Como será a robótica? - novidades CeBit 2009

SLBruno

Membro
Este ano na CeBit 2009 foiapresentado pelo Instituto de Robótica e de Mecatrónica alemão um humanóide com uma coordenação motora fora do normal. (vejam neste blog: http://everyinformationyouneed.blogspot.com/search/label/Notícias) - caso não encontrem procurem por cebit no campo de pesquisa.
Fiquei surpreendido com a capacidade de coordenação dele, com a capacidade de detecção de objectos reais, mesmo que ainda seja um protótipo já deixa antever o que será o futuro.


Aqui vai a pergunta: Como será a robótica no futuro e qual será o papel do ser humano?

Será que a ideia do futuro do filme de
Steven Spielberg, "AI" (artificial intelligence), estará certa? Ou será mais tipo "I, Robot"?
 
Última edição:
fantástico mesmo, como ele coordena cada dedo ao ponto de desenroscar a tampa do frasco e dar um "toquezito" para que aquela substância caia no copo!!!!!
 
Acho que nos próximos anos será mais do tipo "I, Robot", em que tentaremos que os robôs façam as tarefas mais simples, e.g. marcha, corrida, tarefas que envolvam coordenação motora principalmente.
 
não achei nada de extraordinário o video, afinal de contas é fácil pré-programar aquele tipo de movimentos. sem saber que tipo de tecnologia ele está a usar para encontrar os objectos e os interpretar, vou assumir que ele faria exactamente a mesma coisa se lhe dessem uns frascos vazios.
o interessante da robótica é dotar as máquinas de capacidade interpretativa, e não em fazer tarefas repetitivas (nas quais mudas uma variável e descamba tudo)
 
não achei nada de extraordinário o video, afinal de contas é fácil pré-programar aquele tipo de movimentos. sem saber que tipo de tecnologia ele está a usar para encontrar os objectos e os interpretar, vou assumir que ele faria exactamente a mesma coisa se lhe dessem uns frascos vazios.
o interessante da robótica é dotar as máquinas de capacidade interpretativa, e não em fazer tarefas repetitivas (nas quais mudas uma variável e descamba tudo)

Concordo, gostaria de saber o que aconteceria se mudassem os objectos de sítio.
 
Eu também pensei que a capacidade de detecção de objectos era apenas para os dois objectos na mesa, mas se ele consegue detecta-los através de duas câmeras. Não sei se repararam mas ele faz uma detecção 3D ao nível da mesa (no início do vídeo). É claro que basta mudar uma variável que ele pode ter um comportamento diferente, mas é aí que entra a inteligência artificial. Qualquer robot tem um sistema de correcção de erros, mas este tem de ser programado, e se o programador se esquecer de alguma hipotese, aí podem ocorrer erros. Mas mesmo assim, eu acho que já é alguma coisa, nem que seja pela flexibilidade dos movimentos.

;)
 
Até um robô a pintar um carro é bonito de se ver, e no entanto os movimentos que ele faz são todos pré-programados, aqui supostamente também são, logo, isto não tem nada de extraordinário a não ser que pensemos que o robô está a fazer aquilo de livre e espontânea vontade... (yeah, right...)

Atenção que não estou a desvalorizar o trabalho humano envolvido no processo de ensinamento do robô, nada disso, mas que não é assim tão impressionante, não é :)
 
lohka, supostamente o robô "vê" onde estão os objectos antes de tomar qualquer acção, no autómato experimenta mudar o carro de posição e verás o robô a pintar o chão ou as paredes.
 
Para confirmar isso teriamos de ver um vídeo em que mudassem os objectos de sítio.
Caso o fizesse, já diria que o robô tem um óptimo algoritmo na detecção destes 3 objectos em particular e se adapta à posição que se encontram de momento.
Caso não o faça, nada de novo.
 
Se prestarem atenção, no início do video, o robot diz em voz alta "Looking for objects" e faz uma breve pesquisa para ver o que está no topo da mesa.

Penso que um robot destes não mereceria destaque num evento destes caso não tivesse algo de inovador para mostrar ;)
 
Eu só o vejo a dizer looking for objects e a mexer a cabeça para um lado e para o outro ;)
Claro que uma pessoa que não saiba o que está a ver fica maravilhada a pensar que é a última maravilha do momento.
 
Back
Topo