Artigo/Análise Como ter sinal excelente 4G em zona de pouco sinal

Antes de mais, muitos parabéns a todas a varias ideias aqui publicadas para aumentar o sinal 4G...

Sou mais um que sofre do mesmo problema, e queria aumentar a qualidade do sinal na minha casa. Moro numa zona rural onde a vodafone cobre a mesma com:

LTE 1800
UMTS 900
GSM 900
GSM 1800

o meu foco seria como é óbvio, apostar no aumento da qualidade 4G (LTE 1800).

Neste momento estou a usar um modem (ZTE MF28D) que me da-me os seguintes valores:
009ac95a8b.png

e 3 traços de rede em 5 possíveis... e estou a 1,5km em linha recta da antena da vodafone.

Tanto quanto sei este modem permite usar a tecnologia mimo. Não será o modem final, mas também irei usar outro que permite mimo. Provavelmente o Huawei B310s-22.

O objectivo é colocar o modem na rua e ligar duas antenas para fazer mimo, com a menor distancia possível de cabo entre o modem e as antenas (poucos centímetros), para não ter perdas. E depois passar para dentro de casa, quero colocar um cabo de rede (para poder chegar ao interior da casa sem perdas, provavelmente uns 10mts).

Agora a minha duvida persiste em que antenas deverei optar. Estou indeciso entre estas 3.

Antena 4G/3G/GSM: TRANS-DATA LTE KYZ 7.5/8/10
http://www.*****.pt/antena_4g-3g-gsm_trans-data_lte_kyz_7_5-8-10_A741031.htm

Antena LTE ATK-LOG ALP (800-3000MHz, 5m cabo, ficha SMA)
http://www.*****.pt/antena_lte_atk-log_alp_800-3000mhz_5m_cabo_ficha_sma__A7044_5.htm

Antena GSM/DCS/UMTS: TRANS-DATA KYZ8.2/9.5
http://www.*****.pt/antena_gsm-dcs-umts_trans-data_kyz8_2-9_5_A741030.htm

Qual acham a melhor escolha? ou sugeriam outra coisa?

Depois tenho outra duvida, que é na instalação das antenas. Como pretendo tirar partido da tecnologia mimo, vou ter de comprar duas antenas seja elas qual for dos modelos que mencionei... e para instalar duas antenas individuais para fazer mimo, basta instalar uma na vertical e outras na horizontal (fazendo um ângulo de 90 graus entre sim)??? ou terei de ter em conta mais algum factor???
Boas , em relação as antenas pouco conhecimento tenho visto ter optado por uma ideia caseira. Embora tenha ouvido falar muito bem das transdata. De qualquer maneira, à distancia que te encontras da central nao deveria ser necessairo usar antenas se optares pelo router numa zona bem posicionada, num sotão. Se pretenderes então prosseguir quaisquer ideias sem exprimentares antes (instalar antenas) sobre a montagem das antenas posso apenas indicar que uma fica na horizontal mas a outra nao fica na vertical e faz sim um angulo de 30 graus em relação há horizontal. No caso dessas antenas necessitas de duas, ou entao tenho ouvido falar ( Algumas pesquisas que fiz sobre o meu antigo problema) Sobre uma parabolica que cobre essa frequencia que utilizas. De qualquer das formas nao tenho experiencia com essa antena para dizer se e boa ou má. Ainda sobre as antenas mimo, tambem tens umas em forma de painel que já estão preparadas para mimo. O melhor mesmo é esperar que alguem aqui da comunidade com mais esperiencia com antenas partilhe alguma expericia que te possa ajudar. Cumprimentos, e qualquer duvida dispoe, desde que possa ajudar nao há problema. Cumps
 
Boa noite a todos,

Inscrevi-me neste site, porque eu também sofre da pouca internet que chega a minha casa.

Infelizmente não consigo ainda ter fibra nem net por cabo em casa, a excepção da Adsl 24 da Meo!

Eu neste momento tenho um hotspot da Kanguru ilimitado de 50megas, mas nem de longe nem de perto, consigo chegar a esses valores de velocidade na minha residência onde normalmente só consigo captar 2 tracinhos de rede 4G.

