1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Como saber o router padrão e o DNS primario?

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - Apple' iniciada por JoaoPereira, 19 de Março de 2008. (Respostas: 16; Visualizações: 33144)

1. JoaoPereira

JoaoPereira Banido

Boas, eu tenho uma playstation 3 e um mac os x e descobri que dava para ligar pelo airport a inter sem fios na ps3. criei uma rede encontrei com a ps3 dá sinal de 100%.
    Quando vou fazer manualmente o ip o router padrao e o DNS primario, vou á terminal meto ifconfig e encontro o ip, e agora para descobrir o router padrçao e o DNS primario ?

Obrigado.

2. Jota.Ce

Jota.Ce Power Member

Tenta explicar melhor... Não percebi muito bem o setup, mas penso que seja qualquer coisa do tipo: tens o mac ligado à net e queres partilhar, pelo airport, a net para a Playstation 3, certo?
    Se estiveres a meter o ip manual na Playstation, metes o endereço do mac como router e DNS primário.
    Espero ter ajudado.

3. JoaoPereira

JoaoPereira Banido

Sim é isso mas agora como sei o douter padrao e o DNS primário pela terminal, não sei qual é !
    Obrigado.

4. Jota.Ce

Jota.Ce Power Member

Ora bem, o teu mac é que vai funcionar como router e como DNS, ou seja, supondo que o ip do teu Mac é 100.200.300.100, no campo do router vais meter o mesmo, e no campo do DNS também metes o mesmo ip (isto na Playstation).
    Se não der, provavelmente terás que mexer na Firewall do Mac.

5. JoaoPereira

JoaoPereira Banido

Sim, mas se eu meter na terminal ifconfig sei onde esta o ip e para saber o router padrao e o DNS primario meto o que na terminal ?

6. Jota.Ce

Jota.Ce Power Member

Vamos lá ver uma coisa... Esse router padrão e DNS primário estás a pô-los aonde? Na PS3? Se sim, fazes ifconfig no Mac e metes o valor do ip nesses campos.

7. JoaoPereira

JoaoPereira Banido

Sim eu com a ps3 tou a apanhar net do meu mac agr preciso de saber o o router padrao e DNS primario para inserir esses dados na ps3 para o ip eu meti no mac ifconfig e ja vi onde esta agora, no meio de tanta coisa la escrita no ifconfig nao sei distinguir onde está o router padrao nem o DNS primario é unica coisa que preciso de saber!
    Obrigado

8. Jota.Ce

Jota.Ce Power Member

Ah! Finalmente percebo :D
    Ora bem, escusas de procurar no ifconfig porque não tem lá nada. Agora o que vais fazer é meter o ip que encontras no ifconfig e meter esse mesmo valor no campo do router e do DNS.
    Basicamente, e do ponto de vista da PS3, o teu Mac é que é o router e consequentemente o DNS.
    Vê lá se resolve!! :)

9. JoaoPereira

JoaoPereira Banido

Meter o ip nos 3 campos ? Parece que não dá :S

10. JPCarvalhinho

JPCarvalhinho Colaborador
    Staff Member

Não faças ifconfig... vai às propriedades-> connections e vê lá na tab do airport os valores que estão atribuídos. e usa os mesmos...

Em teoria o teu mac é a gateway, mas não o DNS...já que não possui sistemas de tradução de DNS instalado...
    Já agora terás que ir também ao propriedades->Sharing e activares a partilha da tua ligação à internet...acho que será isso que te falta.
    E já agora...experimentaste com a atribuição automática de ip e dns na ps3?

Última edição: 20 de Março de 2008
  11. JoaoPereira

JoaoPereira Banido

Sim mas nao da tem que ser manualmente. Eu sei que o ip é igual ao do modem, o router padrao começa sempre por 10 e o dns por 200 e qualquer coisa.

12. JoaoPereira

JoaoPereira Banido

A cena é.. Tenho uma network ligada no airport e com o compartilhamento feito. Na ps3 quando vou configurar aparece, Sem fios sim, WLAN encontro a minha network, sim, depois pede para meter o endereço de ip eu meto manualmente e aparece para preencher o IP, a mascara de sub-rede ( mas isso ja aparece de origem 255.255.255.0, e aparece o DNS primario e secundario eu ai meto umas cenas e quando vai testar a ligaçao falha...como é que eu vejo qual é o ip o router padrao e o DNS ?
    Cumps.

13. RaaR

RaaR Power Member

Tanto quanto me lembro de configurar a PS3 de um amigo, podes deixar isso em modo automático e não terás problemas.

Se queres mesmo uma solução manual, faz assim:

Descobre o IP interno do teu Mac, poderá ser algo do género: 192.168.2.2 e coloca-o como router na PS3.

O IP que te é pedido na PS3 deve ser como o anterior mas com o último número diferente, experimenta somar 20 ao último (dificilmente terás 20 computadores na tua rede doméstica). Ficaria algo como 192.168.2.22.

No DNS, podes utilizar o servidor de DNS do teu ISP ou, não o sabendo, um dos livres. Pode ser um destes: 4.2.2.1, 4.2.2.2, 4.2.2.3, 4.2.2.4, 4.2.2.5, 4.2.2.6.

14. JoaoPereira

JoaoPereira Banido

Automatico nao da.

15. RaaR

RaaR Power Member

Tu leste o resto do que eu escrevi?

16. JoaoPereira

JoaoPereira Banido

Ya disses-te " podes deixar isso em modo automatico, e nao teras problemas "

Descobre o IP interno do teu Mac, poderá ser algo do género: 192.168.2.2 e coloca-o como router na PS3.
    Desculpa la mas como se ve o ip interno é que eu meti ifconfig e ifconfig en 1 e nao vi nada

17. RaaR

RaaR Power Member

Tu mandaste o teu Mac partilhar Internet? Se calhar é evidente que sim mas como não o referiste, não é garantido.

Talvez este link te ajude: Share your Mac's Internet Connection wirelessly. Faz o que lá é indicado (se estiveres em Leopard tem um aspecto diferente mas é na mesma em System Preferences, Sharing) mas não metas password por enquanto. Mete-a só depois de estar tudo a funcionar para não introduzir mais variáveis agora.

Depois de isto estar feito, podes descobrir o IP no System Profiler, em Network. É o IP do Airport e não da Ethernet que te interessa. Para o resto, o meu post anterior já explicou o suficiente.

Partilhar esta Página