimentar o pyCharm e ao criar um projecto novo ele pede-me um python interpreter, o que é? E onde arranjar?

O interpreter é interpretador da linguagem, ou seja, converte o teu código em rotinas que a máquina consegue executar!

Podes puxá-lo aqui
 
Back
Topo