Como reparar xp?

darth vader

Power Member
N consigo arranque o xp, mas como tenho mts coisas guardadas no disco n quero formatar!
Alguem me pode ajudar a reparar o xp e a manter td o que tenho lá guardado?



Obrigado
 
Quando ligas o computador, não aparece nenhuma opção para boot? Como por exemplo F8 ou F11?

Caso não aparece, podes aceder à BIOS e configurar o arranque por CD.
 
peço desculpa por não ter mais postado, mas n tive mesmo hipotese!

Eu ponho o cd do xp depois ele inicia, e aparece uma parte que diz reparar xp, mas eu n sei reparar!alguem me pode explicar todo o processo?
 
é so seguires as instruções.

Pessoalmente nao costumo fazer logo reparar nesse 1º quadro, faço só mais a frente.

Mas tenta os 2, ou seja, carrega logo reparar e a ver o que acontece, se nao funcionar, nao faças logo reparar e mais la para a frente tens de novo uma opção de reparar. são 2 processos diferentes. Um "repara-te", o outro reinstala sem mexer em nada
 
é so seguires as instruções.

Pessoalmente nao costumo fazer logo reparar nesse 1º quadro, faço só mais a frente.

Mas tenta os 2, ou seja, carrega logo reparar e a ver o que acontece, se nao funcionar, nao faças logo reparar e mais la para a frente tens de novo uma opção de reparar. são 2 processos diferentes. Um "repara-te", o outro reinstala sem mexer em nada
mas ao por o cd ou reparo ou formato e depois instalo!:confused:
 
Mas que confusão vai para aqui.
Vamos ver se me consigo explicar:

Quando fazes boot pelo CD vai aparecer como primeira opção, a reparação pela consola, mas não é esta que queres. Continuando o processo, tal como fosse para instalar, aparece um menu onde nos é fornecida a hipótese de reparar, bastando para isso carregar na tecla R. E esta sim, é a opção que queres.

Cumps
 
Mas que confusão vai para aqui.
Vamos ver se me consigo explicar:

Quando fazes boot pelo CD vai aparecer como primeira opção, a reparação pela consola, mas não é esta que queres. Continuando o processo, tal como fosse para instalar, aparece um menu onde nos é fornecida a hipótese de reparar, bastando para isso carregar na tecla R. E esta sim, é a opção que queres.

Cumps
obrgd!

Eu fiz o que tu me disseste mas só aparece para formatar:(

ou formato ou nada feito!
 
Por vezes a segunda opção para reparar não está disponível.

Mas já agora, explica melhor o teu problema. Não arranca o XP, mas aparece algum ecrã azul ou nem seguer aparece o logo depois do boot?
o sistema está sempre a reiniciar!aparece a barra que está a carregar e depois reinicia, e não sai disso!
 
humm... pah tenta pela consola então, nao me lembro agora é do comando... mas se és noob nisso se calhar o melhor é mm fazeres um backup dos teus dados e formatar o disco.
 
Esquece a opção de reparar pelo CD por instantes e tira-o da drive - também recomendo que tires tudo o que esteja ligado ao computador excepto o monitor, teclado, rato e cabos de energia.

- Reinicia o computador e carrega F8 - até podes carregar nesta tecla uma vez por segundo se não souberes qual a altura certa porque às vezes é um pouco complicado acertar nisto.


- Antes do arranque propriamente dito - deve aparecer um pequeno menu com várias opções.

- Tenta:

1 - Escolhe modo de segurança - se o windows arrancar tanto melhor. Volta a desligar o computador, liga uma drive externa, repete o passo do F8 e depois salva os teus documentos, imagens, músicas, etc para essa drive antes de fazeres quaisquer mudanças que sejam (por segurança).

Depois do backup podes usar o restauro de sistema e fazer o sistema voltar atrás no tempo (isso parece um driver mal instalado, por isso com sorte consegues recuperar o sistema como estava dantes)

Se quiseres e tiveres um backup com aquilo que precisas - recomendo vivamente que instales o windows novamente apenas para teres um sistema limpo e estável.


2 - No mesmo menu quando carregas no F8 também tens a opção de Última configuração correcta - tenta e vê os resultados, se conseguires arrancar quer dizer que tens drivers ou serviços mal instalados. Salva tudo o que puderes e reinstala o windows.


--------------------------------------------------

Se nada disto funcionar, aconselho-te a fazer um CD de arranque com o winbuilder para poderes aceder às tuas drives e poderes resgatar os teus ficheiros e reinstalar o windows para recuperares a funcionalidade da tua máquina.


Em qualquer dos casos parece que tens o teu sistema operativo a precisar de muita manutenção em detalhe, por isso é que prefiro recomendar uma reinstalação para garantir que tens menos trabalho e ficas com uma máquina em condições (sem vírus, ficheiros danificados ou problemas reincidentes com drivers).

Também pode ser algum do teu hardware que falha a ser inicializado como deve ser - na maioria das vezes pode ser algum aparelho USB, mas também deves estar atento a placas de RAM que às vezes ficam a fazer mau contacto ou defeitos na motherboard - se depois de reinstalar persistir o mesmo problema aconselho-te vivamente a levar o computador de volta à loja ou pedir a alguém com mais experiência para te ajudar nesta parte.


Boa sorte! :)
 
Back
Topo