Face a tudo isto, estou a pensar adquirir um router, que me permita usar o cartão 4G do hotspot. Já ouvi dizer que um router sempre tem maior capacidade do que o hotspot, e que poderia apanhar mais rede e velocidade do que aquela que possuo neste momento.

Testei outro dia com um router da NOS e consegui ter em casa por volta das 16/17h, uma velocidade de 26megas! Infelizmente não consegui testar a velocidade nas horas críticas entre as 20/21h nem no sótão, onde já ouvi dizer que poderei tirar melhor rendimento de velocidade, nem me lembrei de usar o tal cartão sim do meu hotspot 4G no router.

A minha dúvida é:

Existe algum router no mercado que não seja demasiado caro e que aceite e seja compatível a esse tipo de cartão sim do meu hotspot 4G da Kanguru para poder continuar ligado à internet?

O Router 4G Huawei B310 da NOS, é suficiente e funciona para eu poder navegar ou terei que optar por um modelo da Asus?

Qual será melhor opção, optar por um router desse tipo, ou apostar na internet fixa ADSL 24 Megas da Meo?

Gostaria de saber a vossa opinião e a ver se me conseguem encontrar uma solução!

Cumprimentos
 
Última edição:
Boa noite a todos,

Inscrevi-me neste site, porque eu também sofre da pouca internet que chega a minha casa.

Infelizmente não consigo ainda ter fibra nem net por cabo em casa, a excepção da Adsl 24 da Meo!

Eu neste momento tenho um hotspot da Kanguru ilimitado de 50megas, mas nem de longe nem de perto, consigo chegar a esses valores de velocidade na minha residência onde normalmente só consigo captar 2 tracinhos de rede 4G.

Face a tudo isto, estou a pensar adquirir um router, que me permita usar o cartão 4G do hotspot. Já ouvi dizer que um router sempre tem maior capacidade do que o hotspot, e que poderia apanhar mais rede e velocidade do que aquela que possuo neste momento.

Testei outro dia com um router da NOS e consegui ter em casa por volta das 16/17h, uma velocidade de 26megas! Infelizmente não consegui testar a velocidade nas horas críticas entre as 20/21h nem no sótão, onde já ouvi dizer que poderei tirar melhor rendimento de velocidade, nem me lembrei de usar o tal cartão sim do meu hotspot 4G no router.

A minha dúvida é:

Existe algum router no mercado que não seja demasiado caro e que aceite e seja compatível a esse tipo de cartão sim do meu hotspot 4G da Kanguru para poder continuar ligado à internet?

O Router 4G Huawei B310 da NOS, é suficiente e funciona para eu poder navegar ou terei que optar por um modelo da Asus?

Qual será melhor opção, optar por um router desse tipo, ou apostar na internet fixa ADSL 24 Megas da Meo?

Gostaria de saber a vossa opinião e a ver se me conseguem encontrar uma solução!

Cumprimentos

Sendo tu cliente NOS e só se a tua zona fora de vulgar não vais conseguir mais velocidade ( ou talvez até consigas + qq coisa ) só por mudar de router, em 90% dos casos é a rede da NOS que está superlotada.
 
Boas eu andei a ver o tópico e interessou-me bastante pois eu vivo numa zona rural mas tenho 2 sortes mas um azar que é eu tenho uma antena a 1,5km+/- daqui e outra a 3km+/- e quase que ninguém usa a mais próxima de mim.
O problema é que o nivel do solo da antena está mais alto que o nivel do solo aqui e o maior problema é que na direção dela tem um pinhal mais alto que a minha casa e muito.

Consigo apanhar 4g em poucos locais da minha casa e fraca. Não tenho quase nenhuma net dentro de casa mas tem alguns pontos que por alguma razão cheguei a apanhar 30 de download mas geralmente 15/20 de down com 2/5 traços de 4g no tlm. Sem cobertura de quase nada aqui, vou adquirir um hotspot da Vodafone r216 https://loja.vodafone.pt/tablets-pe...hotspot-4g-r216-cartao-gratuito-branco?src=CV

Tenho 2 antenas em casa e uma não está a ser usada ... Uma oportunidade perfeita para lhe dar uso. Muito provavelmente a que não está a ser usada suporta a frequência mas vou verificar amanhã.

