Como publicar pasta no meu pc...

HecKel

The WORM
Bem..., acho que com esta pergunta metade dos linuxers vão querer matar-me..., e com a outra pergunta se se "segue" matam-me todos..., portanto..., NOOB ALERT

Bem..., eu quero meter uma pasta do meu pc online..., só que não sei como fazer..., a ideia é ter um site a correr pelo meu pc temporáriamente só enquanto trabalho na faculdade e fazer umas tretazitas..., acho k os pormenores são dispensáveis..., um aparte que julgo importante, eu acedo à net por um modem/router HUAWEI SmartAX MT882 via dhcp.

Agora a outra pergunta de morte..., como vejo o meu ip EXTERIOR do meu PC? fazendo o ifconfig apenas encontro o ip local..., e eu quero mesmo saber o ip EXTERIOR...

abraços, HecKel
 
Qualquer uma das opções involve ou arranjares um serviço de dyndns como já foi dito ai em cima, ou arranjares maneira de saberes o IP público (fazeres um pequeno bash script que verifique de tempos a tempos o ip e caso mude te mande um mail ou algo do género).
Depois disso podes por a correr um servidor ssh (melhor hipótese) e utilizares uma sessão para modificares os ficheiros e usar o sftp para copia-los, ou então podes por um servidor http ou ftp a correr. Estas ultimas opções são mais dificeis de implementar e configurar, a primeira é mais segura.
Obviamente que qualquer uma destas soluções tem de ser bem pensada e implementada, senão corres o sério risco de colocares o sistema em perigo.

Já agora um pequeno aparte...Em vez de usares um dyndns, é mais seguro usares um script para reconhecer e enviar para um mail ou isso o teu IP externo. Eu vou procurar um script que fiz há uns anos que fazia isso mesmo. Quando encontrar coloco aq.
 
Boas!

Acho que é mesmo melhor explicar a minha ideia :p

Basicamente vou instalar o mooshak no meu pc para fazer umas brincadeiras com pessoal amigo,concursos de programação. Portanto apenas será necessário estar online algumas horas..., daí não ser necessário tanto trabalho, *acho*.

Já instalei o apache, mas de facto estou com uma beca de problemas devido ao modem/router..., pois sempre k tento aceder ao pc pelo ip entro directamente no site do modem/router..., mas este problema TENHO de o resolver no próximo fim-de-semana..., queria mesmo meter em prática isto..., e quem sabe alargar esta brincadeira ao pessoal da techzone :)

abraços, HecKel
 
entras no router porque tanto o apache como o router, estao a usar a porta 80 e nao tas a fazer forward de certeza....


Das duas uma, ou desactivas o interface web para a rede externa, e fazes portforward da 80 para o ip interno da maquina que tem o apache, ou fazes portforward de outra porta 8080, para a porta 80 da maquina com apache...

mas se queres aceder aos files, nada mais simples que ssh a correr, e WINSCP ...
 
Back
Topo