Como programar?

Dá uma vista de olhos a Python, também. É mais simples do que Java e tem uma consola interativa muito boa para fazer experiências e descobrir como as coisas funcionam.

Certo irei fazer isso também, quero ver se consigo descobrir bem estes programas. Obrigado! ;)

Visto que estás no 11º de Ciências e Tecnologias (segundo o teu perfil) se tiveres hipótese de escolher Aplicações Informáticas B como disciplina opcional no próximo ano, aconselho-te a fazê-lo. No 1º Período irão te dar uma introdução à programação que pode ser útil.

E não tenhas medo em usar o Google para qualquer coisa, no inicio é normal não dares com alguns conceitos, mas é assim que se aprende, pesquisas e depois vais começando a te familiarizar com os conceitos. E se mesmo assim não deres com o que precisas tens sempre o fórum. ;)

Quanto à disciplina no 12º ano é mesmo isso que pretendo fazer, andaram a dizer à uns tempos para cá que em vez das duas disciplinas de opção no 12º ano passaria apenas a ser uma e aí eu fiquei com dúvidas mas nem sei se o mesmo foi para a frente ou não :/ De qualquer forma devo mesmo escolher essa disciplina e espero aprender + lá :/ Mas entretanto começo já a tentar pesquisar novas coisas. A questão do google é que por muitas vezes quando vou procurar o significado de um conceito qualquer a linguagem apresentada é ela também muito técnica pelo que quando vou tentar saber o significado de 1 conceito acabo por ter de ir procurar mais 10 conceitos :/

Mas pronto, a partir desta quinta(depois de fazer um teste de matemática) vou insistir bastante neste assunto, vou seguir os vossos conselhos, pesquisar todo um conjunto de conceitos, aprender novos códigos etc.

Obrigado pela vossa GRANDE ajuda ;) Foram simplesmente bestiais!
 
Quanto à disciplina no 12º ano é mesmo isso que pretendo fazer, andaram a dizer à uns tempos para cá que em vez das duas disciplinas de opção no 12º ano passaria apenas a ser uma e aí eu fiquei com dúvidas mas nem sei se o mesmo foi para a frente ou não :/ De qualquer forma devo mesmo escolher essa disciplina e espero aprender + lá :/ Mas entretanto começo já a tentar pesquisar novas coisas. A questão do google é que por muitas vezes quando vou procurar o significado de um conceito qualquer a linguagem apresentada é ela também muito técnica pelo que quando vou tentar saber o significado de 1 conceito acabo por ter de ir procurar mais 10 conceitos :/

Mas pronto, a partir desta quinta(depois de fazer um teste de matemática) vou insistir bastante neste assunto, vou seguir os vossos conselhos, pesquisar todo um conjunto de conceitos, aprender novos códigos etc.

Obrigado pela vossa GRANDE ajuda ;) Foram simplesmente bestiais!
Estou exactamente no mesmo contexto escolar que tu (no 11º ano de Ciências e Tecnologias e posso adiantar-te que este ano se vão manter as duas disciplinas ao contrário do esperado, o problema é que a maioria das escolas não tem essa disciplina, como é o caso da minha :)
 
Bem, no mundo da programação cada qual fará mais pub à sua linguagem. Um bocado como "o que é mais fácil, falar português ou espanhol?", para um português será português, para um espanhol, espanhol.
Eu entendo que há uma série de critérios, o principal: "O que queres fazer?" Outro também a ter em conta é a durabilidade da linguagem; conheço muitos programadores ASP que levaram um verdadeiro balde quando saiu ASP.NET, o mesmo para programadores VB6, já que o sabiam fazer sumiu-se no ar.
 
Estou exactamente no mesmo contexto escolar que tu (no 11º ano de Ciências e Tecnologias e posso adiantar-te que este ano se vão manter as duas disciplinas ao contrário do esperado, o problema é que a maioria das escolas não tem essa disciplina, como é o caso da minha :)

Hm, então nesse caso vou mesmo para AI. É pena pois penso que é uma disciplina que todas as escolas deveriam de ter. :/

Bem pessoal, preciso que me dêem outra mãozinha, conhecem de algum livro que explique (bem explicado, ou exemplos, passo-a-passo etc) como fazer programação em Java? Pesquisei mas achei muita pouca informação, pelo que credível apenas vi este: link

Mas não sei se esse livro está actualizado ou assim. De preferência tem de ser um livro em português.

Forte abraço!

Pesquisei na ***** e achei a seguinte lista: link destes qual o melhor?
Relembro que pretendo um que ensine desde o mais básico até algo já minimamente avançado e vendo pelo numero de paginas(varias centenas) calculo que muitos façam isso nao?
 
Última edição:
Hm, então nesse caso vou mesmo para AI. É pena pois penso que é uma disciplina que todas as escolas deveriam de ter. :/

Bem pessoal, preciso que me dêem outra mãozinha, conhecem de algum livro que explique (bem explicado, ou exemplos, passo-a-passo etc) como fazer programação em Java? Pesquisei mas achei muita pouca informação, pelo que credível apenas vi este: link

Mas não sei se esse livro está actualizado ou assim. De preferência tem de ser um livro em português.

Forte abraço!

Pesquisei na ***** e achei a seguinte lista: link destes qual o melhor?
Relembro que pretendo um que ensine desde o mais básico até algo já minimamente avançado e vendo pelo numero de paginas(varias centenas) calculo que muitos façam isso nao?


Fazes bem em começar por java, mas acho mais útil para ti tutoriais no youtube do que livros.


Além de poupares dinheiro tens acompanhamento visual e sonoro de um profissional no youtube que é muito melhor para iniciantes na linguagem,
e depois de aprenderes o básico há bastantes tutoriais apenas em formato texto na net.
 
É certo que os tutoriais são bons mas a verdade é que o livro é muito mais práctico, pois não necessito de estar ligado à internet para os ver etc :/, Além de que fui ver já dois tutoriais muito bons e quando fui para ver os videos seguintes, tinha-se que pagar -.-' A minha vontade é aprender quer pelos tutoriais, quer pelos livros quer pela internet :/

Mas desses livros não aconselhas nenhum?
 
Back
Topo