Artigo/Análise Como ter mais segurança nos vossos dados privados a navegar na Net.

SuperLuis

Power Member
Boas.
Com alguns passos muito simples é possível ter-se um nível de segurança mais aceitável na Internet e no acesso a sites mais criticos, compras por exemplo e pagamentos das mesmas, online onde basta terem o pc infectado por algo para que todos os dados que tenham no vosso browser sejam "caçados".

1- Usem um bom Browser que é baseado no Firefox mas muito melhor que ele: Waterfox por exemplo. Download aqui: https://www.waterfoxproject.org/en-US/waterfox/new/?scene=1

2- Nunca usar uma conta Firefox, ou outra de um browser qualquer, para armazenarem as vossas password de sites e restante data.
O Waterfox guarda tudo na pasta AppData em Utilizadores e depois vosso nome de user, note-se que é uma pasta oculta portanto tem que ter a opção de mostrar pastas ocultas do explorador de ficheiros activa, uma vez dentro da pasta appdata vão a Roaming e detro desta pasta copiem a pasta Waterfox que contém todos os vossos dados. Cada vez que instalm o Waterfox numa instalação limpa basta copiarem essa pasta que tem em backup para o mesmo local escrevendo por cima dos ficheiros contidos e pronto: tem tudo recuperado incluindo as vossas extensões e favoritos.

3- NUNCA guardar as vossas password via Browser qualquer que ele seja nem na vossa conta de browser..... Façam o download do roboform que é o melhor password manager que existe aqui: https://www.roboform.com/download

4- Usando o Waterfox ou firefox façam o download da extensão do Roboform aqui: https://addons.mozilla.org/en-US/firefox/addon/roboform/
Note-se que tem que instalar a app Roboform antes da extensão pois tem que ter as duas coisas a funcionar ao mesmo tempo.

5- O Roboform torna-se gratuito após o final do período de avaliação, só perdem o sycn nada mais, por isso podem continuar a usar sem problemas. NÃO fazer storage das passwords na conta Roboform, podem desactivar o sycn ou fazer delee dos vossos dados na conta que criaram no Roboform. Podem fazer backup e recuperação dos vossos dados de contas de sites nas opções do Roboform. ESCOLHER uma boa password-mestra e depois nas opções activem a opção: Não perguntar pela password-mestra cada vez que fazem login num site ele não vos pede a password-mestra. O Roboform tem teclado virtual próprio para meterem os dados que não é possível caçar por trojan.

6- A recomendação mais importante é esta: NUNCA manter guardados os cookies e demais dados de história de navegação no browser e nem password..... usem uma extensão para limpar todos os dados que tenham no browser que assim se algo mandar o conteúdo dos dados para fora não vos caçam nada já que cada vez que saem do browser todos os dados são limpos.... é a dica mais importante. É usar o Roboform para login a sites.

E pronto: é tudo..... Fico aberto a questões aqui e para responder a dúvidas. :)
 
Um ponto extra a considerar para quem usa muito a Internet para compras Online:

- Convém terem dois Windows instalados em dois discos diferentes, podendo um dos discos ser externo e ser apenas usado para essas compras no Windows lá instalado, podem ter o Windows 10 num disco e instalarem noutro diferente no mesmo sistema e usar o outro Windows com tudo instalado pelos passos que descrevi acima sendo esse usado para as vossas compras Online e o outro Windows para o geral sem acesso a sites para efectuar compras.

Isto aumenta em muito a vossa % de segurança porque assim não usam o mesmo Windows para tudo e mais alguma coisa, sabe-se que há pessoal que usa streamings e afins do tipo, passando por torrents e etc, tudo isso representa um grande risco para quem usa muito o pc para comprar Online dai que convém terem dois Windows separados.
 
Não se trata de dual Boot mas sim de dois discos diferentes que o Windows 10 nesse caso não cria dual boot sendo necessário seleccionar o outro disco via bios.

Atenção que a virtualização não é de forma alguma segura.
Qualquer trojan consegue retirar os dados contidos num SO na máquina virtual se o Host estiver infectado.

O teclado do host é igualmente caçado pela trojan quando o usam para meterem dados na máquina virtual no SO lá instalado mas o uso do Roboform elimina esse risco e se não cometerem o erro de guardar os cookies e resto dos dados como descrevi no passo do post inicial o risco é quase nulo.