As minhas perguntas são:
-O hotspot da para ligar à antena?
-O que precisava além do hotspot e da antena?
-Custo aproximado?

Ia perguntar se compensa mas eu sei que sim porque em casa da minha tia apanhei 75mb download dentro de casa o sinal nem estava no máximo. A única diferença é que tem caminho livre para a antena e está ligeiramente mais perto. Apanhar 50 megas era excelente.


A velocidades que obtive foi com o tlm
 
Boas pessoal

Estive a fazer alguns testes ao meu 4G da MEO:
L36Y8HE.png
breX7YQ.png

YpTedZd.png
YOJFZFF.png


AT4lxng.png


Estou a cerca de 2km da antena...

Gostava de melhorar estes valores... Estou a usar um router B310...

O que recomendam?

obrigado
 
Pois bem amigos, como já sou visitante habitual aqui do forum , e como tal ainda não tinha tido oportunidade de postar algo que realmente ajuda se a malta, ora cá vai, espero ajudar :o


Ora como eu uso 4G com a Pen 4G LTE - ZTE MF820D
e na minha morada teoricamente teria 75MB , mas todos nos sabemos que isso são dados nada credíveis, enfim... ficando me pelos picos de 30MB /20MB up

Como tal logo ao inicio da primeira utilização reparei que realmente 4G seria algo milagroso apanhar, fiquei super chateado como devem imaginar, mas pronto, como nao sou gajo de desistir e tendo ja muita experiência em Wireless e 3G, comecei a minha pesquisa e testes práticos lol
Também andei a verificar em sites antenas externa 4G e afins mas aquilo nao me inspirou muito confiança e ainda e material caro para o ganho (antena) que tinha,, optei por por mão á Obra!

Lista de materiais necessários para executarem a montagem!

Tubo de antena (tv)
Antena TV TDT
A pen 4G
Adaptador Poynting 3G Universal Modem to Antenna Adapter
Cabo pigtail com ficha *****-SMA numa ponta na outra adaptador de apertar cabo de antena TV
router com suporte 4G (para quem não quer perder sinal 4G todo pelas perdas do cabo de antena)
Cabo USB
Cabo electrico

Vamos la então a fotos para ser mais fácil explicar:

01.jpg
02.gif


03.jpg


Ficando assim : dentro de uma caixa Estanque



04.jpg


Depois com cabo pigtail *****-SMA . ligado a ficha SMA do adaptador, sendo que a outra ponta do cabo será ligado antena TV TDT

05.jpg


Ficando assim depois de colocada no telhado:

06.jpg



Abaixo da caixa estanque ja com a pen 4G e com adaptor e cabo USB ligado , passamos para 2 caixa estanque do Router:

07.jpg


08.jpg


Cabo usb ligado ao router vindo da pen 4G , electricidade vinda de Casa por um cabo eléctrico (ou por POE).

Ficando no final com este aspecto:

09.jpg




Bastando so entrar no router para ver o sinal 4G e rodar antena ate estar no "ponto".

Acreditem que para quem não tinha sinal 4G , fiquei com sinal no router em média 80/90% de sinal, recebido da antena TMN a 7 KM aqui de casa !

10.jpg

Espero ter ajudado , qualquer duvida e só perguntar , que aqui tou eu para ajudar:kfold:


Cumprimentos
Luis Silverio (SHARKMXR)
 
ola pessoal quero agradecer a pessoa da idea de antena tdt para aumentar o sinal 4g do meu router da NOS ,resultou consegui aumentar mais dois tracos da rede , agora tenho que estudar para aumentar ainda mais aqui vos mostro o que eu fiz para partilhar com voces ;;;;;;;obrigado
 
Boas a todos. Ora bem, vivo em zona rural com rede 4G que varia muito, consigo velocidade de 12 a 16 mb mas tb tem dias em que está a 200/300 kbs. O modem que tenho é o Huawei B310s-22. A minha questão é a seguinte: Vale a pena uma antena exterior? Se sim, qual aconselham?

Obrigado.
 
