1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Avaria COMO REPARAR PEN USB /DISCO RÍGIDO COM ERROS (recovery)

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por henriquehigc, 2 de Fevereiro de 2013. (Respostas: 11; Visualizações: 15037)

1. henriquehigc

henriquehigc Suspenso

Já todos nós nos deparámos com erros durante a utilização de uma PEN, ou porque não é possível remover em segurança ("Este dispositivo está a ser utilizado.
    Feche os programas ou janelas que possam estar a utilizar o dispositivo e, em seguida, tente novamente"), ou porque a ligamos normalmente numa porta usb e a mesma instala os drivers mas acaba por não ser reconhecida na área do "Computador", até mesmo copiar para a pen dados que afinal de contas não foram copiados da maneira correta tendo ficado danificados/corrompidos. Muitas vezes essa pen ainda tem salvação por isso, antes de a mandar para o lixo, experimente fazer o que vou explicar de seguida.

Pois muito bem, neste pequeno post vou explicar como fazer uma espécie de hard reset/ recovery à vossa pen de modo a eliminar a partição única que ela contém, a dar-lhe uma limpeza de seguida a criar uma nova. Depois deste processo todos os erros desaparecem e a pen fica como nova. :009:

NOTA: não aconselho este procedimento a quem tem dados importantes no dispositivo e os quer de algum modo recuperar, para tal existem
    outros processos.

1º passo

Introduza a pen usb em qualquer porta disponível no seu computador. Se a pen não estiver completamente queimada há-de ouvir a notificação do windows em como um novo dispositivo foi adicionado.

2º passo

Clique em Iniciar e na barra para procura de programas e ficheiros escreve o seguinte comando "DISKPART", autorize o windows a dar inicio a esta aplicação.
    Uma janela de prompt será aberta e é aqui que irá executar alguns comandos de recovery.

3º passo

Para identificar na lista qual o dispositivo que se refere à pen que queremos reparar
    execute o comando "LIST DISK". No exemplo que vos deixo tenho dois HD's ligados no meu pc, um de 298 Gb, outro de 149 Gb e o mais pequeno de 7800 MB é a pen (Disco 6).

4º passo

Selecione a sua pen na lista do seguinte modo "SELECT DISK #".
    O # refere-se ao número na lista em que a pen se encontra, no meu caso será "SELECT DISK 6". De seguida o diskpart informa "o disco 6 é agora o disco seleccionado"

5º passo

execute o comando "recover" e aparece-lhe a indicação de que "O comando recover foi concluído com êxito."
    e
    execute o comando "clean" e aparece-lhe a indicação de que "O DiskPart limpou o disco com êxito."

A utilização do DiskPart fica concluída por aqui e para o fechar escreva "Exit".

6º passo

Agora que já eliminou a partição da Pen e lhe deu uma limpeza só lhe falta criar uma nova partição. Para tal utilize a GESTÃO DE DISCOS DO WINDOWS.

Painel de Controlo-> Sistema e Segurança-> Ferramentas Administrativas-> Criar e formatar partições no disco rígido.

Clique com o botão direito do rato sobre o disco referente á sua pen e pressione na opção "novo volume simples".

O ASSISTENTE DE NOVO VOLUME SIMPLES irá lhe ajudar a criar um novo volume (partição) na sua pen, escolher o tamanho do volume pretendido, a atribuir uma letra e nome à unidade e a formatá-la no formato desejado (NTSF, FAT, FAT32) .

Após estes passos o windows passa a reconhecer novamente o volume e entra em modo de reprodução automática (caso a mesma não esteja desabilitada) e voilá...

Temos uma pen novinha em folha e sem erros :-)
    :P

Fiz esta experiência apenas no windows 7 mas creio que noutras versões do mesmo sistema operativo também funcione, é uma questão de experimentarem.

Da mesma maneira que repara pen's USB, o mesmo procedimento também se aplica a HD's (Disco Rígido) com erros
    .

Espero que este mini-tutorial ajude a reparar muitas pen's e discos que se pensavam perdidos...

Cumprimentos a todos
    #henriquehigc

Última edição: 3 de Fevereiro de 2013
  2. gamer20

gamer20 Banido

bom tutorial no futuro vai ajudar muito obrigado pela iniciativa continua.

3. Muito bom tutorial, tentei fazer isto no meu disco externo pois estou com problemas nele. acende a luz do disco mas nao detecta nada no computador, ou as vezes ate detecta mas nao consigo formatalo. Com esse comando consegui fazer recover, mas quando chego a parte do clean da me este erro "Erro do Serviço de Disco Virtual: A limpeza não é permitida no disco que contém o volume actual de arranque, sistema, ficheiro de paginação, imagem de erro ou hibernação" .

Ja perdi a esperança de recuperar o disco a algum tempo mas se souberes o que se passsa já agora podias me ajudar.

4. henriquehigc

henriquehigc Suspenso

Mesmo assim ainda acredito que ainda haja solução para ele. Já me surgiu este erro e arranjei maneira de o contornar.

Experimenta fazer assim, executa os comandos por esta ordem:

- list disk
    - select disk #
    - list volume
    - select volume #
    - format
    - recover
    - clean all

Diz como correu...

#henriquehigc

Última edição: 3 de Fevereiro de 2013
  5. Quando me aparece a listo dos discos, o meu disco externo nao aparece, so aparece o do computador, mas ele esta com a luz acessa nao percebo, e o disto esta a trabalhar.

6. henriquehigc

henriquehigc Suspenso

Verifica na "LIST DISK" se ele te aparece ONLINE ou OFFLINE

7. Desculpa a demora a responder, mas nao me aparece nada a dizer Online ou Offline.

8. henriquehigc

henriquehigc Suspenso

É estranho, deveria aparecer online, offline ou sem suporte (como na imagem do 3º passo). Mas pronto, disseste que o disco te dá esse erro mas que em algumas ocasiões o consegues utilizar e noutras não. Remove o dispositivo as vezes que forem necessárias até que o consigas utilizar normalmente e aí sim segues todos os passos, ou os do tutorial ou então na 1ª resposta que te enviei. Numa delas tem de funcionar.

Dá noticias

9. Eu ja desisti -.- ja me disseram que o disco foi a vida, o que acho estranho porque eu sinto ele a trabalhar e a luz esta acessa. Isso é que eu acho ainda mais estranho.

10. Podes ter power ON e o disco funciona e acende os leds, mas se tiveres problemas de firmware, não vai funcionar.

11. WDFOX

WDFOX Moderador
    Staff Member

Retira o disco da caixa e coloca no teu pc para ver se é reconhecido.

12. joaopedro21

joaopedro21 Power Member

gosto do tutorial

Partilhar esta Página