Como se entra na indústria dos videojogos?

Tens muitas boas empresas de jogos na Europa, não precisas de ir para os EUA para arranjares emprego nesse ramo. Contudo é difícil entrar nestas empresas, pois como deves imaginar a concorrência é elevada. Ou acabas a faculdade com uma média brilhante, ou então vai ser difícil entrares numa dessas empresas. Claro que isso também depende do que estiveres disposto a fazer. Desde designer até game-tester há muita coisa que se pode fazer numa empresa de videojogos. E outra das dificuldades, é que empregos destes não encontras no jornal, tens que ir vendo os sites e com sorte eles precisam de pessoal. Mas só mais uma coisa, não contes logo ao início ir para uma empresa de topo, pois muitas empresas de topo pedem pessoal com experiência a desenvolver videojogos.


Espero ter ajudado, boa sorte!
 
Tens na Universidade da Madeira o curso de Design de medias interactivos ( provavelmente deve haver noutras ) Que já ouvi falar que tem introdução a 3D e afins. Parece-me o curso mais indicado. Para além disso tens os cursos pagos , eu faço 3D a algum tempo e nunca necessitei de um curso visto que a internet oferece grande parte de borla se procurares bem tutoriais etc. Há empresas que se preocupam mais com a qualidade do que credenciais, por isso se queres mesmo isso convém ires já aprendendo por ti mesmo seja em animação , Coding etc. Ir fazendo uns mods em alguns jogos etc.
 
Obrigado pelas opiniões ;) Ele em principio vai vendo mais ou menos e depois decide.
Outra coisa que reparámos é que os grandes estúdios pedem pessoal já com muita experiência e em alguns casos pessoas que já tenham trabalhado em jogos AAA.
 
Beta Tester

Boas , gostaria de saber se já algum de vos participou em algum beta test pago de algum jogo / programa. Digo isto pois gostava de experimentar...já participei em alguns Free e até agradou-me. Se sim , Como começaram ? Gostaram da experiência ? ^^ Receberam bem ^^ ? Que tipo de Beta test foi ?
 
Foi por isso que criei a Thread , ao partilhar as experiências pode-se explicar a outros como experimentar e como estamos em tempos de crise pode ser uma maneira de ganhar algum extra.
 
Tinha a noção que já tinha visto um user de cá do fórum a falar que já tinha feito Beta test num jogo qualquer. Penso que não deve ser assim tão restrito , pois eles precisam muitas vezes de testers de todo o mundo e não deve haver muitos em Portugal.
 
sim, não me lembro do nome dele mas sei que ele testou o locoroco, salvo erro, por 3 dias, 8 horas por dia, e ganhou uma bela quantia de €.
salvo erro, o que ele falou é para andarem atentos nos sites das empresas que de vez em quando aparecem propostas para isso, ele disse que não era fácil entrar mas mas nunca se sabe.
o que sei é que ele não deu referências, por isso é procurarem pela net e assim.
já agora, cito um pouco o que ele disse, que foi mais ou menos isto: apesar de parecer algo excelente para quem gosta de jogos, ter um emprego destes não é fácil porque o objectivo é repetir exaustivamente certas tarefas a procura de erros de programação e assim.
para terem uma ideia, e para perceberem que não é pera doce, imaginem passar 2 horas a irem contra paredes para ver se a personagem do jogo não fica presa, ou algo assim.

edit: foi o zyak e o que ele disse foi:

Eu fiz o beta-tester do Locoroco, teste de qualidade de localização. Básicamente é verificar se a localização PT está bem feita e sincronizada com o jogo. Estes trabalhos são de 3 dias, 8 horas seguidas e no final de cada dia é preciso enviar o relatório com as falhas detectadas, que são inseridas numa grelha fornecida por eles. Fiz porque fui bem pago, 3 dias 380 euros não era de deitar fora.

A empresa é holandesa mas o trabalho é feito por convites, muito difícil de entrar.

Eu no final do dia tentava desligar-me do jogo, ouvia música, um filme ou ir dar uma volta na rua.

Actualmente trabalho na indústria, mas a partir de casa, tudo online e até prefiro assim. Fui convidado para entrar na empresa e assim me mantenho. Faço mais design, organização de newsletters, gestão de portais da empresa e das comunidades online. É um trabalho que gosto e me divirto a fazer e acima de tudo estou onde queria estar, no interior de uma empresa da indústria de videojogos :D
http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=368468&p=3973906&viewfull=1#post3973906

como ele entrou:
Já não me lembro o portal mas por exemplo a revista Edge tem muitas propostas de emprego na àrea e quase todas as empresas de videojogos têm portais específicos de emprego onde as pessoas podem inscrever.

Eu tive sorte porque fui a 4 feiras E3 e contactei imensos produtores e directores de empresas e fiquei logo aí com os contactos directos.

Depois, bem depois é muito trabalho, mostrar o que valemos, lutar todos os dias e sobretudo estudar imenso porque temos sempre que aprender novas coisas, novos métodos.
http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=368468&p=3983134&viewfull=1#post3983134


sei que a ajuda é bem pouca mas já deve servir para esclarecer um pouco que caminho tomar para chegar lá.
 
Última edição:
Uau, esse era sem dúvida um dos meus maiores sonhos... Poder trabalhar numa coisa que adoro, jogar jogos aos quais mais ninguém tem acesso e ainda ser pago por isso!

Lucky bastard do zyak... xD
 
Eu penso que não me importava em trabalhar seja na area de Concept ou 3D para uma empresa , mas numa fase mais inicial talvez Beta Test , vou ficar atento então mas gostaria de falar com alguém com mais experiência pois no inicio muito dificilmente se tem noção de como começar.
 
Já andei por ai a ler , mas a maioria da informação é quanto ao trabalho em si ser Bom/Mau , em pouco ou nada explica como começar.

yup, cheguei a essa conclusão e, sinceramente, não me parece que quem já tem este trabalho, e mesmo online, vão partilhar como entrar nisto, para além de darem uns tópicos básicos porque, em todo o lado, o pessoal diz que é dificil de entrar e se realmente assim dá não vão dar de mão beijada o segredo de como lá chegar.
sendo assim, bora lá cada um "bulir" por si próprio.

edit: para a questão de ser beta tester.
o melhor é procurar nos sites das editoras por trabalhos na área, foi uma das conclusões a que cheguei.
por exemplo, no site da ubisoft encontrei 2 trabalhos relativos a testar jogos, embora tivessem de saber francês, e terem de se deslocar para a cidade em questão, mas parece-me que é este o caminho a percorrer, procurar nos sites e afins.
 
Última edição:
yup, cheguei a essa conclusão e, sinceramente, não me parece que quem já tem este trabalho, e mesmo online, vão partilhar como entrar nisto, para além de darem uns tópicos básicos porque, em todo o lado, o pessoal diz que é dificil de entrar e se realmente assim dá não vão dar de mão beijada o segredo de como lá chegar.
sendo assim, bora lá cada um "bulir" por si próprio.

edit: para a questão de ser beta tester.
o melhor é procurar nos sites das editoras por trabalhos na área, foi uma das conclusões a que cheguei.
por exemplo, no site da ubisoft encontrei 2 trabalhos relativos a testar jogos, embora tivessem de saber francês, e terem de se deslocar para a cidade em questão, mas parece-me que é este o caminho a percorrer, procurar nos sites e afins.

Foi o que me passou pela cabeça também..procurar nas secções de emprego das empresas , vou tentar procurar nas mais pequenas a ver, se encontrar qualquer coisa vou partilhando.
 
Back
Topo