1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Como se multiplicam números hexadecimais ?

Discussão em 'Programação' iniciada por joaopj, 5 de Setembro de 2007. (Respostas: 6; Visualizações: 5067)

1. joaopj

joaopj Power Member

Olá a todos, algum de vocês poderia dizer-me como se multiplicam números hexadecimais ?
    É preciso converter para decimal e multiplicar ou há um método em que não seja obrigatória a conversão para decimal ?
    Se algum de vocês conhecer um tutorial que me explique isso, por favor...

PS: Eu gostaria de saber como se faz a multiplicação passo a passo com papel e caneta, porque pegar numa calculadora eu também sei ok ?

2. RuiBranco

RuiBranco Folding Member

exemplos que usei uma vez em Basic

hexdec( "&HFF") * hexdec( "&HFF")
    65025
    dechex$(255) * dechex$(255)
    FFFF

nao sei se é isto que queres mas aqui fica os exemplos.

Cumps.

3. positive_mind

positive_mind Power Member

para multiplicares numeros em hexadecimal tem de ser por somas sucessivas!
    assembly style

4. rush3r

rush3r Power Member

Fazes exatamente igual á tradicional mas com as seguintes modificações : convertes os 2 nums que tas a multiplicar para decimal fazes a sua multiplicação e depois o transporte é igual á divisão inteira do num que te deu por 16, e o resultado é igual ao seu resto.
    Isto para fugir a traduzir todo o numero para decimal fazer a conta e voltar a converter.

dou te um exemplo: B
    ..........................x3 : b = 11 , 11x3 = 33, mod(33,16)=2 = transporte sobra 1 logo o resultado é ..........................21

espero ter ajudado :002:

5. RuiBranco

RuiBranco Folding Member

ja vi que a minha ajuda n tem nada a ver :002:

6. joaopj

joaopj Power Member

Muito obrigado a todos, realmente o rush3r explicou-me o que eu queria saber, mas muito obrigado a todos na mesma :)

7. rush3r

rush3r Power Member

sempre às ordens :-D

Partilhar esta Página