Mas repito: A virtualização não é segura, se algo infectar o SO instalado na máquina virutal isso pode saltar para a memória do host e infectar o host também.

Por isso atenção a isto do uso de máquinas virtuais.
 
Mais umas dicas que não referi acima no post inicial:

- Nunca usar a mesma password para login a todos os sites e contas de jogo, sei que há pessoal que cai nesse erro que é algo muito frequente.

- Não gerar uma password com o Rboform porque vão ter uma confusão de caracteres e símbolos.

- Anotar sempre as password e login names numa folha de papel, método mais seguro e eficaz, ou num txt que guardam em mais do que uma pen drive, método não recomendado porque caso tenham infecção tudo será "calado" ou se tiverem uma avaria nas pen drives lá se vai tudo.

P.S. Para quem usa o pc para Home Bankink e acesso a contas bancárias estas dicas são muito importantes.... Para vossa informação existem trojan bancárias que conseguem até anotar as entradas nos teclados virtuais dos sites de bancos incluindo o do Windows.

O Roboform não é afectado no seu teclado virtual, também tem constantes actualizações que anulam quanquer tipo de trojan que consiga caçar entradas em teclados virtuais.
 
Isto parece me mais publicidade mascarada do que propriamente informação útil.

Não leves a mal, mas é o meu parecer

Não retirando o mérito e tempo que dedicas-te a escrever isto tudo!
 
Última edição:
Isto parece me mais publicidade mascarada do que propriamente informação útil.

Não leves a mal, mas é o meu parecer

Não retirando o mérito e tempo que dedicas-te a escrever isto tudo!

Faz aqui um search e vê no meu perfil quanta publicidade é que fiz aqui no fórum? :)

Não estou a fazer qualquer tipo de pub a algo.... É opção de cada um escolher a forma como quer usar as coisas para ter o max de segurança, as dicas aplicam-se a 3 Browser: Firefox, Waterfox e chorme em qualquer um deles encantras as mesmas extensões...

Quando ao Password manger: Tens noção que a maioria nem sequer tem cifra dos dados guardados e que basta caçar esses dados para conseguir o acesso ás password? Outros obrigam a meter a password-mestra e a login a contas e depois a confirmação de logins nas contas de email o que não é o ideal....

Não estou a vender um produto: Estou simplesmente a dar umas dicas simples e há muita gente que nem sabe a forma de tornar as coisas quase 100 por cento seguras e cometem diversos erros e depois admiram-se pelos danos sofridos após uma infecção por virus.
 
2- Nunca usar uma conta Firefox, ou outra de um browser qualquer, para armazenarem as vossas password de sites e restante data.
3- NUNCA guardar as vossas password via Browser qualquer que ele seja nem na vossa conta de browser.....

Boas.

Fiquei curioso com estes pontos. Podes explicar o porquê de não recomendares o uso de conta no Firefox?
 
Boas.

Fiquei curioso com estes pontos. Podes explicar o porquê de não recomendares o uso de conta no Firefox?

Até as podes usar se apenas lá guardares os dados das extensões apenas e favoritos normais.
O que eu não recomendo é o uso dessas contas, e doutros browsers, para guardares as palavras-chave de acesso a sites e etc.

Há sempre questões de segurança como é óbvio. O que eu uso é um password Manager, Roboform no caso, e nem sequer guardo as password na conta do roboform, tenho opção para negar isso, uso a versão free que faz o mesmo que a paga menos o sinc. de contas mas como nada tenho na conta nem me serve para nada.

Faço backup dos dados e pronto......
Eu uso o Waterfox como browser e nesse caso é fácil de fazer backup de tudo e recuperar tudo sem necessidade de conta alguma, coisa que não é possível fazer com o Firefox que necessita mesmo de login a conta.
 
Tenho win7. Tenho usado o ESET Internet Security.

Qual o melhor programa antivirus e etc? Pago ou gratis.

Nota: Não sei se este é o sitio correcto para colocar esta duvida, se for o caso peço desculpa.
 
Última edição:
Boa noite achei boa ideia no que li mas tenho o kaspersky total pago e nunca tive problemas seja na seguranca como online banking nenhum antivirus tem o antibaner como o kaspersky uso a 18 anos o internet security kaspersky so que a dois anos meti o total e recomendo este antivirus se paga mas fica seguro boa noite de terras de alemanha
 
Back
Topo