Como se cria um site

Concordo, também costumo criar uns sitezecos e faço tudo desde o zero com o recurso ao notepad++ mas para o que uso dele até o notepad dava, não fosse as possibilidades das tabs. Acho que esta é a melhor forma de aprender.

Abraço
 
Concordo, também costumo criar uns sitezecos e faço tudo desde o zero com o recurso ao notepad++ mas para o que uso dele até o notepad dava, não fosse as possibilidades das tabs. Acho que esta é a melhor forma de aprender.

Abraço

Isto faz-me uma certa confusão neste aspecto:

E se tiveres que trabalhar com css, php, sql nesse msm site.. continuas a utilizar apenas o notepad++?
 
Sim, porque não ? Nada me impede de o fazer ...

btw, eu já trabalho com php, css e mysql nos sites que faço.

Não tem tem contra nenhum.. o unico inconveniente que encontro à primeira é o tempo que possa demorar a criar.. ou seja, se tiveres um site,que tenha umas dez paginas com essas linguagens para serem trabalhadas.. deve demorar uns tempos a criar, não?
 
Não tem tem contra nenhum.. o unico inconveniente que encontro à primeira é o tempo que possa demorar a criar.. ou seja, se tiveres um site,que tenha umas dez paginas com essas linguagens para serem trabalhadas.. deve demorar uns tempos a criar, não?
Qualidade em detrimento da facilidade. Não quero saber o tempo que o site demora a ser construído. Se for para mim, arrasta-se o tempo que for preciso. Se for para um cliente, o cliente que espere, mas não vou andar a usar inutilidades extra só para me poupar tempo.

Depois, cada um tem o seu método...
 
Idealmente deveria ser assim...na prática...nem sempre isso é possivel. Não sei se é o caso, mas se trabalhares por conta de outrém o tempo de desenvolvimento tem muita importânica. Mais tempo, menos lucro.

Cumps
 
Qualidade em detrimento da facilidade. Não quero saber o tempo que o site demora a ser construído. Se for para mim, arrasta-se o tempo que for preciso. Se for para um cliente, o cliente que espere, mas não vou andar a usar inutilidades extra só para me poupar tempo.

Depois, cada um tem o seu método...

Gostei de ler.

Embora o Gatekeeper tenha toda a razão do mundo. O tempo nos dias de hoje é um bem tão precioso, quanto escasso.

Foi nesse sentido que lancei as minha dúvidas sobre a utilidade dos programas de apoio..
 
Gostei de ler.

Embora o Gatekeeper tenha toda a razão do mundo. O tempo nos dias de hoje é um bem tão precioso, quanto escasso.

Foi nesse sentido que lancei as minha dúvidas sobre a utilidade dos programas de apoio..
Sim eu sei, verdade. Mas, a questão de desenvolveres um site "from scratch" à mão não tem nada de assim tão complicado. Se um site for básico, sem grande dinamismo, será facílimo de desenvolver com HTML e CSS. Se for em PHP e MySQL, à partida irás criar porções de código que poderão ser reutilizadas noutros casos em situações comuns. E mesmo que o site tenha um código muito específico, depois de dominares a linguagem as coisas saem-te com fluidez, não perdes assim tanto tempo como isso. E é óbvio que os CMS ajudam bastante hoje em dia, mas isto já é outra história.
 
Sim eu sei, verdade. Mas, a questão de desenvolveres um site "from scratch" à mão não tem nada de assim tão complicado. Se um site for básico, sem grande dinamismo, será facílimo de desenvolver com HTML e CSS. Se for em PHP e MySQL, à partida irás criar porções de código que poderão ser reutilizadas noutros casos em situações comuns. E mesmo que o site tenha um código muito específico, depois de dominares a linguagem as coisas saem-te com fluidez, não perdes assim tanto tempo como isso. E é óbvio que os CMS ajudam bastante hoje em dia, mas isto já é outra história.

CMS são um conceito que desconheço.

Por uma pesquisa rápida no google descobri que são - Content Management System.

São do tipo joomla? Quais são os melhores?

Já não é a primeira vez que os referes neste tópico, calculo que sejam mto bons..

Pessoalmente, nunca utilizei..
 
CMS são um conceito que desconheço.

Por uma pesquisa rápida no google descobri que são - Content Management System.

São do tipo joomla? Quais são os melhores?

Já não é a primeira vez que os referes neste tópico, calculo que sejam mto bons..

Pessoalmente, nunca utilizei..
Um CMS, como dizes "Content Management System" é um motor de gestão de conteúdo. Ou seja, a globalidade do site já está definida e programada, tendo tu apenas que configurar ao teu gosto e adicionar o conteúdo (à base de dados). Chamamos a isso sites "já feitos". No fundo, um blog como o Wordpress assenta nesse conceito. Não é nada mais que um motor de gestão de conteúdo, neste caso "posts" adicionados uns após os outros de forma cronológica.

