Como remover dissipador de grafica

Morg2k2

Power Member
Boas,

eu tenho uma grafica Palite ou algo assim com um chipset ATI RADEON 9800 PRO que tem um dissipador e respectiva ventoinha, que sozinho faz mais barulho do que a fonte de alimentação e as 4 ventoinhas...

Conclusao migrei o sistema para um media center e preciso de retirar o dissipador e a ventoinha e substituir por um zaman VF900 CU.
A minha questão é como é que eu removo o dissipador, ele tem uns parafusos que ja retirei mas tem uma especie de cola que está agarrado ao cpu da grafica e nao quero partir o cpu dai que gostaria de saber qual o metodo mais adequado para fazer esta troca.

obrigado.
 
em principio não será cola, mas sim pasta térmica.
tens que arrancar muito devagarinho, ou se não sujeitas-te a partir um pino (experiência própria: processador), e depois é um big problem.
CUMPS!
 
não é CPU.. é GPU

anyway isso é pasta térmica..
para a removeres isso mais fácilmente, aquece isso com um secador (fora do pc já claro!, obvio)
assim irá amolecer a pasta térmica.. e mais fácilmente irá ceder

no final limpa isso com umas cotonetes humedecidas em alcool..

para media center podias ter escolhido um cooler passivo :)
 
Boas,

eu ainda nao comprei o cooler pois estou em vias de o encomendar, bem andei á procura de passivos que funcione com eficiencia numa ati 9800 pro mas nao encontrei nada. Alguma sugestao a preços em conta (até 40 Eur).

obrigado
 
mais depressa partias a grafica do que partires o cooler xD é so puxares com calma

eu tenho uma 9600 pro... ja tiras.te os pinos brancos que seguram á grafica?
 
Última edição pelo moderador:
como disse anteriormente ainda nao tirei, pois estava a ver qual a melhor forma, ate pq nao tenho ainda o novo cooler. mas pelo que vi tem um dissipador de cobre que esta agarrado ao GPU atraves de massa termica e tem 2 parafusos , e por cima do dissipador tem uma ventoinha.

Agora eu estava inclinado para uma ventoinha zalman VF-900 CU (acho que é este o modelo) mas se fosse passiva sem barulho melhor, e neste tema o que sugerem? eu vi uma da zalman que nao me recordo do modelo, que basicamente sao dois dissipadores que entalam a placa (tipo sandwich) e ate nao achei caro (25 eur). ou acham que existe algo melhor para um media center.

obrigado.
 
Back
Topo