Como reduzir voltagem

ctr

Power Member
Ppl, alguem sabe dizer-me o que tenho de comprar para reduzir os 12V de saida do isqueiro do carro para 6V ?

Obrigado

Cmps.
 
Pois, mas a minha pergunta era mais do genero que componente(s) electronicos é que devo usar para fazer isso e não um aparelho já feito, isso sei onde há à venda.

Cmps.
 
Um transformador não dá. Isso são 12 V tensão contínua. Os transformadores só funcionam em alternado (Faraday, Maxwell etc e tal)
A maneira mais basica e colocares uma resistência em série com os 12 V (o isqueiro) de maneira a provocares uma queda de tensão de 6 V na resistência. Mas não aconselho. A resistência vai aquecer seriamente em funcionamento. Além disso tinhas de ter uma resistência variavél por causa da queda de tensão ser igual a resistência vezes o quadrado da corrente (Ohm).
O que tu precisas mesmo e um conversor de tensão continua em tensao continua. Ou um chopper como se costuma chamar. Isso consiste provavelmente numa montagem qualquer em torno dum transistor qualquer ou algum switch electronico e um condensador para alizar a tensão. Mas tem de ter um circuito de comando do switch que não é assim muito simples de descrever.
Procura daquelas montagens que vem a placa com os componentes a parte para soldar. Em Lisboa não sei bem onde é que isso se vende. Só em Santarém... sorry
Talvez haja mais soluções alternativas. Isto foi o que eu me lembrei agora de cabeça
 
timber disse:
Um transformador não dá. Isso são 12 V tensão contínua.

AI NÃO !?!?!?!?!?!

Nos últimos 130 anos SÓ se fizeram transformadores assim, mas se tu dizes que não se fazem, está à vontade.

Os transformadores funcionam para tensão contínua e para tensão alternada.

Não passam de duas bobinas enroladas no mesmo núcleo de ferro. É das peças eléctricas mais antigas da história da electricidade, mesmo antes de ser inventada a corrente alternada.
 
Ui, que agressividade :-D

Obrigado a todos desde já. Mas convem esclarecer que eu já tenho um aparelho que se liga ao isqueiro para passar de continua para alternada, para ligar leitores de mp3s e coisas do genero, o problema é que tenho aparelhos que quero ligar de 12V que funcionam na boa mas tenho outros de 6V, por isso queria fazer algo para diminuir a voltagem.

Cmps.
 
Existem vários circuitos desse tipo com base em diferentes power transistors.

Exemplos

http://www.hut.fi/Misc/Electronics/circuits/psu_5v.html
http://www.uoguelph.ca/~antoon/circ/car912.htm
http://www.uoguelph.ca/~antoon/circ/ps-lm317.html

mas podes conseguir aquí no forum detalhes para o LM317 (se não me equivoco) que se usa em rheobus e afins, e com uma resistência fixa conseguir a voltagem que procuras e não te esqueças de confirmar os Amp que o aparelho em causa "come", para assim escolheres o power transistor adequado.
 
Não os transformadores não funcionam em continuo
Os transformadores ainda sao assim hoje
Um nucleo de ferro e duas bobines (de cobre tipicamente). As bobines estao isoladas entre si e do nucleo convem referir. So ha "conduçao" magnetica.
Alias uma das grandes vantagens de usar um sistema alternado e poder usar transformaçao e assim fazer o transporte a tensoes elevadas
Para haver induçao tem de haver variaçao de fluxo
Podes ter perfeitamente um motor (ou gerador) de corrente continua (porque tens um dispositivo que e o comutador que alterna e produz a tal variaçao) mas um transformador e uma maquina electrica estatica e por isso so com sinais alternados e que funciona
Alias a experiencia original de Faraday que era um brincadeira de feira consistia nisso mesmo. So funcionava quando ele accionava o interruptor de facas (era o momento que havia variaçao). Demorou 9 anos a perceber porque mas depois deu na lei de induçao de Faraday.
As redes antigas do inicio do sec XX funcionavam originalmente a tensao continua. depois e que se passou para sistemas alternados ja que as maquinas (geradores e motores) para alternado sao mais simples, baratas e robustas que as equivalentes para tensão continua. Alem disso passou a poder-se usar o transformador. Isso permitiu o transporte em tensão elevada e assim surgiu a verdadeira "rede electrica" com as grandes centrais, o transporte e a distribuição. Anteriormente a geraçao tinha de estar praticamente encostada aos consumos como podes repara na central Tejo em Lisboa por exemplo. Por curiosidade o inventor do transformandor entre muito outra maquinaria electrica e o Nikola Tesla (sim o gajo que dava o nome aquilo no Red Alert)
Neste site ha uma pequena biografia deste grande inventor que fala um pouco tb da historia dos sistemas de energia electrica
http://www.neuronet.pitt.edu/~bogdan/tesla/bio.htm
Mas se isto tudo te parecer conversa da treta visita este site por exemplo
http://science.howstuffworks.com/power2.htm
e ve por exemplo o ponto 2 do qual deixo um excerto

Transformers must have alternating current to operate, and we will see that the power distribution grid depends on transformers.

Tb ha umas coisas que sao os transformadores de impulsos que se usam para obter isolamento galvanico no comando de semiconductores mas a semelhança e o nome. E provavelmente havera outros dispositivos com transformador no nome que nao sao bem transformadores

Para quem achar interesse nisto um transformador e uma maquina muito simples de construcçao mas fascinante em termos de analise. E tambem pode ser muito imponente ao vivo (quer dizer tipo o transformador dentro do carregador do telemovel nao conta nao e?). Um transformador de 220/60 kV de 170 MVA de potencia tem a altura de uma vivenda pequena e de fora so que conseguem ver os imensos radiadores de refrigraçao do oleo onde se encontram as 6 bobines. Um gajo fica com os pelos dos braços todos erriçados. Infelizmente ainda nao tive opurtunidade de visitar um de 400/60 que sao ainda mais imponentes.
 
Última edição:
Nuke disse:
Existem vários circuitos desse tipo com base em diferentes power transistors.

Exemplos

http://www.hut.fi/Misc/Electronics/circuits/psu_5v.html
http://www.uoguelph.ca/~antoon/circ/car912.htm
http://www.uoguelph.ca/~antoon/circ/ps-lm317.html

mas podes conseguir aquí no forum detalhes para o LM317 (se não me equivoco) que se usa em rheobus e afins, e com uma resistência fixa conseguir a voltagem que procuras e não te esqueças de confirmar os Amp que o aparelho em causa "come", para assim escolheres o power transistor adequado.

Brigadinho Nuke, parece-me que é isto mesmo o que queria, agora é mãos à obra.

Thanks

Cmps.
 
Simplifiquem...

Mete lá um 7806, ou 7906, ou na sua falta, um 7805 ou 7905 com um diodo zener de 1V directamente polarizado no Cátodo (massa) ...
 
Back
Topo