O Joomla é um CMS, sim. Tem a fama de ser muito bom mas eu não lhe vejo grandes qualidades. Na minha opinião o melhor é o Drupal, e está a chegar a versão 6 do mesmo. Outro que tem progredido muito nos últimos tempos é o MODx. Para mais informações, há um tópico dedicado a isso aqui no fórum, faz uma pesquisa.
 
Um CMS, como dizes "Content Management System" é um motor de gestão de conteúdo. Ou seja, a globalidade do site já está definida e programada, tendo tu apenas que configurar ao teu gosto e adicionar o conteúdo (à base de dados). Chamamos a isso sites "já feitos". No fundo, um blog como o Wordpress assenta nesse conceito. Não é nada mais que um motor de gestão de conteúdo, neste caso "posts" adicionados uns após os outros de forma cronológica.

O Joomla é um CMS, sim. Tem a fama de ser muito bom mas eu não lhe vejo grandes qualidades. Na minha opinião o melhor é o Drupal, e está a chegar a versão 6 do mesmo. Outro que tem progredido muito nos últimos tempos é o MODx. Para mais informações, há um tópico dedicado a isso aqui no fórum, faz uma pesquisa.

Oki doki.

Thank you, Sir!
 
Um CMS é um template, acima de tudo! Não deixa de ser como qualquer outro template. Ou seja, vais adaptar o trabalho de que alguem amalvelmente cedeu, ao teu propósito. Quando não ha tempo, ou não ha conhecimento, recorre-se a estes templates, joomal, wordpress etc.

Mas não deixa de ser um template e o seu utilizador final nunca será o seu criador total. 80% dos créditos ficam para quem fez o CMS.
 
Um CMS é um template, acima de tudo! Não deixa de ser como qualquer outro template. Ou seja, vais adaptar o trabalho de que alguem amalvelmente cedeu, ao teu propósito. Quando não ha tempo, ou não ha conhecimento, recorre-se a estes templates, joomal, wordpress etc.

Mas não deixa de ser um template e o seu utilizador final nunca será o seu criador total. 80% dos créditos ficam para quem fez o CMS.
Não deixas de ter razão ao dizeres que a coisa não é nossa, mas estás a aligeirar demasiado quando falas de template. É MUITO mais que um template. Um template é apenas uma "cobertura", e neste caso é muito mais que isso. É o motor.
 
Não deixas de ter razão ao dizeres que a coisa não é nossa, mas estás a aligeirar demasiado quando falas de template. É MUITO mais que um template. Um template é apenas uma "cobertura", e neste caso é muito mais que isso. É o motor.


ya....tb acho isso...o template é apenas a cereja em cima do bolo...e não a massa d q é feito
 
Não perco assim tanto tempo, os includes servem para alguma coisa, funções etc. Normalmente utilizo muitos includes para aproveitar porções grande de código e escolhi o notepad++ por causa de detectar mais facilmente erros.
Nunca me dei com dreamweaver's etc só servem para adicionar linhas de código inúteis, depois de se conhecer a linguagem repara-se nisso quando se "lê" uma página criada nesse tipo de programas.
Gosto de criar de raiz, acima de tudo, porque posso dizer "coded by me", posso "brincar" com os todos os aspectos da "coisa" facilmente e se algo correr mal não preciso de andar a ler comentários porque o código é meu (apesar de usar comentários na mesma).
 
Desculpem meter-me aqui no meio, mas este tema interessou-me muito.

Há algum tempo, cerca de 8 meses +-, criei de raiz um site tb, algo muito simples todo feito em Dreamwaever com o auxilio do Photoshop para dar aquele ar diferente, mas sem nunca escrever uma única linha de código.

Não percebo nada de programação e por acaso nunca foi algo que me puxasse muito e acredito que muitas pessoas como eu tenham de recorrer a estes programas para realizar os seus trabalhos.

Nunca saí do sites feitos em HTML, gostava de entender melhor o assunto Joomla e parecidos, mas do que já li não entendi, não cheguei sequer a entender como aquilo funcionava:( ou como se trabalhava com o mesmo.

Bem, fica aqui a opinião de alguém que gostava de poder avançar mais mas os conhecimentos são também uma limitação

CUmps:)
 
Realmente o Frontpage e etc, fazem muita merd**, eu não custumo fazer os sites só em código, pois ainda não sou suficientemente 'pro', mas percebo qualquer coisita de html, por isso ás vezes vou 'limpar' o código.

Eu, na verdade não preciso do código para nada, só mesmo para editar scripts e códigos fontes de outras páginas.

Uma dúvida, onde é que os web masters fazem os sites, pelo código? Ou não? Os dois?
 
Back
Topo