Avaria COMO REPARAR PEN USB /DISCO RÍGIDO COM ERROS (recovery)

henriquehigc

Suspenso
Já todos nós nos deparámos com erros durante a utilização de uma PEN, ou porque não é possível remover em segurança ("Este dispositivo está a ser utilizado.
Feche os programas ou janelas que possam estar a utilizar o dispositivo e, em seguida, tente novamente"), ou porque a ligamos normalmente numa porta usb e a mesma instala os drivers mas acaba por não ser reconhecida na área do "Computador", até mesmo copiar para a pen dados que afinal de contas não foram copiados da maneira correta tendo ficado danificados/corrompidos. Muitas vezes essa pen ainda tem salvação por isso, antes de a mandar para o lixo, experimente fazer o que vou explicar de seguida.




Pois muito bem, neste pequeno post vou explicar como fazer uma espécie de hard reset/ recovery à vossa pen de modo a eliminar a partição única que ela contém, a dar-lhe uma limpeza de seguida a criar uma nova. Depois deste processo todos os erros desaparecem e a pen fica como nova. :009:




NOTA: não aconselho este procedimento a quem tem dados importantes no dispositivo e os quer de algum modo recuperar, para tal existem
outros processos.




1º passo

Introduza a pen usb em qualquer porta disponível no seu computador. Se a pen não estiver completamente queimada há-de ouvir a notificação do windows em como um novo dispositivo foi adicionado.





2º passo

Clique em Iniciar e na barra para procura de programas e ficheiros escreve o seguinte comando "DISKPART", autorize o windows a dar inicio a esta aplicação.
Uma janela de prompt será aberta e é aqui que irá executar alguns comandos de recovery.







3º passo

Para identificar na lista qual o dispositivo que se refere à pen que queremos reparar
execute o comando "LIST DISK". No exemplo que vos deixo tenho dois HD's ligados no meu pc, um de 298 Gb, outro de 149 Gb e o mais pequeno de 7800 MB é a pen (Disco 6).







4º passo

Selecione a sua pen na lista do seguinte modo "SELECT DISK #".
O # refere-se ao número na lista em que a pen se encontra, no meu caso será "SELECT DISK 6". De seguida o diskpart informa "o disco 6 é agora o disco seleccionado"










5º passo

execute o comando "recover" e aparece-lhe a indicação de que "O comando recover foi concluído com êxito."
e
execute o comando "clean" e aparece-lhe a indicação de que "O DiskPart limpou o disco com êxito."

A utilização do DiskPart fica concluída por aqui e para o fechar escreva "Exit".










6º passo

Agora que já eliminou a partição da Pen e lhe deu uma limpeza só lhe falta criar uma nova partição. Para tal utilize a GESTÃO DE DISCOS DO WINDOWS.

Painel de Controlo-> Sistema e Segurança-> Ferramentas Administrativas-> Criar e formatar partições no disco rígido.

Clique com o botão direito do rato sobre o disco referente á sua pen e pressione na opção "novo volume simples".







O ASSISTENTE DE NOVO VOLUME SIMPLES irá lhe ajudar a criar um novo volume (partição) na sua pen, escolher o tamanho do volume pretendido, a atribuir uma letra e nome à unidade e a formatá-la no formato desejado (NTSF, FAT, FAT32) .


Após estes passos o windows passa a reconhecer novamente o volume e entra em modo de reprodução automática (caso a mesma não esteja desabilitada) e voilá...

Temos uma pen novinha em folha e sem erros :-)
:P

Fiz esta experiência apenas no windows 7 mas creio que noutras versões do mesmo sistema operativo também funcione, é uma questão de experimentarem.


Da mesma maneira que repara pen's USB, o mesmo procedimento também se aplica a HD's (Disco Rígido) com erros
.








Espero que este mini-tutorial ajude a reparar muitas pen's e discos que se pensavam perdidos...


Cumprimentos a todos
#henriquehigc








 
Última edição:
Muito bom tutorial, tentei fazer isto no meu disco externo pois estou com problemas nele. acende a luz do disco mas nao detecta nada no computador, ou as vezes ate detecta mas nao consigo formatalo. Com esse comando consegui fazer recover, mas quando chego a parte do clean da me este erro "Erro do Serviço de Disco Virtual: A limpeza não é permitida no disco que contém o volume actual de arranque, sistema, ficheiro de paginação, imagem de erro ou hibernação" .

Ja perdi a esperança de recuperar o disco a algum tempo mas se souberes o que se passsa já agora podias me ajudar.
 
Muito bom tutorial, tentei fazer isto no meu disco externo pois estou com problemas nele. acende a luz do disco mas nao detecta nada no computador, ou as vezes ate detecta mas nao consigo formatalo. Com esse comando consegui fazer recover, mas quando chego a parte do clean da me este erro "Erro do Serviço de Disco Virtual: A limpeza não é permitida no disco que contém o volume actual de arranque, sistema, ficheiro de paginação, imagem de erro ou hibernação" .

Ja perdi a esperança de recuperar o disco a algum tempo mas se souberes o que se passsa já agora podias me ajudar.


Mesmo assim ainda acredito que ainda haja solução para ele. Já me surgiu este erro e arranjei maneira de o contornar.

Experimenta fazer assim, executa os comandos por esta ordem:

- list disk
- select disk #
- list volume
- select volume #
- format
- recover
- clean all

Diz como correu...

#henriquehigc
 
Última edição:
Mesmo assim ainda acredito que ainda haja solução para ele. Já me surgiu este erro e arranjei maneira de o contornar.

Experimenta fazer assim, executa os comandos por esta ordem:

- list disk
- select disk #
- list volume
- select volume #
- format
- recover
- clean all

Diz como correu...

#henriquehigc

Quando me aparece a listo dos discos, o meu disco externo nao aparece, so aparece o do computador, mas ele esta com a luz acessa nao percebo, e o disto esta a trabalhar.
 
Desculpa a demora a responder, mas nao me aparece nada a dizer Online ou Offline.

É estranho, deveria aparecer online, offline ou sem suporte (como na imagem do 3º passo). Mas pronto, disseste que o disco te dá esse erro mas que em algumas ocasiões o consegues utilizar e noutras não. Remove o dispositivo as vezes que forem necessárias até que o consigas utilizar normalmente e aí sim segues todos os passos, ou os do tutorial ou então na 1ª resposta que te enviei. Numa delas tem de funcionar.

Dá noticias
 
Eu ja desisti -.- ja me disseram que o disco foi a vida, o que acho estranho porque eu sinto ele a trabalhar e a luz esta acessa. Isso é que eu acho ainda mais estranho.
 
Back
Topo