Dúvidas Como Saber quem esta ligado na minha rede

filjoa

Power Member
viva

existe algum software onde eu consiga saber quais os PCs ou equipamentos que tenho ligado na rede interna?

neste momento uso o netscan ou o advanced IP scanner, mas neste caso esta a aparecer um IP que eu nao consigo saber do que e o dispositivo...

qual o metodo mais correcto de organizar uma rede em casa onde tenho 5 PCs(dois deles com IPs fixos para gerir o webserver e printserver), 3 tlm, 1 claud, 1 mediplayer, 1 smarttv, 1 router, duas antenas WIFI, 2 APs

alguem me da uma dica de como comecar?

cumps
 
Estas a falar na rede wireless? Se sim
http://www.nirsoft.net/utils/wireless_network_watcher.html

Usa isso é ele vai dizer o nome do PC ou o Mac address vais ao router e procuras por esse Mac address e bloqueas se não conheceres podes ir ao PC manualmente e verificar o Mac address ou o IP interno caso seja dinâmico ex: 192.168.1.54, 192.168.1.24

Metes no router filtrar por Mac address e fazes de forma manual pões todos os Mac address dos teus equipamentos (Google it)

Procura também "How to secure my router tips" ou "How to protect my router tips and tricks"


Caso seja mesmo no PC terás que usar um sniffer ex: smsniff, wireshark etc
 
Última edição:
Para saberes o Mac do ip que não sabes o que é, não precisas de instalar programa nenhum, basta abrires uma linha de comandos no windows e escrever "arp -a" se for linux/mac na linha de comandos "arp -n"
 
Para saberes o Mac do ip que não sabes o que é, não precisas de instalar programa nenhum, basta abrires uma linha de comandos no windows e escrever "arp -a" se for linux/mac na linha de comandos "arp -n"

Mas ele quer saber a porta e o Mac e. O username do dispositivo que está ativo um programa fornece informação mais detalhada

Esse método também serve mas tendo em conta os conhecimentos do user é preferível algo mais simples.

O que é simples para nos para outros podem ser um bicho de sete cabeças

Pelo menos é assim que funciona o mundo.
 
viva

se calhar expliquei-me mal...

eu na minha rede de casa, tenho vários dispositivos ligados, acontece que unicamente um está com IP fixo e os outros com DHCP...

ontem para ligar outro PC na rede com IP fixo corri o netscan, e verifiquei um IP que não tinha nome associado, mas eu que consegui pingar... ora eu não estou a ver que raio de equipamento é aquele... o que eu queria era tentar saber mais informação desse dispositivo...

penso que o smartsniff me dará a info que eu necessito para localizar o dito.

cumps
 
Mas ele quer saber a porta e o Mac e. O username do dispositivo que está ativo um programa fornece informação mais detalhada

Esse método também serve mas tendo em conta os conhecimentos do user é preferível algo mais simples.

O que é simples para nos para outros podem ser um bicho de sete cabeças

Pelo menos é assim que funciona o mundo.

Estes tópicos aqui na zwame só me fazem rir...LOOOOL....Mas depois indicas ao user para usar o wireshark...

Já que estás numa onda filosófica, tenho uma frase para ti "a ignorancia é a mãe de todos os males"
 
Última edição:
viva

se calhar expliquei-me mal...

eu na minha rede de casa, tenho vários dispositivos ligados, acontece que unicamente um está com IP fixo e os outros com DHCP...

ontem para ligar outro PC na rede com IP fixo corri o netscan, e verifiquei um IP que não tinha nome associado, mas eu que consegui pingar... ora eu não estou a ver que raio de equipamento é aquele... o que eu queria era tentar saber mais informação desse dispositivo...

penso que o smartsniff me dará a info que eu necessito para localizar o dito.

cumps

Isso deve ser alguém que entrou na tua rede e agora quer ver as fotos e os teus mails privados, com as historias da avozinha...

A sério, tanta configuração e tanta experiência e não sabes que IP é esse?
Vê lá se não estás é a pingar a gateway, é que por vezes esse IP sabe muita coisa...
 
por acaso o PC que agora tenho de ligar é mesmo o que tem esses dados, por isso nao iram encontrar nada... lolol

simplesmente nao me lembro de toda a tralha que tenho ligado... antes tinha tudo direitinho numa gama de IPs, mas os Sr.s da MEO fizeram questão de me ir trocar o router e apagar tudo e desde então ainda nao tive tempo de organizar a rede.

seja verdade que isto é uma questão de "preguiça aguda", pois estamos a falar de 10 equipamentos ligados podia os correr todos, mas ontem quando abri o topico não tive vontade de ir verificar...

mas agora a serio...

- numa rede bem gerida pergunto eu.. é mais correcto ter os dispositivos todos por DHCP ou por IP fixo?
- que ferramentas é costume usar para gerir utilizadores numa rede? tipo aplicar restrições ou assim por IP... ou isso só dá para fazer isso com um server e utilizando Active Directory?
 
por acaso o PC que agora tenho de ligar é mesmo o que tem esses dados, por isso nao iram encontrar nada... lolol

simplesmente nao me lembro de toda a tralha que tenho ligado... antes tinha tudo direitinho numa gama de IPs, mas os Sr.s da MEO fizeram questão de me ir trocar o router e apagar tudo e desde então ainda nao tive tempo de organizar a rede.

seja verdade que isto é uma questão de "preguiça aguda", pois estamos a falar de 10 equipamentos ligados podia os correr todos, mas ontem quando abri o topico não tive vontade de ir verificar...

mas agora a serio...

- numa rede bem gerida pergunto eu.. é mais correcto ter os dispositivos todos por DHCP ou por IP fixo?
- que ferramentas é costume usar para gerir utilizadores numa rede? tipo aplicar restrições ou assim por IP... ou isso só dá para fazer isso com um server e utilizando Active Directory?

A tua 1 questão não tem uma só resposta, depende.
Rede pequena IP FIXO
Rede grande DHCP

Variantes
Rede pequena -> Se tiveres algum conhecimento em networking e quiseres saber o que é o quê, e também para ter uma melhor gestão, o ideal será seres tu a fazer a tua própria configuração. Desligando o serviço do DHCP.

Rede pequena -> Se não tiveres nenhum conhecimento em networking o ideal será fazer como uma pessoa inteligente o faria, não mexer e deixar o serviço de DHCP activo. Isto porque quem costuma mexer costuma estragar...Se realmente o querem fazer que façam utilizando outros equipamentos como teste e não na rede que está a funcionar.

Rede grande -> Se realmente quiseres cometer suicídio mental, poderás desabilitar o DHCP e configurar tudo à mão.

Rede grande -> O DHCP está sempre activo para utilizadores. Servidores e serviços específicos têm IP Fixo habilitado, sempre.

Atenção que a rede pequena está a ser tida em conta como rede doméstica.

A tua 2 questão.
Só consegues gerir utilizadores se os colocares num domínio próprio, neste caso com a AD. Podendo dar as restrições que bem entenderes a cada um.
 
Última edição:
E porque não criar um híbrido das 2 opções?
Se o router deixar, manténs o DHCP activo, mas com IPs reservados para as máquinas que quiseres. Normalmente isso é feito associando o MAC address a um IP estático na gama de IPs por DHCP que estiver definida. Assim quando essa máquina se ligar à rede (por DHCP), o router vai atribuir-lhe sempre o mesmo endereço.
Podes fazer isso para as máquinas que entenderes, e deixar o resto da gama de DHCP para atribuições automáticas.
 
Back
Topo