1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Como regular estas fans?

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por dA_PhReAk, 11 de Janeiro de 2006. (Respostas: 7; Visualizações: 1320)

1. dA_PhReAk

dA_PhReAk Power Member

Boas, comprei uma caixa aerocool aeronengine Black, e quero regular a fan de 14mm (frente) e a de 12mm(tras) que ja vem com a caixa. Estas duas fans tem uma ligacao directa para a fonte de alimentacao, e mesmo use um fio que as transforme em 3 pinos NAO podem ser reguladas, apenas por alteracao de voltagem. Ora a minha duvida e esta, usando este controlador --> http://www.zalman.co.kr/eng/product/view.asp?idx=1&code=017 <<-- posso regular estas duas fans? alternando entre 12v 5v e Off... o problema e que a ligacao para para as fans e 2pin (weird...) posso "transformar" a ligacao das minhas fans para uma de 2pins?

(acho que ja vi ai um tutorial de como regular este tipo de fans, que falava em trocar de sitio um dos pinos.. e que ficava entao a receber 7V ... o controlador alterna entre 12 e 5... tera isto problema?)

2. God_Lx

God_Lx Folding Member

Porque é k transformadas em fichas de 3 pinos não podem ser reguladas ? O k os controladores fazem é através das fichas de 3pinos mandarem menos voltagem... De certeza k com um controlador e fichas de 3 pinos isso é regulado na boa... Ou mais provavelmente se as ligares à própria board com as ditas fichas de 3 pinos a board as regule melhor (com algum software...)

3. dA_PhReAk

dA_PhReAk Power Member

"Thank you for purchasing Aeroengine II. Unfortunately, those two case fans (12cm and 14cm) we included, their fan connector are 4-pin connector (without rpm output), they are supposed to be connected directly to power supply. You can use 3-pin to 4 pin converter to connect it to 3-pin connector but you still can not get the rpm output or controlled by fan controller (except VR type controller/ regulator)."
    -
    William Shih
    Aerocool Advanced Technologies Corp.

VR Type controller regulator e isso que esse zalman q mostrei tem? ohh.. entao qual e a diferenca entre um controlador de voltagem e de um normal tipo o que vem com a noiseblocker ... e que um reduz as rpms reduzindo a voltagem e o outro nao(entao fá-lo como?)? humm.. esta reducao funciona bem com todo o tipo de fans? (tenho estas duas, uma noiseblocker s2 80mm e irei ter brevemente :) um big typhoon)

Última edição: 11 de Janeiro de 2006
  4. God_Lx

God_Lx Folding Member

Tenho ideia k todos os controladores reduzem a voltagem, daí elas rodarem mais devagar... Se calhar sou eu que sou um nabo e nâo entendo nada de controladores :)

O Zalman faz isso sim, se queres a minha opinião eu ia pro Sunbeam, porque vai mesmo dos 0 aos 12v, o k vais ver k é uma grande vantagem... E podes lá ligar qq ventoinha pq tem uma potencia por canal enorme...

5. Lancaster

Lancaster To fold or to FOLD?

Heyas all...

Primeiro, todas e quaisquer ventoinhas que estejam no computador podem ser controladas, existem 3 fios ou 2 fios na maior parte das ventoinhas, as de 3 fios, têm um fio amarelo, um vermelho e um preto, o amarelo é o sensor de RPM's da ventoinha, o vermelho o dos 12V e o preto o do ground.

As ventoinhas que têm apenas 2 fios, têm apenas o fio vermelho(ou amarelo, tenho aqui uma com essa cor) e outro fio preto, respectivamente são os 12V e o ground.

O que acontece é que há aí muitas board's que controlam através das RPM's e não através das voltagens, ou seja, tu dizes que queres aquilo a 1500 RPM's, e ele reduz-te a voltagem até ler 1500 RPM's por isso é que ele te diz que só podes usar um regulador VR (Voltage Regulator), no teu caso o Zalman vai trabalhar, porque é isso mesmo que ele faz, regula-te a voltagem da FAN (sem ler as RPM's).