Boas pessoal,não se estou no tópico certo mas o problema é o seguinte, o meu irmão joga ps4 com uma ligação hotspot ( rede wireless não chega ao quarto, router nos) no entanto a ligação é nat 3 e não consegue aceder ao "teamseapk" da ps4 pois aparece uma mensagem a dizer que com nat 3 não dá para aceder à função...

À alguma forma de mudar o nat numa ligação hotspot?

Cumps
 
Não sei se interessa a alguém , mas o que eu faço, desde que mudei para a nos porque é muito mais barata e dado que a minha zona tem uma cobertura horrível com flutuações muito grandes , colocar junto ao router um fio de cobre mais propriamente coloco fio de antena cabeada e obtenho melhorias significativas aproveito o fio da antena que vai ao sotão e apenas o coloco perto do router e o sinal que recebo tende a ser melhor. É uma solução caseira mas que melhora um pouco a recepção do sinal que recebe o router.
A ideia surgiu-me porque eu quado era mais novo cheguei a fazer antenas de transformadores com rede de colunas e fio cobre e dava para ver a tv naquela altura no meu quarto apanhava rtp e rtp2 e a sic mal mas dava algo.
Pode ser que sirva no meu caso melhorou bastante pois nunca e passava dos 2 niveis e agora tenho 3 e em dias bons vai aos 5, chego a descarregar com mega de down algo que poucas vezes me aconteceu mesmo quando tinha a Meo que não recordo chegar a isso.

iu


foto do tal com o fio antena (se colocarem por trás melhor) →
9Ppx8YyiLk3N.jpg
 
Última edição:
Boas pessoal,

Tenho a relativamente pouco tempo o 4G da meo e estou com uma duvida, o meu router apanha cerca de 3/5 traços de rede mas o que eu acho estranho é q mesmo metendo o router na rua com visão directa para a antena que está a cerca de 300/400m nunca passa destes três traços.
Será que me deram um router defeituoso? Isto é normal? O que me sugerem?
É que estanto tão perto e completamente desimpedido acho estranho as flutuações e percas de sinal q ele faz...

O router é o Huwai B310S-22
 
Boas pessoal,

Tenho a relativamente pouco tempo o 4G da meo e estou com uma duvida, o meu router apanha cerca de 3/5 traços de rede mas o que eu acho estranho é q mesmo metendo o router na rua com visão directa para a antena que está a cerca de 300/400m nunca passa destes três traços.
Será que me deram um router defeituoso? Isto é normal? O que me sugerem?
É que estanto tão perto e completamente desimpedido acho estranho as flutuações e percas de sinal q ele faz...

O router é o Huwai B310S-22

Verifica os valores desses "traços" em db (decibéis), assim tens informação precisa. Os "traços" não te indicam os valores reais.
O fato de teres linha de vista para a antena e estares a cerca de 300/400m não significa que essa esteja a difundir sinal RF na frequência que o modem recebe. Basta teres bloqueado o modem aos 3G que só recebes sinal dentro dessa frequência.

Cumps
 
ola boa noite a todos!
Se alguem me puder ajudar agradecia bastante, sendo a minha situação a seguinte:
Vivo numa zona rural onde somente chega a adsl, mas a velicidade é no max 3/4Mb. Pelo que tenho lido a alternativa seria colocar a Internet movel.
Tinha pensado o seguinte:
- adquirir um cartão Meo (é a melhor operadora na minha zona) e comprar um rooter 4g, desses que a worten tem, 45€ +-, adicionando uma antena externa 4g ao rooter,

gostaria que me dessem o vosso feedback, pois nao entendo muito do assunto.

cumprimentos
 
gostaria que me dessem o vosso feedback, pois nao entendo muito do assunto

Embora também não seja entendido na coisa, já apanhei que cada caso é um caso e o ideal é testar redes* e equipamentos de lojas que permitam a devolução.
Vivo numa zona urbana e em 4G tenho 2MB enquanto em 3G chego aos 12MB. Comprei uma antena que, segundo n recomendações me iria resolver o problema em 4G mas o ganho é insignificante.

*deves começar exactamente por testar redes antes de optar por uma solução duradoura
 
Back
Topo