Penso que o GateWatch que comprei, controla através das RPM's lidas... Ou seja para ventoinhas sem sensor de RPM não trabalha (ou melhor..ficam sempre a 12V)

Para pores isso a trabalhar com o zalman é comprares os adaptadores de 4 pinos para 3 pinos, e tens o problema resolvido....

Espero que tenha esclarecido...

Segundo, presumo que tenhas mandado um mail para a Aerocool a perguntar esta história das ventoinhas certo? Envias-te o mail para que mail deles? Para o de suporte support[AT]aerocool.us ? É que mandei um mail para eles e os tipos não me responderam...sacanas!

Terceiro, e que tal a caixa? É grande o suficiente? Achas que isso aguenta 4 discos sem tudo atafulhado? É que estou numa de comprar uma caixa nova, e preciso de uma caixa que leve com 4 discos, e a Aeroengine II agradou-me bastante... E já agora onde compraste? Todo o lado onde a vejo, está esgotada...

Hasta all [[]]

EDIT: Correção de erro ortográfico...

Última edição: 12 de Janeiro de 2006
  6. dA_PhReAk

dA_PhReAk Power Member

Thx Lancaster.
    Ja agora a regulacao vai ser eficiente? vai me dar ganho em silencio ou nem porisso? ja li coisas sobre ventoinhas que fazem barulhos estranhos quando submetidas a reducao de voltagem. As ventoinhas sao de 26dB, ficariam abaixo de 20db quando reguladas?

senao me engano enviei para aqui o mail --> [email protected], e que respondeu foi --> [email protected]. Que por acaso nao me respondeu ao meu segundo mail :/

A caixa é uma midtower bastante razoavel (e na minha opiniao a melhor midtower qualidade/preco), sim acho que conseguirias por ca 4 discos.

Comprei a minha na *****, telefonei para la a perguntar quando as recebiam eles disseram o dia e fui la buscar. aquilo esgota num instante :P

7. Lancaster

Lancaster To fold or to FOLD?

Heyas all...

Em relação aos dB's sinceramente não sei, mas se a relação entre voltagem e barulho gerado for linear (o que penso que não seja) aí tens uma redução para 13 dB, e claro, ao baixares ganhas sempre no silêncio.

Em relação às ventoinhas que fazem barulho quando submetidas a um VR, isso só acontece com os controladores que são PWM ( Pulse Width Modulation ) controladores que controlam a rotação das ventoinhas através de pulsos a uma certa frequência ( mais pormenores aqui ), o que acontece é que algumas ventoinhas não se dão bem com algumas das frequências que estes controladores usam, logo começam a fazer esses tais barulhos estranhos...

Fixe...vou mandar um mail para eles, a chateá-los outra vez :D...

Ainda tenho que ver bem...estou muito indeciso, também andei a ver a Masstige, e não desgostei, só que por ser BTX não me agradou lá muito, montar board ao contrário...esquisitices...

Gracias pelas infos..e hasta all [[]]

Última edição: 12 de Janeiro de 2006
  8. dA_PhReAk

dA_PhReAk Power Member

uma ultima coisa... Wich one?
    - SUNBEAM RHEOBUS -- http://www.sunbeamtech.com/PRODUCTS/Rheobus/images/03 Copy of Rheobus-B(300).jpg
    - REVOLTEC CONTROLADOR 3.5 -- http://www.revoltec.de/images/products/rl018/rl018_rb.jpg
    - ZALMAN ZM-MFC1

tou mais inclinado po rheobus ja que deixa desligar as ventoinhas... mas aquelas luzes... ai ai (Q FEIO!)

o revoltec so da entre 12 e 7v logo nao e muito bom n e?

o zalman tem aqueles conectores de 2pins que nao me iram servir de muito porque nao tenho nada pa ligar la...

Se tiverem outra opiniao ou outro produto forca ai

Partilhar esta Página